PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Profissionais são capacitados para melhorar registro de atendimento às crianças com microcefalia

O sistema desenvolvido pelo Ministério da Saúde contribui nas investigações epidemiológicas e de acompanhamento em saúde das crianças com quadro suspeito ou com diagnóstico confirmado de microcefalia.

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária (DAP), iniciou nesta quarta-feira, 24, a Capacitação para Alimentação do Sistema de Registro de Atendimento às Crianças com Microcefalia (Siram), destinada a enfermeiros e digitadores que atuam na Atenção Básica dos 139 municípios do Tocantins.

 

O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para registrar o acompanhamento das crianças suspeitas de microcefalia e aquelas com diagnóstico conclusivo para a doença e contribui no auxílio às investigações epidemiológicas e de acompanhamento em saúde das crianças com quadro suspeito ou com diagnóstico confirmado de microcefalia

 

O gerente de Ciclos de Vida da Diretoria de Atenção Primária, Rogério Figueiredo, explicou que o sistema veio para dar uma base de dados e ajudar a organizar o acompanhamento das crianças. “Ele facilita o registro das informações e com isso sabemos se a criança recebeu o atendimento adequado, se está sendo submetida aos exames que precisa, se está sendo acompanhada para os demais pontos de atenção”, ressalta.

O Siram recebe dados do Registro de Eventos em Saúde Pública (Resp) e do Cartão Nacional de Saúde e também permite a inclusão de crianças não notificadas. Também oferece campos de informação como: Consulta de Atendimento Clínico, Histórico de Atendimentos Clínicos, Cadastro de Atendimento Clínico, Dados do Responsável da Criança, Registro de Acompanhamento, Dados Clínicos, Registro de Exames, Diagnóstico de Microcefalia, Triagens Neonatais e Desfecho.

Leia Também:  Governo do Tocantins injeta mais de R$ 221 milhões na economia com o pagamento dos servidores nesta sexta, 27

 

Para a enfermeira do município de Formoso do Araguaia, Aline Sousa, o sistema inova no acompanhamento da criança. “Facilita aos profissionais de saúde o acesso ao banco de dados desenvolvido durante o atendimento, contribuindo para a melhor qualidade vida da criança”, diz.

 

Já o operador de sistemas, Saymon Reylon, acredita que o Siram vai melhorar o atendimento das crianças com microcefalia. “Esse acompanhamento vai ficar mais fácil de chegar ao Ministério da Saúde e aos especialistas que acompanham a criança, porque já vamos alimentar as fichas no próprio município, gerando automaticamente todo um arquivo sobre o caso daquela criança”, completa.

 

Até o dia 15 de agosto deste ano, 181 crianças haviam sido notificadas no Tocantins com quadro suspeito de microcefalia, 90 delas tiveram diagnóstico descartado para microcefalia, 74 estão sob investigação e oito tiveram diagnóstico confirmado para microcefalia através de alteração típica registrada em exame de imagem e três confirmados como sugestivos de infecção congênita provocada por sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus ou herpes. Nenhum dos casos confirmados teve relação confirmada de casualidade por infecção pelo vírus Zika.

Leia Também:  Estado lança campanha de trânsito em apoio ao Maio Amarelo

 

As capacitações do Siram estão acontecendo em Palmas, no prédio do Ministério da Saúde e seguem até o dia 2 de setembro.

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto

Published

on

O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.

“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

PERFIL

Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.

Leia Também:  Prazo para inscrição no Enem termina nesta sexta-feira

Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA