Castra Pet
Semus lança site Castra Pet e aumenta número de vagas para castração de cães e gatos
A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) lançou nesta segunda-feira, 25, o Castra Pet, novo site para cadastro e agendamento para castração de cães e gatos. Com o lançamento, a Semus abre oficialmente nesta quarta-feira, 27, a agenda de dezembro com 100 vagas e, ao longo dos próximos meses, aumentará a oferta do serviço. O acesso à plataforma deve ser feito pelo site https://castrapet.palmas.to.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, a ampliação de vagas foi possível com a adesão de clínicas veterinárias particulares ao edital de credenciamento N.º 2/2023. “Atualmente o serviço de castração já é ofertado pela rede na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses e no Hospital Veterinário da Faculdade Ulbra Palmas, sendo ofertada cerca de 100 vagas mensalmente. Agora, com a adesão de mais duas empresas, nós conseguiremos aumentar cerca de mais 100 vagas todos os meses”, explicou.
A coordenadora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Benta Figueiredo, diz que aqueles que já tinham cadastro no site antigo para agendamento (Caievs) deverão fazer um novo no Castra Pet. “Esta nova plataforma tem como finalidade aumentar o acesso ao serviço de forma gratuita para toda a comunidade e, para aqueles que tinham cadastro no site antigo, o novo cadastramento será a oportunidade para atualização de dados como telefones para contato e endereço”.
Sobre o credenciamento
O prazo de vigência do edital das duas clínicas veterinárias credenciadas à Semus é de 24 meses e prevê um total de 4.243 vagas para cães e gatos ao longo do período. No primeiro ano serão 1.200 vagas disponibilizadas, garantindo 100 procedimentos por mês para ambas as empresas. Novos estabelecimentos veterinários poderão participar do processo de credenciamento.
GERAL
Escolas deverão facilitar denúncia de violência contra mulher durante matrícula
Foi sancionado o Projeto de Lei do deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB), que propunha a obrigatoriedade de disponibilizar no ato da matrícula escolar um formulário para denúncia de violência contra a mulher nas escolas do Tocantins.
A lei de número 4.560 já está em vigor e vale para as matrículas realizadas presencialmente e pela internet, sendo que deverá ser assegurado o preenchimento individual e isolado. “Esta é mais uma medida de prevenção e combate à violência contra a mulher, que não pára de fazer novas vítimas. Infelizmente, o número de feminicídios vem aumentando e não podemos cruzar os braços diante destes crimes bárbaros”, alertou Mantoan.
A legislação também prevê que todas as instituições de ensino do Estado deverão disponibilizar informações sobre a violência de gênero. As denúncias serão encaminhadas às autoridades de segurança pública para que providências sejam tomadas. Caso as agressões estejam ocorrendo, os funcionários são orientados a acionar a polícia, evitando novo contato entre a vítima e o agressor.
-
NEGÓCIOS7 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
NEGÓCIOS7 dias atrás
Buriti Empreendimentos lança 3ª Etapa do Cidade Buriti no ARSO 171 oferecendo conceito de bairro inteligente e foco na mobilidade sustentável
-
PALMAS7 dias atrás
Vereador Pedro Cardoso aprova uma dezena de requerimentos para melhorias de infraestrutura na capital
-
ESPORTES7 dias atrás
Alunas da ETI Luiz Gonzaga conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Estado7 dias atrás
Em Brasília, Wanderlei Barbosa reforça importância da PEC da Segurança Pública após alterações propostas por governadores