Estado
Sindicatos aumentam a pressão contra o Governo por data-base de 10,5%
Sisepe e outras entidades podem deflagrar greve geral a partir do dia 05 caso reivindicação não seja atendida.
A mobilização organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (SISEPE-TO) para cobrar o pagamento da data-base dos servidores públicos estaduais ganhou reforço esta semana. Dezenas de outdoors foram espalhadas pelos principais pontos de Palmas com frases de impacto que esclarecerem que a data-base é apenas a reposição das perdas salariais tidas com a inflação. Além dos outdoors também estão acontecendo ações de mobilização no interior, com reuniões nos órgãos estaduais e adesivagem de carros dos servidores.
“A data-base venceu em 1º de maio e até agora não houve nenhuma proposta concreta de pagamento, tanto dos retroativos do ano passado como da data-base deste ano. O SISEPE-TO não vai ficar de braços cruzados. Estamos fazendo a nossa parte, mobilizando a categoria e cobrando o que é um apenas um direito garantido na legislação”, ressaltou o presidente do SISEPE-TO, Cleiton Pinheiro.
Segundo ele, os outdoors e adesivos têm o objetivo de alcançar a população em geral, esclarecendo os motivos dos protestos e da greve. “Caso o Governo não tome nenhuma atitude para cumprir com o direito do servidor, a greve geral será uma realidade já a partir de 09 de agosto”, esclareceu.
REUNIÕES
Em outra frente de mobilização, desde o dia 13 de julho, o SISEPE-TO está percorrendo as principais cidades do interior do Estado reuniões com os servidores públicos. “É a oportunidade de relatar para os colegas como está a negociação com o Governo e também esclarecer dúvidas sobre a greve”, contou o presidente do SISEPE-TO. O Sindicato também está reforçando a convocação para a Assembleia Geral Extraordinária marcada para o dia 05 de agosto e que vai ratificar a deliberação da greve.
Na terça-feira, dia 26, Cleiton Pinheiro e os outros líderes do SISEPE-TO estiveram em Gurupi. Nos próximos dias, a equipe irá para Peixe, Natividade, Dianópolis e outras cidades circunvizinhas. A avaliação da equipe do SISEPE-TO é que os servidores estaduais que residem no interior estão prontos para a greve. “A receptividade tem sido melhor que o esperado. O servidor está consciente de tudo que está acontecendo na negociação e indignado com a postura do Governador Marcelo Miranda de não pagar aquilo que é de direito. Acreditamos que a greve terá grande adesão e participação da categoria”, pontuou Pinheiro. (Assessoria de Comunicação SISEPE-TO, Ana Mariana Araújo e Antonio da Luz)
Estado
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.
“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.
PERFIL
Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.
Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.
Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.
Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.
-
NEGÓCIOS7 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
NEGÓCIOS7 dias atrás
Buriti Empreendimentos lança 3ª Etapa do Cidade Buriti no ARSO 171 oferecendo conceito de bairro inteligente e foco na mobilidade sustentável
-
ESPORTES7 dias atrás
Alunas da ETI Luiz Gonzaga conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê
-
PALMAS7 dias atrás
Vereador Pedro Cardoso aprova uma dezena de requerimentos para melhorias de infraestrutura na capital
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
Estado7 dias atrás
Em Brasília, Wanderlei Barbosa reforça importância da PEC da Segurança Pública após alterações propostas por governadores
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto