Combate à dengue
BRK alerta para cuidados no combate à dengue durante o período chuvoso
Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue tendem a aumentar devido ao acúmulo de água, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela urbana. Diante desse cenário, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantis e Pará, alerta para a necessidade de adotar medidas preventivas, essenciais para evitar a reprodução do inseto.
No Tocantins, foram registrados 4,8 mil casos e quatro óbitos por dengue nos primeiros nove meses de 2024, conforme dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses. Esses números poderiam ser ainda mais elevados sem os serviços de coleta e tratamento de esgoto fornecidos pela companhia, visto que a ampliação de 10% na cobertura de saneamento básico é capaz de reduzir em mais de 50% as internações causadas por dengue no Brasil, como mostra a pesquisa realizada pela IDB Invest, em parceria com a BRK.
“As políticas públicas voltadas ao saneamento básico desempenham papel essencial na promoção da saúde e da qualidade de vida, pois minimizam significativamente a presença de vetores, como o Aedes aegypti. Essas iniciativas criam condições desfavoráveis à disseminação de parasitas, bactérias e agentes patogênicos, contribuindo para a prevenção de diversas doenças”, destaca o gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK, Antônio Rodrigues.
Confira algumas dicas práticas da BRK para evitar a reprodução do mosquito:
– Mantenha garrafas vazias viradas com a boca para baixo e evite água parada em potes e pneus;
– Verifique o acúmulo de água parada nas calhas e mantenha a limpeza em dia;
– Higienize e tampe corretamente a caixa d’água para evitar acúmulo de resíduos sólidos;
– Feche bem os sacos de lixo e mantenha as lixeiras tampadas;
– Limpe semanalmente ou preencha os pratos dos vasos de plantas com areia;
– Limpe frequentemente os potes de água para animais;
– Cubra e realize manutenção periódica de áreas com piscinas.
GERAL
Ex-mulher de homem-bomba que atacou o STF morre após incêndio em casa
Daiane Dias, ex-esposa do homem-bomba que realizou ataques em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), faleceu na madrugada desta terça-feira, 3 de dezembro, aos 41 anos, no Hospital Tereza Ramos, em Lages (SC). Ela estava internada desde 18 de novembro após incendiar sua própria residência em Rio do Sul, sofrendo queimaduras em 80% do corpo. A Polícia Científica de Santa Catarina foi acionada para os procedimentos necessários após o falecimento ¹.
Fonte: Portal Leo Dias
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
CIDADES7 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
GERAL6 dias atrás
NAEPE cria software que promete transformar o setor cultural brasileiro
-
POLÍCIA6 dias atrás
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
-
Estado6 dias atrás
Senador Eduardo Gomes despacha com prefeitos e parlamentares em Brasília e reforça compromisso com municípios tocantinenses
-
CIDADES6 dias atrás
Prefeito reeleito Big Jow tem contas de campanha aprovadas
-
GERAL7 dias atrás
BRK promove Feirão Blue Friday com condições especiais para negociação de débitos