PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

SEGURANÇA

Celular Seguro: entenda como vai funcionar a plataforma

Publicado em

 

Um “botão de emergência” para impedir o acesso de criminosos a aplicativos financeiros e dados pessoais em caso de roubo ou furto de celulares já está disponível para a população. O aplicativo e o site Celular Seguro, lançados nesta terça-feira (19), permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.

“Estamos construindo um botão de emergência, para que a pessoa rapidamente aperte e as operações fiquem bloqueadas, para que ela possa reorganizar sua vida com mais calma, sem ter a agonia de uma hora para outra parar sua vida para fazer 300 ligações para bloquear uma série de canais que expõem ela a crimes financeiros e golpes”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo Capelli, o Celular Seguro tem o objetivo de reduzir a atratividade do delito e desestimular a receptação de aparelhos roubados, que acaba incentivando o delito.

“O objetivo é transformar o aparelho roubado em um pedaço de metal inútil. No momento em que o aparelho é bloqueado nas redes, a linha, o acesso bancário e os aplicativos de forma rápida reduz muito a atratividade do delito e reduzirá muito também os roubos e furtos”, disse.

Brasília(DF), 19/12/2023 - O Secretário-executivo do MJ Ricardo Cappelli, e o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, no lançamento do site e aplicativo Celular Seguro. Foto:Wilson Dias/Agência Brasil

O secretário executivo do MJ, Ricardo Cappelli, e o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri, no lançamento do site e aplicativo Celular Seguro. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em 2022, foram registrados 999.223 roubos e furtos de celulares no país, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Mas, segundo Capelli, tudo indica que a subnotificação ainda é muito grande em função dos caminhos que os usuários têm que percorrer atualmente para fazer o bloqueio da linha e do aparelho.

Leia Também:  Janad consolida liderança na casa dos 40%, apontam as três últimas pesquisas registradas

Nesta terça-feira foram assinados memorando com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Bradesco, Santander, Itaú, Banco Inter, Sicoob, XP Investimentos, Banco Safra, Banco Pan, BTG Pactual e Sicredi.

Também foram firmados protocolo de intenções com empresas como Google, Uber, 99, Zetta, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). Firmaram adesão ao aplicativo a Conexis Brasil Digital e as empresas Claro, Vivo e TIM.

Como funciona

O aplicativo para sistemas Android e IOS estará disponível a partir desta quarta-feira (20), mas o serviço já pode ser acessado pelo site Celular Seguro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Após baixar o aplicativo ou acessar o site, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando o número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.

O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderá registrar uma ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

Leia Também:  Edital para concurso do TRE-TO é autorizado, a banca será a Cespe UNB

Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para instituições participantes, para que tomem as ações necessárias, como o bloqueio de aplicativos financeiros, do aparelho e da linha telefônica.

O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso continuar bloqueando a linha entrando em contato com a operadora de telefonia.

arte celular seguro

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PROCESSO SELETIVO

UFT divulga seleção para Processo Seletivo por Análise Curricular (PSAC)

Published

on

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) anuncia a abertura do Edital do Processo Seletivo por Análise Curricular (PSAC) para o preenchimento de vagas remanescentes do semestre 2024/2.

Este processo seletivo visa ocupar as vagas não preenchidas pelo Vestibular e PSENEM 2024/2, por meio da análise curricular do histórico escolar do Ensino Médio, especificamente considerando as notas do 3° ano.

São oferecidas 288 vagas distribuídas em 19 cursos nos cinco câmpus da UFT (Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional). A inscrição será realizada exclusivamente via internet, através do site www.copese.uft.edu.br, entre os dias 02 a 06 de agosto. A inscrição é de responsabilidade do próprio candidato, que deverá fornecer todas as informações corretas e completas no formulário de inscrição.

A taxa de inscrição é de R$60,00 e o prazo para solicitação de isenção, caso necessário, é até o dia 26 de julho. A opção por curso deverá ser efetivada no momento do preenchimento do formulário de inscrição, através da marcação do código específico do curso, conforme Anexo I do documento.

O Edital completo pode ser conferido através deste link disponível na página da Copese.

Leia Também:  Pesquisadores do Tocantins desenvolvem Teste para o diagnóstico do Zika Vírus

Principais datas
Solicitação de isenção: 26/07/2024
Inscrição e envio de documentação (histórico escolar): 02/08/2024 (a partir das 9h) a 06/08/2024 (até as 17h)
Resultado Final: 16/08/2024

Câmpus e respectivos cursos

Arraias

Matemática e Pedagogia (Licenciaturas)

Gurupi
Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia Florestal (Bacharelados)

Miracema
Pedagogia (Licenciatura)
Serviço Social (Bacharelado)

Palmas
Ciências Econômicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Jornalismo (Bacharelados)
Filosofia, Pedagogia, Teatro (Licenciaturas)

Porto Nacional
Geografia (Bacharelado)
Ciências Biológicas, História, Letras Inglês e Português e literaturas (Licenciaturas)
COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA