PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Parcerias e estratégias de mobilização ajudam no combate ao Aedes aegypti

Nessa época do ano, com a falta de chuvas, a população deve se manter em alerta e continuar com a limpeza e vigilância de recipientes que podem acumular água.

Publicado em

As ações da Secretaria de Estado da Saúde e parceiros no que dizem respeito à prevenção e destruição de criadouros do Aedes aegypti continuam, principalmente nesse período de estiagem.  Nessa época do ano, com a falta de chuvas, a população deve se manter em alerta e continuar com a limpeza e vigilância de recipientes que podem acumular água. 

 

“As pessoas devem se manter em alerta independente da época do ano.  Ficar de olho nos vasos de planta, recipientes de água de animais domésticos e piscinas, que podem se tornar criadouros do mosquito”, reforça a  gerente de Vigilância Epidemiológica das Arboviroses da Saúde, Christiane Bueno.

 

O trabalho rotineiro de dedicação em tempo integral dos técnicos da Secretaria aos 139 municípios para supervisão técnica, assessoramento, avaliação e orientação das ações focadas na articulação de ações de vigilância epidemiológica, a assistência e ao controle vetorial do município é uma das estratégias que fortalecem o combate ao mosquito. 

 

A atuação da Sala Estadual de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika também estimula e fortalece a implantação de salas municipais e consolida atividades articuladas localmente nos municípios para prevenção, combate, vigilância e assistência à saúde. “A intensificação de ações intersetoriais e o fortalecimento das parcerias resultaram em um incremento significativo no número de visitas para o controle do Aedes aegypti, que já somam 2.514.398  de janeiro a junho deste ano.

 

Além disso, foram criadas 60 salas de coordenação e controle do mosquito, para estimular a população a se engajar na luta contra o vetor”, completa Marcos Timóteo Torres, biólogo em saúde.  A meta é a instalação de 139 salas municipais até dezembro. Este resultado também deve ser creditado às parcerias firmadas com os órgãos e estabelecidas desde a reativação do Comitê Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, em novembro de 2015, quando a Secretaria de Saúde firmou parcerias com órgãos e entidades representativas de segmentos variados ligados às áreas pública e privada, terceiro setor e sociedade organizada visando desenvolver ações de controle vetorial e sensibilização de suas comunidades.

Leia Também:  Judiciário premia melhores resultados em busca da promoção eficaz da Justiça

 

Trabalho de campo

Entre janeiro e junho de 2016, o total de 2.298.091 inspeções de imóveis residenciais, comerciais, pontos estratégicos e outras edificações foram registradas no Estado. No mesmo período do ano passado foram realizadas 1.999.701 inspeções. Este trabalho de campo foi realizado por agentes de combate a endemias e também pelos agentes comunitários de saúde, que também encararam um crescimento no número de inspeções recusadas ou de imóveis fechados durante o trabalho de campo. Em 2016, de janeiro a junho foram encontrados fechados ou cujo responsável recusou abrir as portas às equipes de saúde o total de 162.572 imóveis em todo o Estado.

 

Apesar do aumento de recusas ou imóveis que ainda não passaram por um “pente-fino” contra o Aedes aegypti, ações que exigem pequeno investimento e grande esforço coletivo têm gerado impacto direto na sensibilização da comunidade, como recentemente ocorreu em Lavandeira, município localizado a 487 km de Palmas, Sudeste do Estado.

 

 “Em Lavandeira, o trabalho de assessoramento realizado pela Gerência Estadual da Dengue e a Sala Estadual de Enfrentamento com os técnicos municipais estimulou a realização de coleta seletiva e sensibilização da comunidade para limpeza de quintais e destinação correta do lixo. Foi gratificante. Andávamos pela cidade e víamos que estava bem limpa e que todas as casas tinham uma lixeira”, descreveu a gerente Christiane Bueno.

Leia Também:  DPE e MPE constatam fila com mais de 1200 pacientes para cirurgias ortopédicas no HGP

 

Projetos e ações de incentivo à disseminação de condutas responsáveis sobre a destinação de lixo, bem como de manutenção da limpeza de áreas públicas e residenciais tem ocorrido em Lavandeira, contribuindo para retirada de possíveis depósitos de criação de mosquitos. Outros municípios que recentemente receberam técnicos da Secretaria de Estado da Saúde foram: Peixe, Alvorada, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Paraíso do Tocantins, Colméia, Centenário, Dianópolis, Porto Alegre do Tocantins, Almas, Taguatinga, Lavandeiras, Novo Jardim, Natividade, Tocantinópolis, Araguatins, Augustinópolis, Pedro Afonso e Dois Irmãos do Tocantins.

 

Para os próximos meses, a gerente explica que a expectativa é a manutenção dos cuidados preventivos. “O período de estiagem não implica em diminuirmos os cuidados no combate ao vetor. A atenção deve ser mantida por todo o ano”, completa o coordenador da Sala Estadual de Enfrentamento contra o Aedes, Evesson Farias.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Judiciário premia melhores resultados em busca da promoção eficaz da Justiça

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Aprovada concessão da data-base aos servidores do Executivo

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA