Estado
PM divulga dicas de segurança para os jogadores de Pokémon Go
Com a febre do jogo Pokémon Go que foi lançado no Brasil no dia 03 de agosto, a Polícia Militar divulga dicas de segurança para melhor orientar os jogadores e evitar contratempos.

O jogo é um sistema de realidade aumentada voltado para smartphones desenvolvido por uma colaboração entre a Niantic, Inc., a Nintendo e a The Pokémon Company para as plataformas iOS e Android. Consiste no uso do GPS e câmera de dispositivos compatíveis que permite aos jogadores capturar, batalhar e treinar criaturas virtuais, chamadas Pokémon, que aparecem nas telas do dispositivo móvel como se fossem no mundo real. Um dispositivo opcional vestível.
Dicas de segurança para os jogadores de Pokémon Go:
– Jogar em locais fechados é mais seguro mesmo sabendo que neles não tem muitos monstrinhos;
– Se for para locais abertos, o melhor é convidar os amigos e ir em grupo, e, atenção aos arredores do trajeto, pois a “equipe rocket” (vilões) da vida real tenta roubar seu celular durante a distração;
– Dê preferência para ir a locais que você conhece bem;
– Evite caçar Pokémons em locais afastados e com pouca iluminação;
– Muita atenção por onde anda. Cuidados para não cair ou sofrer acidentes. Atenção especial na travessia de ruas e avenidas movimentadas. Lembre-se sempre do semáforo;
– Não exponha seus equipamentos eletrônicos em qualquer lugar, senão pode perder todos os Pokémons que capturou;
– Nada de procurar os monstrinhos perto de rede elétrica ou dentro de subestações de energia. Evite proximidade de postes, fios e subestações internas (casa de força) e geradores, porque os Pokémons são virtuais, mas você não;
– Respeite as propriedades privadas, é necessário autorização. Invasão de propriedade é crime;
– Se aparecer algum estranho na sua casa ou estabelecimento comercial, dizendo que precisa capturar um Pokémon, não deixe entrar, pegue ele pra você;
– Os pais devem redobrar a atenção com as crianças, certificando-se de que elas não deixem de realizar suas atividades normalmente. Também é preciso tomar cuidado para que elas não saiam sozinhas. Alerte pra não interagir com estranhos;
– Aos motoristas, muita atenção! Além de poder causar acidentes, é infração média conduzir veículo utilizando celular;
– Deixe sempre os familiares cientes do seu paradeiro;
– Caso seja vítima de roubo, não reaja e busque memorizar as características do infrator. Ligue para o 190 e informe o crime à Polícia Militar.

Estado
Como marco inédito, Governo do Tocantins empossa membros do Conselho Estadual dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+

Em uma iniciativa inédita no Estado, o Governo do Tocantins empossou na manhã desta sexta-feira, 21, os conselheiros que irão compor o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CELGBTQIA+), para o biênio 2025/2027.
Este é o primeiro Conselho da referida comunidade instituído por meio do Decreto nº 6.804, publicado no Diário Oficial nº 6.589, em junho de 2024, e estará vinculado à Superintendência de Direitos Humanos e Políticas de Drogas da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).
Durante a solenidade que ocorreu no Palácio Araguaia e foi aberta ao público, o secretário da Seciju, Deusiano Amorim, empossou os membros e falou do “empenho do Governo com esta política para garantir os direitos das pessoas LGBTQIA+ e que a criação deste Conselho representa um avanço no trabalho conjunto entre a sociedade civil e Governo para elaboração de políticas inclusivas”, disse.
Composição do Conselho
O equipamento será composto por representantes de órgãos governamentais e da sociedade civil selecionados por meio de edital, e, tem como objetivos monitorar e avaliar ações governamentais que assegurem igualdade e equidade para as pessoas LGBTQIA+, promover estudos, debates, palestras e campanhas em prol da inclusão, acompanhar a execução de políticas públicas e orçamentos voltados à comunidade, entre outros.
Representando a Seciju, o titular do Conselho e diretor de Diversidade e Inclusão Social, Wemerson Lima, enfatizou que o Conselho é um marco histórico no Estado. “A frente da diretoria há um ano, temos feito um trabalho equânime, ouvindo a população, discutindo e ouvindo as pautas plurais da diversidade, e este momento vai marcar a história, pois aqui têm pessoas de luta, e lá fora têm pessoas sem oportunidade, com falta de acesso à escola, à dignidade e à cidadania, e esse Conselho preza e lutará por isso todos os dias da sua existência”, salientou.
A suplente do Conselho e gerente de Promoção à Diversidade Religiosa e de Gênero da Seciju, Maysa Siqueira, também exaltou o papel da entidade e a satisfação em fazer parte desta causa. “Este momento marca a criação de um espaço dedicado à escuta, à representatividade e à construção de políticas públicas que promovam a dignidade, a equidade e o respeito a todas as pessoas, e juntos, construiremos um futuro de igualdade e respeito”, falou.
Presenças
A solenidade contou ainda com a presença do superintendente de Direitos Humanos e Política de Drogas da Seciju, Jessé Nascimento; representante da primeira-dama do Tocantins Karynne Sotero, Umbelina Costa; secretário-executivo da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Elenil da Penha; corregedora-geral do Estado, Vagléia Inácio; promotor de Justiça do MPE, Paulo Alexandre; secretário Municipal de Igualdade Racial e Direitos Humanos de Palmas, Eduardo Azevedo; diretor Programas Sociais da Polícia Militar do Tocantins, coronel De Souza; e subchefe do Estado maior do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Alves.
Eleição da Mesa Diretora
Após as assinaturas dos termos de posse, os conselheiros se reuniram para a primeira reunião ordinária e eleição da mesa diretora, cuja gestão é bipartite e elegeu com 13 votos, Wemerson Lima da Seciju, como presidente, representando o Poder Público, e como vice-presidente, Byanca Marchiore, com 11 votos, da Associação das Travestis e Transexuais do Tocantins (Atrato), representando a Sociedade Civil.
Composição e Posse
Entre os titulares estão membros das secretarias de Estado de Participações Sociais, Saúde, Educação, Segurança pública, Trabalho e Desenvolvimento Social, Esportes e Juventude, Cultura, Mulher, Povos Originários e Tradicionais, além da Unitins, e demais integrantes da sociedade civil que marcaram presença na solenidade.
Veja a lista completa dos conselheiros e seus suplentes aqui.
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 505
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 506
-
GERAL5 dias atrás
Inscrições abertas para a Marista Night Run
-
GERAL6 dias atrás
Grupo empresarial abre vagas para Pessoas com Deficiência
-
PUBLICIDADE LEGAL6 dias atrás
Demonstrações Contábeis Anuais de 2024 – Porto Franco Energética S/A
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Sprite Sem Açúcar chega a Goiás e Tocantins
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Agro 360 Tocantins abre inscrições para dinâmica de máquinas
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
De quase falido a criador de um novo modelo de saúde para brasileiros nos EUA