PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Planos de saúde devem cobrir três testes de zika

O Procon Tocantins alerta os consumidores que, a partir desta quarta-feira, dia 06, os planos de saúde ficam obrigados a cobrir a realização de testes para diagnosticar o vírus da zika.

Publicado em

O Procon Tocantins alerta os consumidores que, a partir desta quarta-feira, dia 06, os planos de saúde ficam obrigados a cobrir a realização de testes para diagnosticar o vírus da zika. A decisão é embasada pela Resolução Normativa 407 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e asseguram os exames para gestantes, bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus e recém-nascidos com malformação congênita associada à zika, considerados grupos prioritários.

 

Segundo a ANS, esses são os grupos considerados prioritários para detecção de zika devido à sua associação com o risco de microcefalia nas crianças, quando o cérebro delas não se desenvolve de maneira adequada. De acordo com aResolução, são três os tipos de testes de zika estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS): oPolymerase Chain Reaction (PCR), de biologia molecular, capaz de detectar a presença do vírus em até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas; o IGM que identifica anticorpos na corrente sanguínea, e o IGG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida. 

Leia Também:  Delegado da Polícia Civil participa de debate sobre prevenção a atos de violência em unidades escolares na cidade de Araguaína

 

As operadoras de planos de saúde tiveram 30 dias, a partir da publicação da Resolução Normativa 407, no Diário Oficial da União (D.O.U), no dia 06 de junho deste ano, para se adequar às novas regras, ressaltando-se que a ANS procedeu à revisão extraordinária nos procedimentos destinados ao acompanhamento de gestantes e bebês por se tratar de uma emergência em saúde pública decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Segundo o gerente de Educação para o Consumo do Procon, José Santana Júnior, com a vigência dessa Resolução o consumidor conquista um importante direito que, além de garantir um correto tratamento, também proporciona às entidades de saúde um mapeamento mais preciso do acometimento do vírus Zika.

 

O Procon Tocantins esclarece ao consumidor que, caso identifique recusa por parte dos planos em realizar os exames, deve formalizar uma reclamação em qualquer unidade física de atendimento do órgão ou pelo Disque 151. Não deixe de reinvidicar seus direitos!

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto

Published

on

O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.

“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

PERFIL

Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa antecipa pagamento dos salários dos servidores para esta sexta-feira, 22

Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA