PALMAS

PALMAS

Novidades da Fazendinha do Calor Humano podem ser conferidas até neste sábado, 14

Publicado em

PALMAS

A Fazendinha do Calor Humano estará aberta até neste sábado, 14, para todos os públicos da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Estudantes, produtores e população em geral podem conhecer o local e as mais diversas tecnologias agrícolas empregadas na cultura, piscicultura, manejo sustentável, melhoramento genético, cuidados com o solo entre outras atividades.

O secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Tiago Dourado, destacou que nos três primeiros dias do evento, a Fazendinha recebeu dezenas de produtores e centenas de estudantes visitando as instalações e destacou vários pontos positivos desta edição. “A parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Estadual na Agrotins é encarada como uma forte estratégia de multiplicação de conhecimento técnico e apoio ao produtor rural. A feira é uma oportunidade que o produtor rural da Capital tem de conhecer as novidades do ramo, tecnologias atuais, recomendações de cultivares, espécies de animais e sementes mais adequadas à região e à demanda do mercado consumidor.”

Novidades 2022

Trincheira

Uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano de 2022, é a instalação de uma trincheira – uma abertura no solo, para expor as camadas de superfície e a visualização do sistema radicular das culturas. A trincheira é uma escavação vertical, retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno. A trincheira da Fazendinha do Calor Humano será mais um espaço para debate sobre conservação, calagem, adubação e manejo sustentável do solo.

Leia Também:  Prefeitura ouve demanda de associação comercial da região Sul de Palmas

Melhoramento genético

Na Fazendinha também terá animais frutos do melhoramento genético promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas. A biotecnologia utilizada nesses animais é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cerca de 470 matrizes passaram pelo procedimento nos últimos dois anos na Capital. No evento, estarão 11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras.

O melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Capital faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’, que desenvolve ações direcionadas para as áreas de nutrição, sanidade, manejo e genética animal, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.

Para a realização desses protocolos, o município utiliza sêmen das raças Girolando, Jersey, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo essas três últimas importadas da Nova Zelândia, maior país na exportação de produtos lácteos.

Piscicultura

A Seder vai apresentar também diversas modalidades de tanques de cultivo de peixes na Fazendinha do Calor Humano, espaço da Prefeitura Municipal de Palmas na Agrotins 2022, que traz o tema ‘Integrar – Intensificar – Preservar’. Nesta edição foram instalados tanques escavados, de alvenaria, de adobe e de lona de polietileno de alta densidade (PEAD).

Leia Também:  Licença será emitida imediatamente para as atividades de Risco Alto

A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins.

Mini cabras

A exposição de mini cabras das raças anãs nigerianas e pigmeus criadas na zona rural de Palmas é mais uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano em 2022, que contará com a exposição de aproximadamente 15 animais.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PALMAS

Palmas 33 anos: desfile cívico e militar marca as festividades de aniversário da Capital

Publicados

em

Com o tema ‘Palmas para a Educação’ estudantes da rede municipal mostraram criatividade no desfile cívico e militar em comemoração aos 33 anos da Capital, realizado na tarde desta sexta-feira, 20, na Avenida D, Aureny III, região sul da cidade. O evento foi prestigiado por milhares de pessoas e pela prefeita Cinthia Ribeiro que passou em revista às tropas acompanhada de autoridades civis e militares.

Uma apresentação acrobática aérea, realizada pela Esquadrilha Fox, do Distrito Federal, movimentou todos os olhares para céu. As três aeronaves executaram manobras acrobáticas formando efeitos visuais pela fumaça que saía de cada uma delas.

As escolas municipais representaram temáticas presentes no ensino palmense. Desfilaram, cerca de 1.500 alunos de seis unidades educacionais da rede municipal, sendo elas, Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, ETI Eurídice Ferreira de Mello, ETI Margarida Lemos, ETI Padre Josimo, ETI Anísio Teixeira e ETI Almirante Tamandaré.

A prefeita Cinthia salientou que pensou numa programação que contemplasse todas as regiões da cidade. Acerca da programação escolhida para a região sul, ela destacou: “É uma alegria muito grande ver nossas escolas, as forças de segurança e demais instituições desfilando. Estou muito feliz.”

Leia Também:  Servidores têm até o dia 10 para aderir ao pagamento retroativo

Os pais da pequena Vitória Naomi Dutra Vilhena, 6 anos, acompanhavam exultantes a apresentação da filha, estudante do 1º ano, da ETI Almirante Tamandaré. Vitória estava à frente do pelotão da escola sob o tema tecnologias, seguida pelos colegas. A mãe, Juliana Dutra, falou da emoção e expectativa da filha em participar do desfile, desde a confecção do uniforme de gala. Ela relata a emoção da família em ver o entusiasmo da filha de poder representar a sua escola, tal qual os primos, estudantes da unidade há mais tempo.

História

O desfile cívico e militar se tornou tradição sendo em 2022 o 16° evento realizado em comemoração ao aniversário da Capital. Procura-se com isso manter o costume, oportunizando aos estudantes e à comunidade a prática da cidadania, além de demonstrar a importância ato cívico, que alegra e emociona os participantes e o público em geral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA