INTERIOR
MPTO vistoria as obras do CAPS Infantil em Palmas e cobra estrutura de acesso ao local

As obras de construção do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) de Palmas foram novamente vistoriadas por uma equipe do Ministério Público do Tocantins (MPTO) nesta segunda-feira, 18. O objetivo foi verificar o andamento da obra e conferir se os compromissos assumidos pelo Município na última visita estão sendo cumpridos.
Após percorrer as instalações e os arredores da obra, a promotora de Justiça Araína Cesárea D´Alessandro, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, voltou a cobrar do Município infraestrutura de mobilidade urbana que facilite o acesso ao Capsi, que está sendo construído na 1301 sul.
Segundo a promotora, é necessária a pavimentação e abertura de ruas que interliguem o ponto de ônibus na Teotônio Segurado com o local e que seja viabilizada a implantação de um ponto ou linha de ônibus mais próximo à estrutura.
Desde a última visita, em 05 de maio, a abertura das ruas no interior da quadra ainda não foi realizada e a pavimentação da Lo-31 está na fase inicial.
Sobre o cronograma da obra, parte do que havia sido cobrado foi entregue, a exemplo das adaptações em algumas salas e banheiros para pessoas com necessidades especiais e a construção de uma grade ao redor, para garantir maior segurança ao local.
A promotora também questionou sobre o cronograma da obra e as providências para garantir a quantidade de profissionais de saúde das especialidades, como psiquiatria e terapia ocupacional.
A inspeção foi acompanhada por técnicos dos Centros de Apoio Operacional da Saúde, da Infância e Juventude e do Patrimônio Público e Criminal, bem como do Conselho Municipal de Saúde. Uma nova inspeção ficou agendada para o dia 30 de agosto.
A construção do Capsi Infantil é uma demanda antiga da sociedade, tendo inclusive sido judicializada pelo MPTO, a fim de compelir o Município a prestar atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes e a dependentes de álcool ou outras drogas. (Daianne Fernandes – Ascom/MPTO)
Fonte: MP TO

INTERIOR
Primeiro dia de curso sobre gestão de contratos reúne centenas em aula on-line

Começou nessa segunda-feira, 15, e vai até o dia 19, na modalidade on-line, o curso sobre “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado, por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon). A capacitação tem como objetivo qualificar os servidores e gestores públicos contribuindo para uma boa gestão na fiscalização dos contratos.
A abertura foi feita pelo conselheiro titular da Segunda Relatoria, André Luiz de Matos Gonçalves, que deu boas-vindas ao participantes e falou da importância do treinamento. Ele destacou que o curso é serve para tirar todas as dúvidas sobre gestão e fiscalização. O conselheiro disse ainda que é preciso compreender os contratos para fiscalizar.
A diretora do Iscon, Márcia Ribeiro, falou em nome do Presidente da Corte, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, desejou ótimo aproveitamento aos participantes e falou que o curso é importante para uma capacitação adequada dos servidores que atuam na fiscalização.

A capacitação que tem 25 horas de carga horária, é ministrada pelo Auditor de Controle Externo do TCE/TO Dênis Luciano Pereira Araújo. No início ele frisou que o alicerce do curso é a Constituição Federal, a Lei 8.666/93, as Boas Práticas e a Jurisprudência da Corte de Contas, no caso o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). O auditor destacou também que a Corte está cumprindo com sua função pedagógica.
As próximas aulas serão da seguinte forma: nos dias 16 e 17, serão aplicados conteúdos práticos no sistema AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) e nos dias 18 e 19, ao vivo, das 13h às 18h, no canal do TCE no Youtube.
Metodologia
Para compor a carga horária, o curso é dividido em momentos síncronos e assíncronos, e vai priorizar a parte prática, sendo inserido espaços para que os participantes executem as atividades relacionadas ao acompanhamento e fiscalização de contratos, além de uma oficina sobre um contrato de transporte escolar a ser selecionado no SICAP/LCO. As dúvidas são enviadas via chat na plataforma que serão repassadas pela equipe de apoio ao instrutor para serem respondidas durante o curso.
Para receber a certificação, o participante deverá responder o formulário de frequência enviado via chat, e assegurar pelo menos 75% de presença no curso, além de obter no mínimo 7 pontos na avaliação para ser aprovado, pontuação essa que será dividida nas etapas de fórum de apresentação, atividade 1 e 2 e estudo de caso, sendo 2,5 pontos para cada, totalizando 10 pontos.
O curso é uma das prioridades de ações voltado aos jurisdicionados, e está contemplado no Plano Anual de Formação e Capacitação (PAFC 2022) do Instituto de Contas.
Confira abaixo o conteúdo programático
1 Noções de licitações;
2 Processo Administrativo;
3 Conteúdo do Processo;
3.1 Edital;
3.2 Projeto Básico;
3.3 Termo de Referência;
4 Contrato Administrativo;
4.1 Características Contrato Administrativo;
4.2 Formalização do Contrato;
4.3 Obrigatoriedade do Contrato;
4.4 Cláusulas necessárias;
4.5 Vigência do Contrato;
4.6 Prorrogação do Contrato;
4.7 Alteração Unilateral;
4.8 Alteração Bilateral;
4.9 Termo Aditivo (Aditamento);
4.10 Apostila (apostilamento);
4.11 Publicação.
5 Acompanhamento e Fiscalização do Contrato
5.1 GESTOR X FISCAL: Qual termo usar?;
5.2 Designação do Fiscal;
5.3 Perfil do fiscal e/ou gestor;
5.4 Atribuições do Fiscal;
5.5 Registro das ocorrências;
5.6 Condições para a atuação eficiente;
5.7 Responsabilização do Fiscal;
6 Atividades práticas
7 Oficina – Transporte EscolarEspaço para dúvidas/comentários
Fonte: TCE – TO
-
PROCESSO SELETIVO7 dias atrás
Começam inscrições para o FIES; UniCatólica tem mais de 300 vagas disponíveis para todos os cursos
-
BRASIL2 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição3 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado5 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
Estado7 dias atrás
Corregedoria da Saúde promove curso de capacitação aos servidores do setor
-
CIDADES5 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
Edicao Digital6 dias atrás
Edição 367
-
POLÍCIA5 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins