PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Estado

Unitins recebe visita do embaixador da Belarus

Leonid Krupets vai falar sobre a história do país, as relações com o Brasil e a luta contra a radioatividade.

Publicado em

O embaixador da Belarus no Brasil, Leonid Krupets, será recebido na Universidade do Tocantins (Unitins) na próxima quarta-feira, dia 1º de junho. O diplomata fará uma visita institucional na sede administrativa de Palmas, às 9h, e vai ministrar uma palestra no Câmpus Graciosa, às 10h. O objetivo é realizar uma apresentação sobre a República da Belarus, falar sobre as relações bilaterais com o país e a luta contra a radioatividade tendo como objeto principal a catástrofe de Chernobyl (1986).

 

Krupets chega ao Tocantins no dia 30 de maio e fica até 2 de junho em uma série de programações que visam a aproximação das relações com o Brasil. O embaixador será acompanhado pelo cônsul bielorruso Ilya Lutski e pela assessoria de assuntos internacionais do governo do Tocantins. Na manhã desta terça-feira, 31, ele esteve reunido com o governador do Estado, Marcelo Miranda.

 

Na apresentação sobre Belarus, o embaixador vai falar sobre história, política, economia, cultura, ciência e educação deste país que fazia parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), desfeita no início da década de 1990. Mas a possibilidade de parcerias comerciais no Tocantins deve ser o grande atrativo. Krupets vai argumentar sobre o interesse de Belarus em instalar indústrias de produção fora do país e de outras parcerias comerciais. Na economia os bielorrussos se destacam na metalurgia (7,8% do mercado mundial de tratores) e na indústria química (terceiro maior exportador mundial de fertilizantes).

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro para festas de Natal e Ano Novo

 

A visita do embaixador da Belarus ao Tocantins foi acertada no último dia 1º de abril, na Embaixada da Belarus, em Brasília, em uma reunião de Leonid Krupets com representantes do governo tocantinense. Na ocasião, outros temas abordados foram a possibilidade de intercâmbio de estudantes brasileiros nas universidades bielorrussas e o intercâmbio turístico entre os dois países.

 

Belarus
A Bielorrússia ou Belarus, oficialmente República da Belarus, tem extensão territorial de 207.600 km² e estálocalizado no leste europeu. O país faz fronteira com Rússia, Ucrânia, Polônia, Lituânia e Letônia. A população é estimada em 9,49 milhões de habitantes. A capital é Minsk.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Estado

Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que isenta imposto do peixe criado no Tocantins

Published

on

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou Decreto que altera o Regulamento do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (RICMS) que visa isentar os criadores de peixe em cativeiro do pagamento do imposto. Com o Decreto, ficam isentos da tributação as operações internas e interestaduais de pescados criados no Tocantins, sejam frescos, resfriados ou congelados, bem como, suas carnes e partes in natura.

O Governador destacou que essa Lei é importante para impulsionar o setor, que vem experimentando um crescimento significativo no Estado, mas precisa desse benefício para crescer ainda mais, gerar emprego e, automaticamente, o desenvolvimento da piscicultura e do Tocantins. “Essa Lei vai permitir que aqueles que criam peixe em cativeiro possam comercializar sem imposto. É mais um incentivo do nosso Governo para crescer essa vertente e melhorar a vida dos tocantinenses”, enfatizou o governador Wanderlei Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça dá um ano para Assembleia reduzir cargos em comissão e adequar quadro
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA