PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sustentabilidade social

Tocantins é o estado com melhor índice de sustentabilidade social da Região Norte

Publicado em

O Tocantins é o estado com melhor desempenho em sustentabilidade social da Região Norte do país, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quinta-feira, 20, pelo Centro de Liderança Pública (CLP Brasil). O estado ocupa a 13ª posição nacional, destacando-se à frente de todos os demais da Região Norte, ao apresentar avanços significativos em indicadores como redução da pobreza, moradia digna, saneamento básico e promoção do trabalho.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que os dados refletem os investimentos e a ampliação de ações e serviços realizados pelo Estado. “Esse resultado, assim como os outros avanços conquistados nesses últimos anos, são frutos dos esforços que empenhamos para que o Tocantins se desenvolva cada vez mais. Além disso, essas informações são essenciais para a formulação de políticas públicas que promovam o bem-estar social aos tocantinenses”, salienta o chefe do Executivo estadual.

O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura, ressalta os avanços conquistados pelo estado nos últimos anos. “O Tocantins avançou significativamente nos indicadores de sustentabilidade social, refletindo o compromisso da gestão Wanderlei Barbosa com a melhoria da qualidade de vida da população”, pontua.

Leia Também:  Procon vai fiscalizar novas normas para comerciantes de carnes

Conforme o CLP Brasil, o pilar da sustentabilidade social foi construído a partir de uma visão multidimensional para o tema da vulnerabilidade. É o terceiro com maior peso no cômputo geral do Ranking de Competitividade dos Estados (11,5%), superado apenas por Segurança Pública e Infraestrutura. Na Região Norte, os estados ficaram posicionados da seguinte forma no ranking de sustentabilidade social: Tocantins (13º), Rondônia (19º), Amazonas (21º), Acre (23º), Pará (24º), Roraima (26º) e Amapá (27º). Já com relação aos estados da Região Nordeste, o Tocantins ficou atrás apenas do Rio Grande do Norte (12º), em seguida vindo os estados do Ceará (14º) e da Paraíba (15º).

No cenário nacional, foram destaques com o melhor desempenho em sustentabilidade social Santa Catarina (1º), Distrito Federal (2º) e São Paulo (3º). O estudo completo pode ser acessado no link.

Sustentabilidade social

O estudo aponta que o pilar sustentabilidade social é composto por 16 indicadores, com foco em aspectos essenciais para a qualidade de vida da população. Entre os indicadores, destacam-se o Acesso ao Saneamento Básico – Água, que mede o número de domicílios com acesso à água canalizada; e o Acesso ao Saneamento Básico – Esgoto, que avalia os domicílios conectados à rede de esgoto.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governo do Tocantins promove Curso de Empreendedorismo no Sine de Palmas

Published

on

Com o propósito de despertar o espírito empreendedor, e capacitar os participantes com conhecimentos práticos e estratégias eficientes para iniciar e gerenciar seus próprios negócios, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e Superintendência do Trabalho, promove o Curso de Empreendedorismo – Seja Seu Próprio Chefe.

O curso é inteiramente gratuito, na modalidade presencial, e ocorre da segunda-feira, 7, até a sexta, 11, das 19 às 22 horas, no auditório do Sine Central de Palmas, localizado na avenida Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, Conjunto 01, no Centro Empresarial Gold Star.

O facilitador e orientador profissional do Sine, Aeronssaytt Gomes de Oliveira, explica que o curso acontece por meio de metodologias dinâmicas e exemplos reais. “O curso incentiva a autonomia, a criatividade e o protagonismo dos participantes na construção de soluções sustentáveis e rentáveis. Além de apostila completa com técnicas e exercícios práticos, e acesso aos materiais complementares, o curso fornece também certificado de participação”, destaca.

Quem deseja participar pode se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/r/AAUSVxijSM

PÚBLICO-ALVO

Leia Também:  Tocantins mantém redução da base de cálculo do ICMS para empresas optantes pelo Simples Nacional

O curso, com carga-horária total de 15 horas, é voltado para Jovens e adultos interessados em iniciar seu próprio negócio, trabalhadores informais que desejam formalizar suas atividades, pessoas em transição de carreira e profissionais que buscam independência financeira por meio do empreendedorismo.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

No curso serão trabalhadas visão estratégica de negócios, tomada de decisão com foco em resultados, liderança e autogerenciamento, planejamento e organização, comunicação e negociação, criatividade e inovação, e gestão financeira básica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Durante o curso serão vistos a Introdução ao Empreendedorismo, com conceito, perfil e importância do empreendedor; Mentalidade Empreendedora, que inclui autoconhecimento, propósito e comportamento; Identificação de Oportunidades, destacando leitura de mercado, tendências e necessidades locais; Planejamento do Negócio, introduzindo Canvas, plano de ação, metas e indicadores; Marketing e Posicionamento com estratégias de comunicação, redes sociais e branding; Vendas com Inteligência, com Técnicas de venda, negociação e fidelização; e Gestão Financeira Simplificada, com precificação, fluxo de caixa e controle de custos.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA