PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Servidores iniciam greve geral na terça-feira, 09

Decisão foi tomada pelo Sisepe em Assembleia na última sexta-feira. Educação e Enfermagem também param.

Publicado em

Por unanimidade, a categoria de servidores públicos estaduais representada pelo SISEPE-TO aprovou a deflagração de greve geral, por tempo indeterminando, iniciando a partir da próxima terça-feira, 09 de agosto. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde desta sexta-feira, dia 05 de agosto, em Palmas.
Aproximadamente 1.000 servidores vindos de diversas cidades do interior do Estado e da Capital lotaram o local que sediou a Assembleia Geral do SISEPE-TO. O clima de indignação e revolta com o não pagamento da data-base foi predominante durante toda a Assembleia Geral, que contou com a presença de diversas lideranças do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO).

“Os servidores do Quadro Geral estão de parabéns porque atenderam a convocação do SISEPE-TO e vieram para a Assembleia Geral em grande número. Também tivemos a participação de diversos colegas presidentes de Sindicatos que foram conferir de perto o clamor da categoria pelo pagamento da data-base. A Assembleia de hoje só mostrou o tamanho da insatisfação do servidor público com o Governo Marcelo Miranda. A aprovação da greve foi unanimidade, ninguém se posicionou contra a deflagração”, relatou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.

Leia Também:  Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura de acesso

Segundo o presidente, após a aprovação, foram divulgados os locais de concentração dos servidores em cada cidade. “Este ano, o servidor não vai permanecer no órgão durante a greve. Cada cidade vai ter um local de concentração para onde o servidor vai se dirigir e assinar a lista de frequência que deverá ser devolvida para o Sindicato”, explicou.

Também foi entregue material de divulgação e orientação sobre a greve. “O SISEPE-TO organizou um kit com adesivos, apitos, coletes, cartilhas explicativas, faixas e tudo mais que será necessário durante o movimento. Na Assembleia, um representante de cada município ficou responsável por pegar o kit para levar até a sua cidade, onde compartilhará com os seus colegas”, relatou Pinheiro.

As informações completas sobre os locais de concentração, lista de frequência, orientações jurídicas e esclarecimentos estarão disponíveis a partir das 8 horas de segunda-feira, dia 08, no site http://www.sisepe-to.org.br/sindicato/.

 

Palácio Araguaia
Após a votação, os servidores seguiram para o Palácio Araguaia onde acompanharam o protocolo do Ofício que comunicou ao Governador do Estado, a decisão sobre a greve. Com a entrega do ofício, o SISEPE-TO cumpre a lei de greve e obedece o prazo estabelecido para enviar aos órgãos competentes o comunicado sobre a greve e os serviços que sofrerão interrupção.

Leia Também:  Deputado Carlos Gaguim entrega veículos a municípios através da Codevasf

 

Greve Geral
Com a deliberação desta sexta, o SISEPE-TO ratificou a decisão da Assembleia Geral Extraordinária do dia 11 de junho, quando, no auditório da Assembleia Legislativa, os servidores aprovaram que, caso a negociação da database não avançasse, haveria deflagração de greve geral coordenada pelo MUSME-TO.
Na tarde da última quinta, dia 04, a categoria da saúde e da Educação, representadas respectivamente pelo SINTRAS e pelo SINTET, também aprovaram a deflagração de greve a partir do dia 09. As demais categorias integrantes do MUSME-TO já realizaram Assembleias em junho, onde também aprovaram a deflagração de greve.

 

Reivindicação
Os servidores públicos do Poder Executivo reivindicam o pagamento dos retroativos da data-base 2015, além da implantação do índice de 9,8307% referente à data-base 2016.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa assina convênio para implantação do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado no Tocantins

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu na sexta-feira, 14, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, a visita institucional do presidente do Banco da Amazônia S.A. (Basa), Luiz Lessa. Além de estreitar a relação com instituição bancária, o encontro foi marcado pela assinatura de convênio entre o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Fomento, e o Basa, que visa estabelecer o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) em todo o estado.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa enfatizou que o Banco da Amazônia é um grande parceiro no processo de desenvolvimento do Tocantins. “Esse convênio que assinamos agora é muito importante para a nossa economia, porque vai beneficiar pessoas que até então não tiveram acesso ao crédito, principalmente nas pequenas localidades”, pontuou o chefe do Executivo.

O programa destina-se à concessão de financiamento de investimento e ao custeio das atividades agropecuárias e não agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias próximas, assim como implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e prestação de serviços agropecuários e não agropecuários, observadas as propostas ou os planos simples específicos, podendo os créditos cobrir qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida.

Leia Também:  Deputado Carlos Gaguim entrega veículos a municípios através da Codevasf

Durante o encontro, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância do programa para inserir as pequenas comunidades no processo produtivo. “Esse programa do governo federal visa àquela pessoa que está dando o primeiro passo no desenvolvimento do seu negócio. Ele é importante, porque não vem somente com o crédito, é associado a um treinamento e a uma orientação do beneficiado, daí a importância da junção dos nossos esforços com o Governo do Tocantins”, salientou o presidente da instituição.

Trabalho conjunto

Para assegurar que esse crédito do Banco da Amazônia chegue até as famílias, será realizado um trabalho conjunto entre a Agência de Fomento do Estado e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Por meio do convênio, o Basa repassa os recursos para a Agência de Fomento, que fará a intermediação desses recursos para o pequeno agricultor.

O presidente da Fomento, Portilho Prado, explicou que a orientação do governador Wanderlei Barbosa é que o maior número de pessoas sejam inseridas no processo produtivo. “Vamos buscar todos os agricultores familiares, indígenas, quilombolas e assentados para fazer o financiamento do programa. É um recurso que vai atingir todos, com juros subsidiados e prazos dilatados. A meta é atingir aproximadamente 15 mil pessoas em todo o estado com esse benefício”, explicou o gestor, ao complementar que, para isso, serão realizadas caravanas com o Ruraltins e o Naturatins, em parceria com os prefeitos, para que esses recursos cheguem ao maior número possível de pessoas.

Leia Também:  Carlesse apresenta o Jalapão ao Ministro do Turismo e solicita parceria para melhorar infraestrutura de acesso

O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, ressaltou que o órgão é responsável pelo cadastramento dos produtores e que o Ruraltins vai dar condições jurídicas para que uma grande parcela dos pequenos produtores tenham acesso ao crédito. “O Ruraltins conta com técnicos capacitados e vamos realizar uma força-tarefa para poder levar o CAR [Cadastro Ambiental Rural] à maioria dos nossos pequenos produtores, para que possam ter acesso ao recurso. É uma iniciativa do governador Wanderlei Barbosa que vai inserir esse segmento no processo produtivo e aquecer a economia dos municípios”, concluiu.

Presenças

Também participaram da reunião o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes; a procuradora-geral do Estado, Irana Coelho; o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura; o presidente do Naturatins, Cledson da Rocha Lima; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; além do superintendente regional do Basa, Edmar Bernaldino; e da diretora comercial do banco, Joana Lima.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA