Estado
SESAU atrasa pagamentos e serviços são suspensos em Araguaína
Secretaria está com débitos de R$ 972.021,79 junto à empresa que presta serviços de imagem no HRA.
A partir de terça-feira, 02, a prestação dos serviços de Raio X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Mamografia e Radiologia Intervencionista do Hospital Regional de Araguaína, Unacon, Hemotologia e Hemorrede e hospitais referenciados serão interrompidos por tempo indeterminado. O motivo que acarretou a suspensão dos atendimentos é o não cumprimento por parte da Secretaria Estadual da Saúde do pagamento dos serviços,como firmado através do contrato nº 130/2015 junto ao prestador Centro de Diagnóstico Tocantins. Os atrasos excedem 90 dias.
O total de débitos da Sesau com a empresa é de R$ 972.021,79, o que impossibilita a continuidade da prestação dos serviços, uma vez que a empresa tem diversas despesas, como folha de pagamento, encargos trabalhistas,manutenção dos equipamentos e impostos, que podem acabar ficando atrasados devido ao não recebimento pelos serviços prestados.
Com a suspensão centenas de pacientes podem ser prejudicados, mas segundo a empresa não restou qualquer alternativa. Várias notificações extra-judiciaisforam enviadas ao secretário Marcos EsnerMusafir alertandopara o problema.
A empresa se solidariza com todos os pacientes e seus familiares, mas informa que asolução passa necessariamente pela gestão da SESAU, que está com os pagamentos atrasados há mais de três meses. “Fomos até o nosso limite, já que as nossas despesas com folha, encargos, manutenção de equipamentos e impostos são muito altas e não podemos continuar financiando os serviços sem qualquer recebimento ou perspectiva, sob pena de ficarmos inviabilizados financeiramente”, afirma o diretor da empresa o Sr. Rubenval Garcia.
A empresa, também notificou diversos outros órgãos e autoridades sobre o problema nos últimos meses (clique no link), como o Governador do Estado, o Comitê Executivo para Monitoramento das Ações da Saúde no Estado do Tocantins (Cemas), o Ministério Público Estadual e Federal, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a justiça federal.
Segundo o departamento jurídico da empresa, a suspensão dos serviços está embasada no inciso XV, do artigo 78, da Lei 8.666/93, que prevê a medida até que os pagamentos atrasados há mais de 90 dias sejam realizados.
O departamento jurídico disse ainda que a empresa tomará todas as medidas jurídicas cabíveis em desfavor da Sesau e seus mandatários em razão do descumprimento do contrato 130/2015, conforme previsto na Lei 8.666/93″.
Notificação realizada ontem pela empresa junto à Sesau, que demonstra todas as notificações e contra-notificações realizadas
Estado
Governo do Tocantins orienta municípios sobre a realização das conferências municipais para a 6ª Conferência das Cidades
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), ressalta a importância da realização das conferências municipais, que deverão ser promovidas por cada município tocantinense até 30 de abril deste ano. A 6ª Conferência das Cidades terá como temática este ano “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
A preparação para a etapa nacional segue um processo participativo e organizado, que inclui reuniões municipais e estaduais. Nesta etapa municipal, as comunidades têm a oportunidade de debater e propor soluções para questões urbanas de suas localidades. As propostas levantadas nesses encontros são levadas para os debates estaduais, que, por sua vez, contribuem para a pauta da Conferência Nacional.
Desde a primeira edição, em 2003, o Tocantins tem se destacado pela participação ativa nas discussões e pela formulação de propostas concretas voltadas ao aperfeiçoamento das políticas urbanas. “A participação do Estado do Tocantins nos debates sobre cidades tem sido um exemplo de compromisso com a melhoria da qualidade de vida urbana e com a construção de políticas públicas inclusivas, sustentáveis e alinhadas às necessidades da população”, destaca o secretário interino da Secihd, Wilson Souza.
Conferência Nacional
Desde 2003, o Ministério das Cidades organiza a Conferência Nacional das Cidades com o objetivo de promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e à melhoria da qualidade de vida nas áreas urbanas do Brasil. Essas reuniões contam com gestores municipais, estaduais e representantes da sociedade civil para discutir temas como planejamento urbano, habitação, mobilidade, saneamento, meio ambiente, resiliência, inclusão digital, equidade de gênero e outros aspectos relacionados à vida nas cidades. A 6ª edição do evento ocorrerá no segundo semestre de 2025.
A Secihd fornece orientações sobre a realização das conferências municipais por meio do e-mail [email protected] e WhatsApp: 63-999857371.
-
PALMAS6 dias atrás
Fredim do Povo é nomeado secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego
-
PROCESSO SELETIVO7 dias atrás
Matrícula dos aprovados para os cursos do TO Graduado da Unitins começam na segunda-feira, 13
-
CIDADES7 dias atrás
Secretário Hercy Filho visita Aurora do Tocantins e reafirma compromisso do Governo com fomento do turismo da região
-
ARTIGOS4 dias atrás
Um breve relato sobre a mineração no Tocantins
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Educação contará com setor específico para atender demandas de alunos com deficiência e outros transtornos
-
POLÍCIA5 dias atrás
Delegados que compõem a Regional da Polícia Civil de Porto Nacional elaboram estratégias para intensificar o combate ao crime no interior
-
Edicao Digital4 dias atrás
Edição 494
-
PALMAS6 dias atrás
Otávio Pernambucano assume diretoria do Procon de Palmas