PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Palmas sediará o 9º Congresso de Profissionais

Depois de 5 municípios, chegou a vez da capital sediar o 9º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema CONFEA/CREA, que acontecerá nesta quinta, 23.

Publicado em

Após cinco encontros regionais nos municípios de Gurupi, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Paraíso, a capital Palmas sedia o 9º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema CONFEA/CREA e Mútua do Tocantins com o tema central “O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia brasileiras”. A fase estadual acontecerá nesta quinta-feira, dia 23, no auditório do Céu Palace Hotel com início do credenciamento às 15h. Engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos do Tocantins são convidados a participar do evento.

 

Realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO) em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) e a Caixa de Assistência aos Profissionais do CREA (MÚTUA), o evento oportuniza aos profissionais espaços de discussão para a definição de estratégias, planos e programas de atuação, por meio da proposição de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão.

 

“O CREA-TO convoca a todos para participar deste momento de extrema importância para o Regional e para os profissionais tocantinenses. Este é o momento para expormos e discutirmos nossas questões e apontarmos propostas e soluções viáveis, bem como nós engenheiros sabemos e executamos em nosso dia-a-dia”, afirma o presidente do CREA-TO, eng. civil Marcelo Costa Maia.

Leia Também:  Governo trabalha para liberação de recursos do Novo PAC para início de 70 obras

 

O Congresso organizará os debates a partir de três eixos temáticos com os temas: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia.

 

Nessa etapa, ocorrem a apresentação e aprovação das propostas compiladas, que foram enviadas pelos profissionais a partir dos cinco encontros regionais, realizados em maio e junho. As propostas aprovadas no 9º CEP-TO seguem para a última etapa, o Congresso Nacional de Profissionais.

 

O evento é gratuito e para participar, basta efetuar a inscrição pelo linkhttp://goo.gl/forms/ceZ1bo5qciNrIq6z1.

 

Programação

15h às 17h: Credenciamento

16h às 16h30: Abertura

16h30 às 17h: Leitura e aprovação do Regimento

17h às 18h30: Palestras

18h30 às 20h: Elaboração de propostas em grupos por Eixo

20h às 20h30: Sistematização propostas

20h30 às 21h: Coffee-break

21h às 22h: Aprovação propostas e Eleição dos delegados

22h: Encerramento

 

Serviço

O que: 9º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema CONFEA/CREA e Mútua do Tocantins

Quando: 23 de junho, quinta-feira, a partir de 15h

Leia Também:  Servidores com salário líquido de até R$3.800 recebem nesta sexta-feira, 29

Onde: auditório do Céu Palace Hotel, localizado na 201 Sul, Avenida Teotônio Segurado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa assina convênio para implantação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado no Tocantins

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a visita institucional do presidente do Banco da Amazônia S.A. (Basa), Luiz Lessa. Além de estreitar a relação com instituição bancária, o encontro foi marcado pela assinatura de convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, e o Basa, que visa estabelecer o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) em todo o estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Banco da Amazônia é um grande parceiro no processo de desenvolvimento do Tocantins. “Esse convênio que assinamos agora é muito importante para a nossa economia, porque vai beneficiar pessoas que até então não tiveram acesso ao crédito, principalmente nas pequenas localidades”, pontuou o chefe do Executivo.

O programa destina-se à concessão de financiamento de investimento e ao custeio das atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, assim como implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e prestação de serviços agropecuários e não agropecuários, observadas as propostas ou os planos simples específicos, podendo os créditos cobrir qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida.

Leia Também:  Servidores com salário líquido de até R$3.800 recebem nesta sexta-feira, 29

Durante o encontro, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância do programa para inserir as pequenas comunidades no processo produtivo. “Esse programa do governo federal visa àquela pessoa que está dando o primeiro passo no desenvolvimento do seu negócio. Ele é importante, porque não vem somente com o crédito, é associado a um treinamento e a uma orientação do beneficiado, daí a importância da junção dos nossos esforços com o Governo do Tocantins”, salientou o presidente da instituição.

Trabalho conjunto

Para assegurar que esse crédito do Banco da Amazônia chegue até as famílias, será realizado um trabalho conjunto entre a Agência de Fomento do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Por meio do convênio, o Basa repassa os recursos para a Agência de Fomento, que fará a intermediação desses recursos para o pequeno agricultor.

O presidente da Fomento, Portilho Prado, explicou que a orientação do governador Wanderlei Barbosa é que o maior número de pessoas sejam inseridas no processo produtivo. “Vamos buscar todos os agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentados para fazer o financiamento do programa. É um recurso que vai atingir todos, com juros subsidiados e prazos dilatados. A meta é atingir aproximadamente 15 mil pessoas em todo o estado com esse benefício”, explicou o gestor, ao complementar que, para isso, serão realizadas caravanas com o Ruraltins e o Naturatins, em parceria com os prefeitos, para que esses recursos cheguem ao maior número possível de pessoas.

Leia Também:  Sindjor pede providências ao MPE e OAB sobre o Manual dos Procedimentos da Polícia Civil

O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, ressaltou que o órgão é responsável pelo cadastramento dos produtores e que o Ruraltins vai dar condições jurídicas para que uma grande parcela dos pequenos produtores tenham acesso ao crédito. “O Ruraltins conta com técnicos capacitados e vamos realizar uma força-tarefa para poder levar o CAR [Cadastro Ambiental Rural] à maioria dos nossos pequenos produtores, para que possam ter acesso ao recurso. É uma iniciativa do governador Wanderlei Barbosa que vai inserir esse segmento no processo produtivo e aquecer a economia dos municípios”, concluiu.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; além do superintendente regional do Basa, Edmar Bernaldino; e da diretora comercial do banco, Joana Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA