PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Tocantins enfrenta baixa umidade do ar e risco de queimadas

De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Tocantins, todos os municípios tocantinenses encontram-se em situação crítica de risco de incêndios florestais.

Publicado em

A intensificação da temporada de lazer em julho, veraneio no Tocantins, corresponde também ao período crítico de estiagem e da baixa umidade do ar registrada no Estado. De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no Tocantins, todos os municípios tocantinenses encontram-se em situação crítica de risco de incêndios florestais.

 

Sobre a umidade relativa do ar, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Umidade Relativa do ar (UR) para as regiões Central, Sul e Sudeste do Estado já se encontra em estado de alerta, pois foram registrados índices abaixo de 20%. Dos municípios monitorados, sete (Palmas, Dianópolis, Gurupi, Paranã, Pedro Afonso, Porto Nacional e Taguatinga) permanecem em estado de alerta, com registros de 15% de umidade.

 

Já nos registros de focos de calor, o Tocantins figura em segundo lugar, perdendo apenas para Mato Grosso. Segundo o gerente do Centro de Monitoramento da Defesa Civil, major bombeiro Cássio de Sousa Pedro, toda a população tocantinense precisa estar atenta à intensificação do período seco, principalmente no cuidado com crianças e idosos. “As pessoas precisam estar constantemente hidratadas, usar roupas leves e em caso de exposição ao sol das 10 às 16 horas, nas praias tocantinenses, ficar atentos e usar bloqueadores solares como chapéus e bonés além do protetor solar”, ressaltou.

Leia Também:  Defensoria vai à Justiça para que pacientes da neurocirurgia sejam operados pelo Plansaude

 

Orientações

 

A Defesa Civil Estadual orienta a todos que durante o período de estiagem, onde há aumento da temperatura e baixa Umidade Relativa do Ar (UR%), estando o valor mínimo da UR%:

 

Até 30% – Observação;

Entre 30% e 20% – Estado de Atenção;

Entre 20% e 12% – Estado de Alerta;

Abaixo de 12% – Situação de Emergência.

 

(CEDEC/SP)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto

Published

on

O Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) parabenizou o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) por sua reeleição como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) com todos os 23 votos válidos. A única abstenção foi do deputado Júnior Geo (PSDB). Amelio foi reeleito em 2022 com 22.921 votos para seu quinto mandato como deputado estadual.

“Gostaria de parabenizar o deputado Amélio Cayres pela recondução à Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Sua vitória com 23 por unanimidade demonstra a maturidade pautada no diálogo e no bom senso do nosso parlamento que nestes próximos dois anos e dois meses certamente continuará mantendo todos os canais abertos entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo em busca do melhor para a população do Estado do Tocantins”, disse o Governador Wanderlei Barbosa.

PERFIL

Amélio Cayres de Almeida, nasceu no dia 10 de setembro de 1961, em Érico Cardoso (BA). Veio para o Tocantins em 1976, ficando raízes na região do Bico do Papagaio. É casado há 28 anos com Genecí Pepértua dos Santos Almeida e pai de três filhos: Matheus, Fiamma e Raul.

Leia Também:  Energisa lança campanha para reduzir número de acidentes de trânsito envolvendo postes de energia

Em 1996, entrou para a política e foi eleito a prefeito de Esperantina – TO, sendo reeleito em 2000.

Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez e está no quinto mandato consecutivo.

Filiou-se ao Republicanos em março de 2022, partido do qual é 2º vice-presidente estadual, e em outubro do mesmo ano, conquistou 22.921, o quinto mais votado em todo o estado. Em fevereiro de 2023 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa pela primeira vez, com 23 votos dos 23 deputados estaduais presentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA