PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Notificações de dengue têm decrescido no Tocantins

Mobilização da população tem contribuído para que as notificações tenham queda. Agentes trabalham na destruição de criadouros e na redução da população de mosquitos.

Publicado em

Os esforços empregados pelo Governo do Estado e parceiros na articulação de ações intersetoriais voltadas à prevenção, destruição de criadouros do Aedes aegypti e sensibilização da comunidade já trazem resultados. Desde a sétima semana epidemiológica deste ano, de 14 a 20 de fevereiro, os registros de notificações para casos suspeitos de dengue no Tocantins vêm caindo progressivamente a cada nova semana.

Segundo a gerente estadual de Dengue, Febre Amarela e Chikungunya, Christiane Bueno, observando a evolução semanal de notificações em 2016, há muito o que se comemorar. “O aumento no número total de notificações, como o que houve esse ano, reflete o trabalho de supervisão e discussão de protocolos com médicos e enfermeiros. No entanto, nós vimos em 2015 um crescimento até a 7ª semana epidemiológica, que é uma tendência esperada desde a semana 50 do ano anterior até meados de abril e maio. Mas em 2016, a partir da semana sete, isso não vem ocorrendo”, explica a gerente, acrescentando que mais notificações, como as que ocorreram no início deste ano, significam que os serviços de vigilância estão mais atentos.

Leia Também:  Em protesto, servidores estaduais em greve bloqueiam vias de acesso a Palmas

Em 2016, de 1º de janeiro a 25 de maio, foram 15.831 notificações registradas; enquanto, em todo ano de 2015, foram contabilizados 18.726 casos suspeitos de dengue. Na primeira semana epidemiológica de 2016, que compreende o período de 3 a 9 de janeiro, foram registradas 935 notificações. Nas semanas seguintes, os registros seguiram aumentando até a sétima semana (14 a 20 de fevereiro), quando foram registradas 1.503 notificações em todo o Estado, maior número de notificações da série semanal. Da oitava semana epidemiológica em diante, houve queda vertiginosa no número de notificações, chegando a 194 casos na 18ª semana epidemiológica. Comparando-a o período a mesma semana do ano anterior, quando houve 719 notificações, verifica-se a queda de 73% no número de notificações do mesmo período.

 

Segundo a gerente Christiane Bueno, a queda progressiva de registros semanal é um indicativo de que, conforme esperado, as ações de mobilização social articuladas com o Exército, Defesa Civil e os próprios municípios têm se refletido na destruição de criadouros, na adequada acomodação de objetos – que poderiam se tornar possíveis criadouros – e, consequentemente, na redução da população de mosquitos.

Leia Também:  Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária acontece nesta sexta (30/6), no estacionamento do TJTO

 

O secretário de estado de Saúde, Marcos Musafir, também comemora os resultados e destaca que a participação da população tem sido de suma importância. “Vamos continuar atuando juntos, poder público, parceiros e sociedade em geral para que esses números diminuam ainda mais. Vamos vencer essa batalha com o mosquito”, afirmou. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Prefeito de Palmas participa de solenidade de entrega dos primeiros blindados Guarani no Tocantins

Published

on

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou, na manhã desta quarta-feira, 16, da solenidade de entrega de duas viaturas blindadas Guarani ao 22º Batalhão de Infantaria Mecanizado (22º BI Mec), sediado na Capital. Estes são os primeiros blindados do modelo a integrarem o efetivo militar no Tocantins.

A cerimônia, realizada nas dependências do Batalhão, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o governador do Estado, Wanderlei Barbosa, e o comandante do 22º BI Mec, Tenente-Coronel Ribeiro Filho.

Durante o evento, o prefeito destacou a importância da parceria entre o poder público e as Forças Armadas para a segurança e o desenvolvimento da região. “É um orgulho para Palmas receber esses equipamentos modernos, que fortalecem nossa defesa e demonstram o compromisso com a proteção da população”, afirmou Eduardo Siqueira Campos.

Os veículos Guarani são blindados de transporte de pessoal, com alta tecnologia, projetados para operar em diferentes tipos de terreno, contribuindo para a modernização da tropa e o aumento da capacidade operacional do Exército Brasileiro no Estado.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Em protesto, servidores estaduais em greve bloqueiam vias de acesso a Palmas
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA