Estado
TRE- TO recebe imprensa para teste de segurança nas urnas eletrônicas
A intenção é não deixar acontecer possíveis problemas no dia das eleições e também proporcionar mais qualidade aos equipamentos.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, recebeu a imprensa na Central de Urnas da Justiça Eleitoral, na manhã desta terça-feira (7/6), para acompanhar o segundo Simulado Nacional de Hardware, que acontece simultaneamente em todos os regionais brasileiros, e é uma forma de dar transparência e mostrar à sociedade como são realizadas as atividades preventivas nas Urnas Eletrônicas, antes de serem transportadas para as zonas eleitorais e utilizadas no dia do Pleito.
A Central de Urnas do TRE-TO foi inaugurada em junho do ano passado e abriga 4.852 urnas eletrônicas, que passam pelo processo contínuo de testes e aprimoramento dos sistemas a fim de que estejam em pleno funcionamento no dia das eleições. Durante o encontro, a desembargadora destacou o importante papel dos meios de comunicação na divulgação dos projetos e ações da Justiça Eleitoral, como a Biometria e a segurança do processo eleitoral.
De acordo com a presidente do TRE-TO, o segundo Simulado Nacional de Hardware dá continuidade aos preparativos para as Eleições 2016 e são coordenadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Aqui no Tocantins ele acontece de 7 a 10 de junho, com a finalidade de identificar e evitar possíveis falhas nos componentes da urna eletrônica: leitor biométrico, teclado, impressora, monitor, micro terminal, entre outros. A operação será realizada em 190 urnas em ambiente físico simulado, com a participação de servidores das Secretarias do TRE. Com esta ação, o TSE estima que aproximadamente 4% das urnas de cada estado sejam testadas, possibilitando a tomada de medidas para correção de problemas”, disse.
Para o coordenador de Suporte e Infraestrutura, Valdenir Júnior, a segurança da urna envolve vários processos, dentre os quais os testes públicos e a fiscalização dos sistemas eletrônicos, que são disponíveis no período de 6 meses para comprovar a segurança do sistema para depois ser realizada a cerimônia de lacração das urnas. “Outra importante ação de segurança é realizada um dia antes da eleição, é a votação paralela, onde três urnas são auditadas para testar sua segurança. O processo é realizado desde 2010, inclusive por um órgão certificador externo. Algumas outras melhorias também estão previstas para estas eleições, como o QR Code, onde qualquer eleitor pode ter acesso ao boletim de urnas por meio do celular”, explicou o coordenador.
Ainda durante o encontro, o coordenador de Sistemas Eleitorais e Logística, Rogério Nogueira, explicou como é realizado os testes nas urnas. “Os equipamentos são escolhidos por amostragem, simulando uma votação, das 8 às 17 horas. A intenção é não deixar acontecer possíveis problemas no dia das eleições e também proporcionar mais qualidade aos equipamentos que estamos. Em seguida é gerado um diagnóstico, que é enviado ao TSE para chegar a uma solução de problemas que possam acontecer, além do mais melhora a qualidade dos sistemas que estão sendo disponibilizados aos eleitores”.
A imprensa também pôde acompanhar de perto os testes, tanto o simulado, quanto o exaustivo. “Verificados todos os detalhes das urnas: cargas de baterias, trocas de componentes, depois são executados e em seguida é realizado o teste exaustivo. O Brasil é o País da urna eletrônica. Ela é a menina dos olhos da gente. Nos preocupamos desde a manutenção ao transporte das urnas”, explicou o chefe da seção de voto informatizado e urna eletrônica, Francisco Moura.
Até as eleições ainda serão realizados outros três testes nas urnas eletrônicas, o último inclusive já será realizado pelos técnicos dos cartórios eleitorais.
Dados
Quantidade de Urnas Eletrônicas: 4852
Quantidade de Seções: 4028
Quantidade de Locais de Votação: 912
Quantidade de Urnas de Contingencia: Media de 30 % a mais

Estado
Conceição Alves Irmã é empossada vereadora de Palmas

A Câmara de Palmas deu posse nesta quarta-feira, 17, à suplente da vaga do Patriota, Maria da Conceição Alves de Melo. Ela substituirá José do Lago Folha Filho, que se licenciou para assumir a Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Palmas.
Em seu discurso, a vereadora agradeceu a todos e falou sobre a linha de trabalho que pretende adotar no período que estiver na Casa de Lei. “Defenderei e apoiarei mulheres, jovens, crianças e adolescentes. Atuarei pela valorização dos servidores públicos, zelando pela garantia dos seus direitos. Irei ainda fortalecer a relação do Legislativo com os representantes de bairros. Assim poderemos desenvolver políticas públicas e sociais”, comentou.
Natural de Porto Nacional, Maria da Conceição é moradora de Palmas desde 1991. Ela tem 58 anos e se define como uma mulher de atitude, trabalhadora, dedicada às causas sociais, que zela pela família, emprego e bem estar de todos. A vereadora angariou 546 votos na eleição de 2020.
—
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição6 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição 368
-
Eleição3 dias atrás
Em Taguatinga, Ataídes Oliveira participa de Festejo e defende mais incentivo à valorização da cultura regional
-
CIDADES1 dia atrás
Nota de Esclarecimento
-
Eleição3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de missa do vaqueiro em Taguatinga e destaca importância tradicional do evento