PALMAS

PALMAS

Fundação do Meio Ambiente doa mais de 18 mil mudas de árvores em 2021

Publicado em

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) tem presença marcante nos projetos paisagísticos e de arborização da cidade, contribuindo por meio do programa ‘MudaClima’ para preservar, ampliar e recuperar a flora nativa do município. Só em 2021 foram doadas 18.545 mudas de árvores.

No Viveiro Municipal o cidadão palmense pode retirar gratuitamente mudas de espécies nativas e típicas do Cerrado para utilizar em projetos de arborização residencial, tanto na zona urbana quanto rural.

Já as empresas podem solicitar a parceria da FMA para realizar projetos de arborização que visem ampliar a presença de vegetação no entorno de suas instalações, bem como para executar projetos de compensações ambientais.

As 18.545 mudas doadas no ano passado, foram produzidas com recursos próprios, pelo Viveiro Municipal. Destas, 11.353 foram doadas à população de Palmas, 2.502 foram destinadas ao planto realizado pela Defesa Civil de Palmas em projetos de áreas atingidas por queimadas, 990 foram utilizadas em projetos da Prefeitura; 1.500 foram doadas aos municípios de Gurupi e Porto Nacional e do total foram descartadas duas mil mudas que não se desenvolveram adequadamente

Leia Também:  Saúde reforça a importância da 4ª dose da vacina para idosos

As espécies produzidas pelo viveiro em 2021 foram açaí, angico, Gonçalves Alves (gonçalavo), ingá feijão, ingá de corda; ipês amarelo, roxo, rosa e branco; jatobá do cerrado, pau ferro, copaíba marmelada do cerrado, oiti, mogno brasileiro, cajá, caju, fava de bolota, cupuaçu, bacaba, guapeva jenipapo, mangaba e aroeira.

As doações de mudas à população ocorrem no Viveiro Municipal (Horto Florestal) de Palmas, localizado na AVSO 40, Avenida LO-09, esquina com a Avenida NS-01, às terças e quintas-feiras, no período das 8 às 12 horas.

A FMA disponibiliza até cinco mudas por moradores das áreas urbanas e até dez para áreas rurais. Em ambos os casos será necessária a comprovação de endereço. A recomendação da FMA é que o plantio seja realizado no período das chuvas, pois assim se evitar a necessidade de que a planta seja regada ou irrigada.

Texto: Georgethe Pinheiro – SECOM/Palmas

Edição: Secom/Palmas 

Fonte: Prefeitura de Palmas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Prefeitura celebra Dia Nacional da Juventude com programação especial

Published

on

Com muita troca de conhecimento, música e animação, a Prefeitura de Palmas celebrou o Dia Nacional da Juventude, na noite desta sexta-feira, 12, no Ginásio Ayrton Senna, na região sul da Capital. A cerimônia contou com a entrega do ‘Prêmio Jovem Influenciador’ e o grande show gospel com o cantor Davi Sacer. Com uma programação repleta de atividades, coordenadas pela Fundação da Juventude de Palmas (FJP), a semana da juventude chega ao fim na noite deste domingo, 14, com o grande show da artista Duda Beat, às 21 horas. 

Um dos momentos mais esperados na noite desta sexta, 12, foi a premiação das personalidades da internet que influenciam positivamente a vida de outros jovens, e Palmas. A produtora de conteúdo na área de moda, teatro e dança, Gleicii (@gleicii), falou da responsabilidade de ser referência para outras pessoas. “É muito importante saber que existem pessoas que reconhecem o nosso trabalho”, lembrou Gleici Lopes.

“A premiação desta noite também nos influencia a seguir em frente, influenciando outros jovens com muito trabalho e dedicação”, destacou a representante do esporte tocantinense, Eva Jheovanna, (eva_jheovanna) que pratica judô desde os seis anos, e viaja o Brasil representando o Estado em competições de alto nível.

Leia Também:  Prefeitura dá início a pesquisa do Plano de Mobilidade com usuários do transporte coletivo

Receberam ainda o troféu Jovem Influenciador o Leonardo José Macedo (@mingau.pmw), Divino Freitas Machado (@divinofreitas), Galipex (@galipex), Alessandra Araújo (@alessandraaraujooficial), Emanuel Lima (@emanuellimaoficial2), Pr. Robson Correia (@robsoncorreaoficial), Jhonnys Marks Ribeiro (@jhonnysmarksof), Evelyn Karollyne Brito (@evellynnbrito), Natanael A. Cardoso, Caio Cauã –  In memoriam – Cafundó do Brejo, e o Ricardo Lima – Mc Magrin –  Batalha de Rima. Já o Troféu Embaixadora foi entregue para Lanna Brito – @wiolana.

No palco montado na arena do Ginásio Ayrton Senna, se apresentaram também a especialista em bom humor, Maryana com Y, e o humorista palmenses Gallipex, que fizeram a alegria do público com histórias de motivação, bom humor e descontração. 

O encerramento da noite especial com muita música e adoração, ficou por conta dos cantores Mizael Mattos, Brendo Azevedo, e o grande show do Davi Sacer, que agitou o público com seus sucessos da música cristã como os louvores “Restitui”, “Tua Graça me Basta”, “ Te Louvarei”, “Deus de Promessas’’ e dentre outros, que emocionaram o público com mensagens de fé e esperança. 

Leia Também:  Saúde participa de oficina sobre atendimento de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas

Dia Nacional da Juventude
No Brasil, o dia 12 de agosto entrou para o calendário por meio do Decreto de Lei Nº 10.515, em julho de 2002. A data serve para homenagear os jovens e destacar o papel importante que eles têm na sociedade, além de dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pela juventude, como más condições de vida, educação e saúde de baixa qualidade, desrespeito aos direitos, dificuldade em entrar no mercado de trabalho, etc. 

Semana Municipal
As atividades da Semana Municipal da Juventude de Palmas seguem até domingo, 14 de agosto, e estão organizadas em três eixos: empreendedorismo, políticas públicas e cultura. O objetivo é despertar no jovem palmense o interesse por um desenvolvimento integral de suas potencialidades.

Texto: Secom Palmas

Edição: Secom Palmas
 
 
 

Fonte: Prefeitura de Palmas

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA