Titulação de propriedade
Governador Wanderlei Barbosa entrega 750 títulos de propriedade e garante segurança jurídica a famílias da região sul de Palmas

Em mais uma ação de cidadania, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, entregou na terça-feira, 29, titulações residenciais a 750 famílias da região sul de Palmas. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), o evento de entrega ocorreu na feira coberta do Jardim Aureny I, beneficiando moradores dos setores Aureny I, II, III e IV, e Arses 112, 122 e 132.
A titulação tem sido uma política ativa da gestão Wanderlei Barbosa, garantindo segurança jurídica e dignidade a milhares de moradores em todo o estado. “Sei o quanto essa titulação é importante, pois, com o documento em mãos, a pessoa pode buscar melhorias para seu lar, e é isso que a população espera de nós, governantes. Temos que regularizar todos os que precisam, é isso que queremos. Nós vimos essa cidade nascer e conhecemos as dificuldades dos moradores que não têm a titulação dos seus imóveis”, afirmou o governador na solenidade.
Com a documentação legítima e registrada em cartório, os moradores passam a ter segurança jurídica sobre seus imóveis, podendo realizar melhorias, acessar linhas de crédito habitacional e viver com mais tranquilidade quanto à posse de suas moradias.
O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, reforçou que os trabalhos estão sendo intensificados para que o número de regularizações aumente, garantindo mais seguridade para a população tocantinense. “É gratificante ver o resultado do trabalho de toda a equipe, especialmente das assistentes sociais que estiveram com as famílias, cumprindo a determinação do governador Wanderlei Barbosa de avançar com a regularização fundiária tanto na zona urbana quanto na rural. Hoje [terça,29], mais de 750 famílias estão recebendo seus títulos registrados gratuitamente, e isso representa uma virada de chave: a valorização imediata do imóvel, segurança na sucessão familiar e o sentimento de pertencimento”, comentou.
Regularização fundiária
Nos endereços Aureny I, II, III e IV, e Arse 112, Arse 122 e Arse 132, muitas famílias vivem há décadas em imóveis dos quais têm a posse, mas não a documentação legal, como escritura e registro em cartório. Para resolver essa situação, a Tocantins Parcerias realizou um levantamento para identificar imóveis ainda registrados em nome do Estado que estavam sendo ocupados. A partir disso, os ocupantes foram notificados e chamados a comparecer à sede do órgão para realizar um cadastro e receber uma visita social, etapa necessária para a emissão da documentação definitiva.
Segundo a diretora Imobiliária e Comercial da Tocantins Parcerias, Zélia Bandeira Asmar, há registros de famílias que vivem nesses imóveis desde o início dos anos 1990, o que reforça a importância do processo de regularização fundiária para garantir segurança jurídica e dignidade a esses moradores. “Esse documento traz inúmeros benefícios, desde a garantia para herdeiros, a possibilidade de melhorias nos imóveis e até o uso do bem como garantia para financiar os estudos dos filhos. É um avanço importante que garante mais dignidade às famílias”, explicou.
A ação de regularização tem apoio do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS), do Tabelionato de Notas e do município de Palmas.
No dia 13 de março, o governador Wanderlei Barbosa entregou 1.036 títulos definitivos de propriedade a famílias do setor Jardim Taquari, também na região sul de Palmas. A ação beneficiou moradores das quadras T-20, T-21, T-22, T-30, T-31, T-32, T-33 e T-42, como parte da política de regularização fundiária promovida pelo Governo do Tocantins.
Mudança de vida
Representando os moradores que receberam a titulação, o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Aureny I, Francisco Ribeiro, relatou a importância do documento, que representa bem mais do que um papel: é a garantia de cidadania de homens e mulheres que vivem na região sul de Palmas. “Aqui temos pessoas que estão sonhando com esse título há anos. Para nós, é um momento de extrema felicidade e somos gratos ao governador Wanderlei por essa atenção, pois essa não é a primeira vez que ele olha para nossa comunidade”, expressou.
Morando há 15 anos no Jardim Aureny II com a família, Manoel Rodrigues relatou que, finalmente, o sonho da documentação da casa pela qual tanto lutou tornou-se realidade. “Antes, sem a documentação, era muito difícil, pois não tínhamos segurança. Hoje, nosso sonho se torna realidade. Não consigo relatar a emoção”, contou o autônomo.
Um documento que promete transformar a vida de centenas de famílias, é assim que se expressou Rita Maria Oliveira, atual presidente da Associação de Mães do Aureny III, entidade que desenvolve ações sociais voltadas aos moradores da região sul. Com a regularização dos lotes, mais de 100 mulheres associadas passam a contar não apenas com segurança jurídica do espaço da Associação, mas também com mais oportunidades de acesso a políticas públicas e sociais. A conquista abre caminho, inclusive, para a criação de uma sede própria, um sonho antigo da comunidade.
“A gente está muito feliz. Primeiramente, queremos agradecer a Deus, e também ao nosso governador Wanderlei Barbosa por ter entregado o nosso título. Atualmente, estamos com 123 famílias associadas. Com o documento, temos várias possibilidades, e isso é muito bom. Hoje o dia é de muita comemoração, muita alegria para todas as mães e todas as famílias”, comemorou Rita Maria Oliveira.
Presenças
Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na agenda na região sul da Capital o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Marilon Barbosa; deputados federais; deputados estaduais; secretários de governo e demais autoridades.

PALMAS
Palmas sedia encontro nacional sobre os impactos da reforma tributária nos municípios

A capital do Tocantins será sede de um relevante debate nacional sobre os efeitos da reforma tributária nos sistemas de gestão municipal. Nesta terça-feira, 27, das 9 às 17 horas, o Hotel Girassol Plaza, localizado na Quadra ACSU-NO 10 (101 Norte), receberá o Grupo de Trabalho da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti).
Com o tema “Impacto nos sistemas dos municípios com a reforma tributária”, o encontro é promovido pela Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec) e pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), em parceria com a Anciti. O evento reunirá gestores públicos, autoridades e especialistas em tecnologia e administração tributária de várias regiões do país.
O encontro contará com a presença do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, que participará da abertura oficial. Também estarão presentes autoridades, técnicos e representantes de cidades do Tocantins e de outros estados. Entre os participantes confirmados estão: Bernardo D’Almeida, presidente da Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e atual presidente da Anciti; Fabiano Souza, presidente da Agtec; Helton Molina Sapia, secretário de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente (SP); Onilto Barbosa dos Santos, diretor de Tecnologia da Informação de Pirapora (MG); e Liziane Rosner, contadora da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procema).
A programação inclui painéis, rodadas de debate e troca de experiências voltadas para os desafios que os municípios enfrentam com as mudanças da nova legislação tributária. “Acreditamos que a troca de experiências e o diálogo técnico são fundamentais para que os municípios avancem juntos na adaptação de seus sistemas às novas exigências legais. Palmas está preparada para contribuir ativamente nesse processo”, o presidente da Agtec.
Sobre a Anciti
A Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) reúne gestores e entidades públicas de tecnologia de todo o país, promovendo o intercâmbio de boas práticas e o desenvolvimento de soluções inovadoras que tornem os municípios mais eficientes, conectados e sustentáveis.
-
GERAL4 dias atrás
Usuários do transporte coletivo de Palmas contam com 16 estabelecimentos credenciados para recarga de cartões
-
GERAL4 dias atrás
Histórias de Amor a Palmas: garimpeiro troca o ouro pelo verde e se transforma no jardineiro que ajudou a semear Palmas
-
PALMAS3 dias atrás
Histórias de amor a Palmas: atuação de agente de saúde marcar aniversário da cidade com reconhecimento por moradores palmenses
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura presente: desfile em comemoração ao 36º aniversário contará com Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília
-
PALMAS4 dias atrás
Aniversário de Palmas altera funcionamento de serviços municipais nesta terça-feira, 20
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Com apoio de Eduardo Fortes, ExpoGurupi projeta movimentar mais de R$ 50 milhões em negócios
-
POLÍCIA4 dias atrás
Prefeitura presente: GMP realiza formatura de novos guardas nesta segunda-feira, 19
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura presente: prefeito assina ordens de serviço de pacote de obras na região norte da Capital, nesta segunda, 19