PALMAS
Em maio, Palmas registra a criação de 1.061 novos empregos formais

As estatísticas mensais do emprego formal no Brasil do Novo Caged demonstram que, no mês de maio, Palmas registrou o maior saldo, 1.061 novos postos de trabalhos, considerando os dados mensais desde 2020, quando teve o início esse monitoramento. O saldo é a diferença entre admissões e desligamentos, que em maio foram de 4.121 e 3.060, respectivamente. Comparando o saldo de empregos em maio com o saldo de abril deste ano, o crescimento de novos postos de trabalho foi de 1,31%.
No total, Palmas contam com 82.338 postos de trabalho formais, com base nas informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. Sendo que, nos primeiros cinco meses de 2022, em Palmas, houve um acúmulo de 2.152 novos empregos com carteira assinada, com tendência de crescimento para os próximos meses.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Gustavo Bottós, os impactos negativos da pandemia estão sendo superados e Palmas demonstra uma forte recuperação no processo de retomada da economia. “Ao analisarmos os dados do Novo Caged, vemos com clareza uma tendência de crescimento para Palmas. Em especial no mês de maio tivemos uma elevação considerável no nível geral de empregos formais, quando comparamos 2022 ao mesmo período de 2021, saltando de 76.177 em maio de 2021 para 82.338 vínculos formais, aqueles com carteira assinada, em 2022. Um crescimento de 8,09%. O cenário é bom e próspero e estamos trabalhando para manter esse índice ascendente cada vez mais.”
Bottós lembra que esse cenário positivo é resultado das políticas implementadas pela prefeita Cinthia Ribeiro na pandemia da Covid-19. Entre as ações, desburocratização do acesso ao crédito e redução de juros no Banco do Povo, implementação do Cartão da Família, milhões investidos em obras públicas, gerando emprego e renda e a criação da Casa do Empreendedor, melhorando os serviços para as empresas e incentivando o empreendedorismo na Capital tocantinense.
Detalhamento
Dos 1.061 novos empregos formais, 531 postos são em serviços, 441 na construção, 89 no comércio e um na indústria. Considerando o perfil desses trabalhadores, são 720 homens e 341 mulheres. Em relação ao grau de instrução, apenas 43 trabalhadores têm ensino superior completo e 26 com superior incompleto; 712 com médio completo; 112, médio incompleto; 80, fundamental incompleto; 67, fundamental completo; e 21, analfabetos.
Considerando o estoque (postos de trabalhos ocupados) dos empregos formais em Palmas, 52.887 são em serviços, 19.112 são no comércio, 5.161 na construção, 4.719 na indústria e 459 na agropecuária.
Texto: Redação Secom/Palmas
Edição: Secom/Palmas
Fonte: Prefeitura de Palmas

PALMAS
Prefeitura de Palmas concede adicional de insalubridade para mais três categorias profissionais

A Prefeitura de Palmas concedeu adicional de insalubridade para biólogos, farmacêuticos/bioquímicos e condutores de ambulâncias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), profissionais vinculados à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). A mudança está publicada no Decreto Nº 2.242, no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 15, que altera o Decreto Nº 1.195/2016, que dispõe sobre o adicional.
A adição de mais áreas foi feita por determinação da prefeita Cinthia Ribeiro à Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano de Palmas (Seplad), que realizou estudos de viabilidade orçamentária e financeira para instituir benefícios aos servidores da rede municipal de saúde da Capital. Saiba mais.
Sobre o Decreto Nº 2.242, o secretário municipal da Saúde, Thiago Marconi, enfatizou que o Município tem trabalhado no dia a dia para valorizar os servidores e, por consequência, a população. “Estamos sempre trabalhando na valorização e no cumprimento do direito dos servidores, para que tenhamos melhores profissionais, a fim de que a população tenha sempre um melhor atendimento”, afirmou.
Conforme o novo decreto, para receber o benefício o servidor deve desenvolver as atividades permanentes com riscos ocupacionais no seu local de lotação. No caso dos farmacêuticos/bioquímicos, a concessão do adicional de insalubridade será apenas para serviços exclusivos de análises clínicas que envolvam os processos de coleta e processamento de amostras e/ou materiais biológicos no ambiente laboratorial.
Anteriormente, já recebiam o adicional biomédicos, enfermeiros, médicos, veterinários, odontólogos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, técnicos em laboratório de análises clínicas, auxiliares de consultório dentário, protético dentário e técnicos em radiologia; auxiliares de enfermagem, Agente Comunitário de Saúde (ACS), Agente de Combate às Endemias (ACE), Agente de Limpeza Urbana (ALU), bem como motoristas condutores da Unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e de unidade de transporte de pacientes para as sessões de hemodiálise.
O documento informa que o adicional será calculado sobre o vencimento base do cargo do servidor. Receberão o valor de 10% servidores lotados nas USFs, policlínicas, centros de referências e especialidades, Henfil, Laboratório Municipal, CAPS II e AD III e Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses; têm direito a 20% de adicional os servidores lotados nas unidades de urgência e emergência; e 40% os técnicos em radiologia e biólogos lotados na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) que executem atividades insalubres indicadas em Laudo Técnico.
Fonte: Prefeitura de Palmas
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022