PALMAS

PALMAS

3ª Roda Literária acontece nesta sexta-feira, 26

Publicado em

PALMAS


A 3ª edição da Roda Literária acontece nesta sexta-feira, 26, com lançamento do livro ‘Novas caravelas e outros mares’, das autoras Gislene Camargos e Vanda de Sousa. No evento, também serão discutidos os processos e desafios enfrentados por escritores iniciantes. A abertura será às 19 horas, na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

O objetivo do projeto, promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), é fomentar a literatura e estimular escritores iniciantes. A programação contará também com o relato da jornalista e escritora Lauane dos Santos, autora do livro ‘Banca exposta: a vida e o trabalho dos feirantes de Palmas’, sobre sua experiência na publicação de seu primeiro livro, que foi patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Fundação Cultural de Palmas.

Haverá ainda apresentação musical da cantora Lívia Tâmara e da pianista Aline Martins.

‘Novas caravelas e outros mares’

O livro ‘Novas caravelas e outros mares’ é uma coletânea de poemas, que nasceu a partir do encontro virtual (feito de palavras) da escritora portuguesa Vanda Maria de Sousa e da escritora brasileira Gislene Camargos. Foi escrito a quatro mãos, tendo como mediação as mídias virtuais, especialmente o Facebook. É o encontro poético entre uma poetisa portuguesa e uma brasileira, um diálogo entre duas mulheres contemporâneas, faz parte de um projeto maior, cujo objetivo principal é aproximar as pessoas, por intermédio da literatura, tendo como suporte não só o livro impresso, como também as ferramentas virtuais, multimídias.

Leia Também:  Profissionais de saúde comemoram recorde de pessoas vacinadas em um único dia

Vanda Maria

Doutora em Estudos de Cultura, Mestre em Indústrias Culturais, pós-graduada em Ciências da Informação e Comunicação e licenciada em Filosofia, atualmente Professora de Guionismo e narrativas digitais, bem como em Storytelling, na Escola Superior de Comunicação de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, é investigadora integrada no CISC – NOVA – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; tem como áreas de estudo as narrativas digitais e transmedia, a par das Humanidades Digitais e Estudos de Cinema. Foi distinguida com o prêmio para melhor adaptação a cinema curta-metragem, estreou uma peça infantil em Lisboa Capital da Cultura e, por 20 anos, trabalhou como roteirista para televisão, cinema e teatro

Gislene Camargos

Gislene Camargos é professora e escritora. Doutora e Mestre em Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); especialista em Docência do Ensino Superior (Proeja) e Gestão pela Escolar pela UFT; graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido do Tocantins (GESTO).

Leia Também:  15º FGT: equipe da Vigilância Sanitária de Palmas acompanha realização do Festival

Já atuou como gestora escolar, professora nas redes municipal e estadual de educação e em universidades públicas e privadas. Também trabalhou na Biblioteca Indústria do Conhecimento.

É autora dos livros ‘Rosas e Jabuticabas’, ‘Amor em quarentena’, ‘Dançando com a Menô’, ‘A menina que engolia sementes’, ‘Fruta temporã’ ‘e ‘Batom no dente’. Como escritora e produtora cultural, desenvolve também os projetos ‘Rosas e jabuticabas por aí…’ e ‘Esparramando amor, livros e poesia por aí…’.

Atualmente, trabalha na Fundação Cultural de Palmas, especificamente, na Biblioteca Municipal Jornalista Jaime Câmara, na Assessoria de Projetos de Leitura e Artes.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PALMAS

Chá da tarde marca retorno de encontros presenciais de idosos do Cras Morada do Sol

Publicados

em


O Centro de Referência da Assistência Social Morada do Sol promoveu na última sexta-feira, 26, um chá da tarde para os idosos do Grupo Família Feliz do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento marcou a retomada dos encontros presenciais que estavam suspensos desde março de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

“Foi uma tarde alegre, com muito bate-papo, palestra, cordel e muita interação. Já aproveitamos para saber o que os idosos esperam desta nova fase e alertamos a todos eles da importância de manter os cuidados sanitários contra o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid”, explicou a pedagoga do Cras, Kátia Cilene Siqueira.

A secretária do Desenvolvimento Social de Palmas, Patrícia do Amaral, também esteve presente e falou sobre o retorno. “O mais importante destes encontros é vê-los com essa alegria, essa disposição e esse carinho. Nós estamos voltando as atividades aos poucos, fazendo pequenos eventos como esse e sempre cumprindo as orientações sanitárias”, disse.

As amigas Josefa Silva, Roseri Ferraz e Hermínia Lopes aproveitaram o momento do lanche para colocar a conversa em dia. “Esse encontro de hoje foi tão bom que já estamos programando o que vamos trazer no próximo”, contou dona Hermínia.

Leia Também:  Ouvidoria da Saúde de Palmas conta com novas linhas telefônicas

O que é o SCFV

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas) que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi) promovendo capacitações, encontros e palestras com os usuários cadastrados.

Inscrições

Podem participar do SCFV crianças, adolescentes e idosos, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único. Para se inscrever basta ao usuário ir ao Cras, apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e solicitar o ingresso no SCFV.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA