PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Semarh lança campanha contra queimadas

Ação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos. Ano passado o Tocantins registrou mais de 17 mil focos de incêndio.

Publicado em

A partir desta quinta-feira, 30, estará no ar a campanha de prevenção e sensibilização contra as queimadas no Tocantins. Com o tema “Sua consciência é a cura desse mal”, a ação traz situações que a população do Tocantins vive de perto no período em que os focos de incêndios ganham força em todas as regiões do Estado. 

 

O mote traz imagens reais de queimadas no campo, nas estradas e destaca a luta do Corpo de Bombeiros contra as labaredas de fogo. “É uma campanha que mostra a nossa realidade e que prejudica o homem do campo, polui o ar que respiramos, além de causar prejuízos irreversíveis ao meio ambiente”, reforçou a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira. Além do vídeo de 60 segundos, para veiculação em emissoras de televisão e spot para rádios, os municípios que registraram, em 2016, o maior número de focos de incêndios receberão outdoor com o lema da campanha. 

 

Meire Carreira explica que, desde fevereiro, o Governo do Tocantins atua em várias frentes de prevenção e combate às queimadas. “Envolvemos os municípios com o Protocolo do Fogo, ao todo, 30 cidades aderiram a este compromisso, além dos investimentos para a contratação de 80 brigadistas que atenderão aos nove municípios que mais sofrem com os incêndios. O Cadastro Ambiental Rural é outra meta que estamos priorizando, pois será uma ferramenta que visa cumprir as metas de redução das emissões de gases de feito estufa”, afirmou. 

Leia Também:  Governo atende 15 mil famílias em mais uma etapa de entrega de cestas básicas

 

Orientações   

A Defesa Civil Estadual informa que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Por isso, sugere, à população, que não façam fogueiras e também não joguem pontas de cigarros para fora dos veículos. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça. Para a população em geral, recomenda-se que não coloquem fogo em folhas ou galhos secos e principalmente nos terrenos baldios.   

 

Umidade

 A Defesa Civil Estadual orienta, a todos, que durante o período de estiagem, onde há aumento da temperatura e baixa Umidade Relativa do Ar (UR%), procedimentos de precaução devem ser tomados a fim de evitar riscos à saúde. De acordo com os dados coletados, as regiões sul e sudeste do Estado já se encontram em estado de atenção, uma vez que a umidade está  variando entre 20% e 30% em períodos críticos de calor, no período entre meio-dia e 16 horas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa vence mais uma ação eleitoral por 7×0 no TRE Tocantins

Published

on

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, julgar improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação “O Futuro é Pra Já” e pelo então candidato Irajá Silvestre Filho contra a chapa do governador Wanderlei Barbosa Castro e a coligação União pelo Tocantins, durante as eleições de 2022.

A decisão sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi fundamentada na ausência de provas robustas que demonstrassem abuso de poder político nas contratações temporárias realizadas pelo governo estadual, reafirmando a legitimidade do resultado eleitoral.

A ação, registrada sob o número 0601528-92.2022.6.27.0000, alegava que o governo estadual havia promovido um grande número de contratações temporárias sem justificativa plausível, estimando cerca de 16 mil novos contratos nos três meses anteriores à eleição de 2022. A coligação requerente sustentava que tais contratações configuravam abuso de poder político, visando influenciar o processo eleitoral.

No entanto, a decisão do tribunal, relatada pelo desembargador Helvécio Maia Neto, concluiu que as contratações temporárias foram realizadas em conformidade com as exigências legais e justificadas pela necessidade temporária de excepcional interesse público, conforme previsto na Lei nº 9.504/97. Durante a decisão o julgamento, os membros da corte também acolheram o parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomendava a improcedência da ação devido à falta de provas substanciais.

Leia Também:  Encontro discute ações de combate à exclusão de mulheres do mercado de trabalho

O relator Helvécio Maia Neto destacou que as contratações temporárias ocorreram majoritariamente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, setores essenciais que necessitavam de reposição de pessoal devido à retomada das aulas presenciais e outras demandas urgentes. Além disso, as contratações foram realizadas dentro das normas específicas, sem indícios de irregularidades ou abusos de poder. Entendimento acompanhado integralmente por todos os demais juízes.

Ao comentar sobre a decisão, o advogado de defesa Solano Donato, afirmou que o Tribunal julgou em completa consonância com as provas produzidas nos autos, com a legislação e a jurisprudência eleitoral. “Sempre estivemos confiantes no êxito, na certeza que a vitória do governador nas eleições de 2022 foi a manifestação livre e consciente dos eleitores do Tocantins. Não por menos, obteve a maior votação nominal da história do Estado”, completou.

Com mais uma vitória sobre falsas denuncias registradas durante o período eleitoral de 2022, o governador Wanderlei Barbosa reafirma sua posição de liderança no Tocantins, demonstrando integridade e respeito às leis eleitorais.

Leia Também:  Governo do Tocantins debate em Brasília projeto de fortalecimento dos quilombos

“Recebi a decisão do TRE-TO com alegria e naturalidade, pois vencemos as eleições de forma limpa e justa, com uma campanha propositiva e alicerçada na melhoria da qualidade de vida do povo tocantinense. Nossos adversários, por outro lado, não aceitam a derrota e tentam, sem nenhum êxito, gerar instabilidade para o nosso governo. Vamos continuar trabalhando incessantemente em prol dos tocantinenses até o fim do nosso mandato em dezembro de 2026”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA