PALMAS

FOGO NO FOGO 2022

Trabalho do MPTO para prevenção e combate às queimadas é destaque

Publicado em

GERAL

O procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), representou o Ministério Público do Tocantins (MPTO) no lançamento oficial do programa Foco no Fogo 2022. O evento foi realizado nesta segunda-feira, 16, e visa orientar a população sobre educação ambiental com foco na prevenção de queimadas e incêndios florestais.

Durante o evento, foi destacado o trabalho do Caoma no monitoramento das queimadas e incêndios florestais, que apontou a redução de 51% de área queimada em imóveis rurais em 2021, no período mais crítico (julho a outubro), em comparação ao ano anterior, representando um avanço no controle e combate às queimadas irregulares.

“O Ministério Público tem atuado fortemente junto ao Comitê do Fogo, usando a tecnologia como aliada no monitoramento das unidades de conservação, terras indígenas e propriedades rurais no período mais crítico de incidência dos incêndios florestais. Com os dados, o MPTO realiza notificações, recomendações para o cuidado com o uso do fogo e alerta sobre as consequências da falta desses cuidados”, explicou o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior.

Leia Também:  Acadêmicos da UFT realizam campanha para doação de sangue

O procurador de Justiça afirmou que como resultado do monitoramento feito pelo MPTO e o trabalho do programa Foco no Fogo, verificou-se uma redução no número de propriedades e a extensão da área queimada de 2020 para 2021. “Em 2020, 5.600 propriedades tiveram áreas queimadas, já em 2021 houve redução para 2.700. Resultado dos esforços dos integrantes do Comitê Estadual do Fogo e do trabalho do MPTO, por meio da sua Força-tarefa Ambiental e Promotorias de Justiça Regionais Ambientais”, ressaltou.

Foco no Fogo

 

O programa Foco no Fogo é realizado pelo Comitê Estadual de Prevenção e Controle às Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (Comitê do Fogo) que conta com a participação do MPTO e mais 31 instituições.

Durante o período de seca no Estado, o Comitê do Fogo, por meio do programa, realiza campanhas publicitárias, spots em rádios, ações educativas de prevenção a incêndios florestais, atividades voltadas a orientar, sensibilizar e conscientizar a população sobre prevenção, controle e combate às queimadas.

As ações têm como público-alvo agropecuaristas, empresários, munícipes e demais entes envolvidos com incêndios rurais no Tocantins.

Leia Também:  Garoto de 11 anos está desaparecido desde a tarde de ontem
Fonte: MP TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Aulão preparatório para concurso do TJ-TO acontece neste sábado, 25

Publicados

em

O mega Aulão de Véspera Caminho das Pedras para o concurso do Tribunal de Justiça- TO já tem data marcada, e você já pode garantir sua vaga!

O evento acontecerá um dia antes da prova, neste sábado, 25 de junho. O aulão começará às 8:30h e encerrará às 18h após uma revisão de todas as disciplinas.

Serão trabalhadas questões comentadas e dicas. Os aluno passarão por uma verdadeira imersão completa em todos os conteúdos que poderão cair na prova.

As vagas são limitadas, e é necessário comprar o passaporte através do site: www.gpscursos.com.br/aulaotj

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  BRK Ambiental lança plataforma para cadastro de currículos e contratação de profissionais
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA