PALMAS

PALMAS

Palmas 33 anos: desfile cívico e militar marca as festividades de aniversário da Capital

Publicado em

PALMAS

Com o tema ‘Palmas para a Educação’ estudantes da rede municipal mostraram criatividade no desfile cívico e militar em comemoração aos 33 anos da Capital, realizado na tarde desta sexta-feira, 20, na Avenida D, Aureny III, região sul da cidade. O evento foi prestigiado por milhares de pessoas e pela prefeita Cinthia Ribeiro que passou em revista às tropas acompanhada de autoridades civis e militares.

Uma apresentação acrobática aérea, realizada pela Esquadrilha Fox, do Distrito Federal, movimentou todos os olhares para céu. As três aeronaves executaram manobras acrobáticas formando efeitos visuais pela fumaça que saía de cada uma delas.

As escolas municipais representaram temáticas presentes no ensino palmense. Desfilaram, cerca de 1.500 alunos de seis unidades educacionais da rede municipal, sendo elas, Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, ETI Eurídice Ferreira de Mello, ETI Margarida Lemos, ETI Padre Josimo, ETI Anísio Teixeira e ETI Almirante Tamandaré.

A prefeita Cinthia salientou que pensou numa programação que contemplasse todas as regiões da cidade. Acerca da programação escolhida para a região sul, ela destacou: “É uma alegria muito grande ver nossas escolas, as forças de segurança e demais instituições desfilando. Estou muito feliz.”

Leia Também:  Prefeitura de Palmas inicia pesquisa para identificar o perfil de locomoção dos palmenses

Os pais da pequena Vitória Naomi Dutra Vilhena, 6 anos, acompanhavam exultantes a apresentação da filha, estudante do 1º ano, da ETI Almirante Tamandaré. Vitória estava à frente do pelotão da escola sob o tema tecnologias, seguida pelos colegas. A mãe, Juliana Dutra, falou da emoção e expectativa da filha em participar do desfile, desde a confecção do uniforme de gala. Ela relata a emoção da família em ver o entusiasmo da filha de poder representar a sua escola, tal qual os primos, estudantes da unidade há mais tempo.

História

O desfile cívico e militar se tornou tradição sendo em 2022 o 16° evento realizado em comemoração ao aniversário da Capital. Procura-se com isso manter o costume, oportunizando aos estudantes e à comunidade a prática da cidadania, além de demonstrar a importância ato cívico, que alegra e emociona os participantes e o público em geral.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PALMAS

Ciclismo Brasileiro de Estrada conhece os campeões de 2022 na prova de contrarrelógio

Publicados

em

O primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada de 2022 realizado em Palmas conheceu os campeões da prova de contrarrelógio individual, nesta quinta-feira, 23, nas categorias Elite, Sub23, Junior, Juvenil e Infantojuvenil. Ana Paula Polegatch e Lauro Chamam venceram mais uma vez, repetindo o resultado de 2021, na categoria Elite, e Vinicius Rangel e Ana Vitória Magalhães levaram a melhor na Sub23.

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) ressalta que os percursos chegaram a 30km de distância, como no caso da Elite masculino, e os atletas tiveram que superar o clima seco e muito vento para estabelecerem os melhores tempos. “Gostaria de agradecer por tudo que a CBC faz por nós e também a minha equipe. O campeonato está lindo, as provas estão acontecendo em um percurso bastante exigente, com muito vento, e isso faz muita diferença na hora de escolher a melhor estratégia. Hoje eu corri carregando um presente que o meu filho me deu e acabou me dando sorte. Essa vitória é para ele e toda minha família”, contou Lauro Chaman.

Ana Paula Polegatch, da equipe Unifunvic/Pindamonhangaba, comemorou o tetracampeonato da prova após marcar 28min53se para percorrer os 20km do percurso. Tamires Radatz, do Avai/FME Florianópolis, registrou 29min30seg e conquistou a segunda colocação, seguida por Taise Benato, da Santos Cycling Team/Fupes, com 29min50seg na terceira posição. “Esse é o meu quarto título nacional de contrarrelógio e teve um gostinho ainda mais especial. Eu não tive oportunidade de fazer nenhum teste para esse brasileiro, peguei dengue, tive uma queda recente, então agora é que estou retomando os treinos e fiquei muito feliz com o meu desempenho”, destacou Ana Paula Polegach.

Leia Também:  No Dia da Hanseníase, fachada da Semus ganha iluminação especial

Os campeões das categorias de base foram: Pedro Miguel (Indaiatuba Cycling Team) e Mayra da Costa e Silva (Santos Cycling Team/Fupes) na Júnior; Luis Fernando Bonfim e Catharine Vieira (Associação Ciclistica Rolandense) na Juvenil e Pedro Lucas e Manuela de Carvalho na Infantojuvenil.

Provas 

A prova de contra-relógio no ciclismo consiste em disputas individuais. O ciclista percorre um percurso mais curto que as demais provas, normalmente varia entre 30 e 40 quilômetros de extensão. O competidor que faz o percurso no menor tempo se torna o vencedor da prova. 

Outra modalidade é a prova de resistência, uma corrida onde os atletas largam juntos formando um extenso pelotão. Diferente da disputado no contrarelógio, nessa prova os atletas contam com companheiros de equipes e percorrem longas distâncias, normalmente, acima de 100 quilômetros. O vencedor é aquele que cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Organização

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2022 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Municipal do Esporte e Lazer (Fundesportes), Governo do Estado do Tocantins e ASW Racing.

Leia Também:  Saiba o que funciona na Saúde de Palmas durante o Carnaval

Programação

24/06 – Prova de resistência – Categorias de base

25/06 – Prova de Resistência – Elite e Sub23 feminino

26/06 – Prova de resistência – Elite e Sub23 masculino
 

Texto: Deni Rocha e Chico Barros/Secom

Edição: Secom

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA