Estado
Procon/TO orienta indígenas sobre consumo consciente em Itacajá
Entre os assuntos abordados, as compras no comércio, prazos, preço, validade de produtos, bem como, alguns direitos essenciais dos consumidores.
Intensificando as ações voltadas para Educação para Consumo, o núcleo do Procon/TO em Araguaína ministrou recentemente palestras para 800 indígenas das aldeias indígenas Manoel Alves e Pedra Branca, localizadas no município de Itacajá. Os pajés das aldeias destacaram a dificuldade apresentada nas aldeias referente ao consumo.
As palestras foram ministradas para os indígenas e o presidente da associação dos índios na língua portuguesa. Porém, os representantes dos aborígines foram responsáveis pela tradução das informações para os demais integrantes das aldeias.
Entre os assuntos abordados, as compras no comércio, prazos, preço, validade de produtos, bem como, alguns direitos essenciais dos consumidores. Ainda na ocasião, os indígenas puderam tirar dúvidas, considerando que os principais questionamentos foram sobre produtos vencidos, trocas e sobre os procedimentos para registrar as reclamações.
“Foi relatado também que alguns comerciantes ficam com os cartões de alguns índios, e muitos não sabem ler, confiam e não recebem mais seus cartões de volta. Esta palestra foi muito importante, além das informações nós também passamos os contatos do Procon para que pudessem entrar em contato, fazer denuncias ou tirar dúvidas”, explicou a responsável em Educação para Consumo, Renata Vasconcelos.
Educação e prevenção
Voltada para orientação, prevenção e educação, ainda em Araguaína, também foi realizada palestras para os funcionários de uma rede de supermercados onde foram abordadas questões referentes a validade de produtos e a Lei Estadual nº 3.074/16 que regulamenta os comércios que revendem carnes.
O chefe do núcleo do Procon no município, Neidivaldo Ribeiro ressaltou que o órgão não tem como função punir as empresas. “Nosso foco é a prevenção, trabalhar em parceria com os fornecedores para que os direitos dos consumidores sejam garantidos. Estamos aqui para auxiliá-los”, garantiu Ribeiro.
Participaram da ação os servidores João Antonio Moreira e Aparecida Lobo que também puderam sanar as dúvidas dos funcionários.
Estado
ATS vai ao Ceará na busca de conhecimento para desenvolver o Saneamento Rural
Membros do corpo técnico da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para conhecer o Sisar
Uma equipe da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), visitou na última semana as instalações do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), no Ceará. Os técnicos foram recebidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em Fortaleza e após a troca de experiências no âmbito técnico, foram a campo.
Entre os dias 15 e 19 de abril os técnicos da ATS visitaram a zona rural de cinco municípios que são atendidos pelo Sisar, que é considerado modelo de gestão internacional quando o assunto é saneamento básico, com o objetivo de trocar experiências e adquirir conhecimento na busca de soluções para a implantação de novos Sistemas de Abastecimento de Água (SAS) e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), atendidos na zona rural do Tocantins.
“Enviamos nossa equipe para conhecer esse modelo auto sustentável de desenvolvimento para buscarmos soluções para aplicarmos a nossa realidade. A determinação do nosso governador Wanderlei Barbosa é para que o maior número de tocantinenses que moram na zona rural dos nossos municípios sejam atendidos com água tratada de qualidade e sistemas de esgotamento sanitário. Isso também é nossa missão no que diz respeito ao Marco Legal e a Universalização do Saneamento”, destacou o presidente da autarquia, Davi Goveia Junior.
“O modelo do Sisar no Ceará, serve de inspiração para o Tocantins. Devemos estudá-lo e adaptá-lo para a realidade do nosso estado na busca pela universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário para todos tocantinenses”, pontuou o gerente de obras e fiscalização da ATS, Sávio Praxedes.
Sisar
O Sisar foi criado em 1996 justamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pela Cagece de forma autossustentável. Atualmente, o sistema atua em 164 municípios do Ceará, atendendo mais de 1.045.580 pessoas, mediante 190 mil ligações de água.
Hoje, já existem 354 estações de tratamento e 690 poços operados pelo Sisar. Os recursos para construção dos sistemas são provenientes de parcerias com o Ministério da Integração Nacional, o banco alemão KfW, o Projeto São José, do Governo do Ceará, e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
A Cagece atua prestando orientação e realizando a fiscalização das unidades, com planejamento estratégico e metas. Para tanto, a companhia criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), dedicada a atender a esta categoria.
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