PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Estado

Procon participará de estudo sobre aumento de energia elétrica no Tocantins

O aumento da Energisa Tocantins foi aprovado na última terça-feira, 28, e segundo a concessionária de energia é um processo regulado pela Aneel.

Publicado em

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon Tocantins) participou de reunião na última sexta-feira, 01,em que o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor no Tocantins (SEDC-TO) decidiu que fará um levantamento completo de todos os procedimentos judiciais e extrajudiciais realizados pelo Ministério Público Estadual (MPE) bem como nas demandas recebidas pelo  Procon e nos serviços de fornecimento de energia elétrica nas 42 comarcas do Estado. Isso porque já está valendo a partir desta segunda-feira, 04, o aumento de 13,79% a mais na conta de luz nas residências de baixa tensão no Tocantins e de 9,99% para as indústrias ou empreendimentos que utilizam média e alta tensão.

 

O objetivo é fazer um estudo para apurar a situação da tarifa de energia no Tocantins. Nelito Cavalcante, superintendente do Procon Tocantins, defende o posicionamento do Sistema. “O Procon sempre se posiciona em favor dos consumidores. Esse aumento de energia é uma determinação dada pela Aneel, por isso a gente tem que se embasar com documentação para contestar, mas o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor está mais do que certo.”

Leia Também:  Maior inclusão social é tema de seminário de Direitos Humanos

 

O gestor destacou que o Procon se colocou à disposição para disponibilizar  toda a documentação necessária. “Em conjunto, vamos fazer um levantamento completo da situação, para depois analisarmos juridicamente a possibilidade de contestarmos esse aumento e tomarmos as medidas cabíveis”, finalizou.

 

Segundo a presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil – Tocantins (OAB-TO), advogada Priscila Costa Martins, não está descartado, caso o Sistema constate falhas ou irregularidades, o possível ingresso na justiça para suspender o aumento da energia elétrica dos tocantinenses. “Já há um consenso que temos que lutar contra qualquer aumento ilegal. Claro, antes de entrar com qualquer ação, vamos analisar tudo com critério, mas nosso foco é proteger os consumidores”, destacou Priscila Costa.

 

Reajuste

O aumento para a 4ª Revisão Tarifária Periódica da Energisa Tocantins foi aprovado na última terça-feira, 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, segundo a concessionária de energia do Estado, é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa e que ocorre, em média, a cada quatro anos. A última revisão tarifária da Energisa ocorreu em 2012. A próxima será realizada em 2020.

Leia Também:  Nova pesquisa nacional mostra governo Wanderlei Barbosa com 72% de aprovação

 

SEDC

Com o objetivo de integrar vários órgãos estaduais na defesa dos direitos do consumidor está em análise na Casa Civil, o decreto que dispõe sobre a organização do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC-TO), visando unificar ações e concentrar esforços nos problemas que atingem os consumidores.

 

Integram o SEDC-TO a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Agência Estadual de Metrologia (AEM), o Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem), o Procon Tocantins, os Procons Municipais, os Juizados Especiais Cíveis do Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE),Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE), OAB/TO, Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (Fundec), o Conselho de Gestão do Fundo para Relações de Consumo, Delegacia do Consumidor, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais. 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23, às 19 horas, em solenidade comemorativa ao Dia de Tiradentes, que ocorre no dia 21 de abril.
O evento será realizado no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG), da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), em Palmas, e contará com a presença do comandante-geral da PMTO, Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
A promoção dos policiais militares do Tocantins segue a Lei nº 2.575/2012, como atos administrativos que reconhecem mérito e habilidade para ascensão na carreira. Além das promoções, serão entregues medalhas como reconhecimento pelo serviço prestado, incluindo a Medalha Tiradentes e a Medalha de Tempo de Serviço. As honrarias serão cedidas a militares tocantinenses e de outros estados brasileiros.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Alunos de escolas públicas e particulares seguem sem aulas desde março de 2020
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA