PALMAS

Estado

Projeto Lixo e Cidadania chega a mais 15 municípios

Projeto continua executando etapa de diagnóstico, que consiste na identificação e análise da situação dos lixões e aterros sanitários.

Publicado em

Acontecendo simultaneamente em três regiões do Estado, o Projeto Lixo & Cidadania continua executando a etapa de diagnóstico, que consiste na identificação e análise da situação dos lixões e aterros sanitários, assim como o cadastro e análise de informações socioeconômicas dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis, nas cidades tocantinenses. O Projeto é gerido pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social ( Setas) e passa por mais quinze municípios entre os dias 27 de junho e primeiro de julho.

 

Cada uma das três equipes é formada por um catador, um Engenheiro Ambiental e um Assistente Social que se dividem entre as regiões Sul, Centro e Norte para realizarem o diagnóstico nos 139 municípios. Coraci Santos é a catadora que integra a equipe Sul, que já passou por 35 municípios e esta semana passará pelas cidades de Arraias, Conceição do Tocantins, Almas e Taipas. Para ela,  a iniciativa do Governo tem excelentes chances de sucesso. “Estou dos dois lados: sou catadora e estou participando do trabalho de diagnóstico. Tenho certeza que este Projeto é capaz de mudar muitas vidas”, disse.

Leia Também:  Governo inicia microrrevestimento em rodovia que liga Tocantinópolis a Aguiarnópolis

 

Assim como nos outros municípios já visitados, a primeira parada é na Prefeitura. Em Arraias, a equipe foi recebida pelo Secretário de Meio Ambiente, Flávio Costa, que passou um panorama da realidade local e elogiou o Projeto. “Toda ação que visa à geração de renda é sempre muito bem-vinda. Ainda mais um projeto como este que trabalha com questões ambientais tão importantes como a gestão dos resíduos sólidos em todo o Estado”, analisou.

 

Após esse contato, a equipe visita o aterro sanitário da cidade e segue na busca ativa pelos catadores para cadastro. Euzita Bispo, 57, foi umas das catadoras identificadas e disse que ficou contente de saber do Projeto. “Aqui tem pouca gente que trabalha com coleta, mas os que trabalham fazem isso há muito tempo. Saber dessa oportunidade de ter cursos que possam nos ajudar a melhorar de renda, é muito bom”, afirmou.

 

Nesta quarta-feira, 29, a equipe Sul segue para realizar o diagnóstico em Conceição do Tocantins. Já as equipes  Centro e Norte visitam durante esta semana as cidades de Santa Tereza do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, Monte do Carmo, Tocantinópolis, Nazaré, Santa Terezinha do Tocantins, Arguiarnópolis e Palmeiras, totalizando 15 municípios visitados pelas três equipes nesta semana.

Leia Também:  Operação contra fraudes cumpre mandados de busca e apreensão na cidade de Peixe

 

Projeto
O  Lixo & Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico e financeiro de famílias de catadores no Estado do Tocantins e é dividido em três fases: a do diagnóstico que está sendo executada nos 139 municípios do Estado; as capacitações do público-alvo e por último, a terceira etapa do processo é o aparelhamento de 14 empreendimentos solidários do Estado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Conceição Alves Irmã é empossada vereadora de Palmas

Published

on

A Câmara de Palmas deu posse nesta quarta-feira, 17, à suplente da vaga do Patriota, Maria da Conceição Alves de Melo. Ela substituirá José do Lago Folha Filho, que se licenciou para assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas.

Em seu discurso, a vereadora agradeceu a todos e falou sobre a linha de trabalho que pretende adotar no período que estiver na Casa de Lei. “Defenderei e apoiarei mulheres, jovens, crianças e adolescentes. Atuarei pela valorização dos servidores públicos, zelando pela garantia dos seus direitos. Irei ainda fortalecer a relação do Legislativo com os representantes de bairros. Assim poderemos desenvolver políticas públicas e sociais”, comentou.

Natural de Porto Nacional, Maria da Conceição é moradora de Palmas desde 1991. Ela tem 58 anos e se define como uma mulher de atitude, trabalhadora, dedicada às causas sociais, que zela pela família, emprego e bem estar de todos. A vereadora angariou 546 votos na eleição de 2020.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador assina termo de compromisso para universalizar energia elétrica
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA