PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

OAB aprova descontos em cursos de capacitações para advogados iniciantes

Os descontos entre 15% e 30% é uma forma de valorizar o aperfeiçoamentos dos jovens advogados e serão concedidos para quem estiver adimplente.

Publicado em

A OAB-TO (Ordem dos Advogados do Brasil) aprovou a concessão de descontos entre 15% e 30% aos advogados e advogadas em início de carreira (até cinco anos de inscrição na instituição) em todos os cursos de capacitação, atualizações, aperfeiçoamento, palestras, workshop, pós-graduações e outros eventos educacionais, científicos e práticos de desenvolvimento profissional promovidos pela ESA (Escola Superior de Advocacia) da OAB. A aprovação da medida ocorreu graças ao requerimento apresentado pela Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB Seccional Tocantins, com o respaldo da diretoria da ESA/TO.

Os descontos serão concedidos aos profissionais em início de carreira que estiverem adimplentes com a sua anuidade. O presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Otávio Fraz, destacou que com o benefício a OAB cumpre um compromisso apresentado na campanha eleitoral da entidade, em 2015, de valorizar os jovens advogados e oferecer oportunidades de aperfeiçoamento. “Atendemos uma reivindicação dos jovens. Quem está iniciando, na maioria das vezes, tem menos recursos financeiros e os descontos vão ajudar demais para que os jovens possam buscar aperfeiçoamento”, destacou Fraz.

Leia Também:  UFT deve publicar edital com vagas remanescentes do Sisu nesta quarta

 

A vice-presidente da comissão, Isabella Oliveira Costa, ressaltou que a proposta aprovada pelo Conselho Seccional da OAB levou em conta o Provimento 162/2015 do Conselho Federal da OAB, que instituiu o Plano Nacional de Apoio ao Jovem Advogado Brasileiro, o qual preconiza a educação jurídica com o objetivo de incentivar e proporcionar a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho através de política de desconto diferenciados. Além disso, o Conselho Federal também concede descontos em cursos e atividades similares promovidas em parceria com a ENA (Escola Nacional de Advocacia) e estes descontos também vêm sendo implementados nas demais Seccionais, tais como: Pará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Distrito Federal e Bahia.

 

“A aprovação desta proposta denota sintonia da Seccional com as medidas implementadas em nível nacional para oportunizar qualificação técnica aos jovens advogados e advogadas com preços mais acessíveis. A Comissão está honrada em colaborar com o desenvolvimento do jovem advogado, que recebe a notícia de desconto com muito entusiasmo”, frisou.

Leia Também:  STF marca julgamento sobre unificação da carreira do Fisco no Tocantins

 

Professora, advogada e diretora-geral da ESA-TO, Gisela Maria Bester destacou que é um orgulho para a Escola poder ajudar na qualificação dos jovens advogados, especialmente com esse benefício. “Quando assumimos, tínhamos a missão de expandir as atividades da Escola, oferecendo mais cursos e outros tipos de capacitações. Poder disponibilizar isso aos advogados e às advogadas iniciantes, a preços diferenciados, é altamente positivo enquanto incentivo, por isso endossamos essa salutar e legítima ação afirmativa, que já vem da OAB Nacional”, frisou Gisela.

 

A medida já teve seu primeiro efeito prático. Conforme pode ser conferido neste link aqui, agora no mês de julho cinco cursos telepresenciais oferecidos pela ESA têm taxas de inscrição mais baixas para os advogados com até cinco anos de OAB.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  OAB Tocantins ingressa com Ação judicial contra BRK devido a sobrepreços

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Sesau deve R$ 13 milhões para anestesistas que suspenderam serviços

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA