PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Palmas 36 anos

Prefeitura presente: desfile em comemoração ao 36º aniversário contará com Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília

Publicado em

Em comemoração ao 36º aniversário da Capital, a Secretaria da Educação de Palmas (Semed) levará para o desfile cívico-militar, na terça-feira, 20, algumas novidades para o evento. Dentre elas a Banda de Música dos Fuzileiros Navais do 3º Batalhão de Proteção e Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Brasília e a banda atlética da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento será realizado ao lado do Ginásio Ayrton Senna em Taquaralto, a partir das 17 horas. Antes disso, às 8 horas, no paço municipal, haverá o hasteamento das bandeiras, execução dos hinos e corte do bolo comemorativo.

De acordo com os organizadores, cerca de 2.400 participantes levarão para a avenida beleza, história, disciplina e arte, num desfile que contará com a presença de pelo menos 22 instituições entre escolas municipais, estaduais e entidades civis e militares.

Juntas, as escolas da rede municipal de ensino levarão cerca de 1.000 alunos, distribuídos em diversos pelotões e acompanhadas por suas respectivas fanfarras. Participarão do desfile de aniversário de Palmas as Escolas de Tempo Integral (ETIs) Padre Josimo, Fidêncio Bogo, Eurídice de Mello, Caroline Campelo, Margarida Lemos, Anísio Teixeira, Almirante Tamandaré e Anísio Teixeira, que representará a rede municipal de ensino de Palmas.

Leia Também:  Neste sábado Governo do Tocantins inicia campanha de multivacinação para crianças e adolescentes

O técnico da Semed responsável pelo desfile deste ano, Matheus Staaks Souza,  disse que “a expectativa está muito alta, em especial por ser uma solenidade que marcará o aniversário de 36 anos Palmas. O envolvimento de outras secretarias e instituições nos faz acreditar que a população terá um lindo evento. Além de tudo isso, neste ano teremos algumas novidades, sendo que uma delas será revelada lá na avenida”.

“Estamos preparando uma programação muito especial e queremos que os palmenses se sintam acolhidos nesse ambiente. Será uma festa linda. Então, aproveitamos para convidar todos para estarem conosco, pois será uma grande honra poder dividir esse momento com cada um dos palmenses”, convida a secretária municipal da Educação de Palmas, Débora Guedes.

Programação

A programação contará com o hasteamento das bandeiras, no paço municipal – Praça do Bosque dos Pioneiros, às 8 horas, seguido de apresentações culturais com a presença da Banda e Música dos Fuzileiros Navais, além do corte do bolo comemorativo.

Serviço:

Leia Também:  Projeto ‘Tem música na feira’ segue com programação neste mês de julho

Data: 20 de maio de 2025

Hasteamento das bandeiras
Horário: 8 horas
Local: paço municipal – centro

Desfile cívico-militar
Horário: 17 horas
Local: Ao lado do Ginásio Ayrton Senna – Taquaralto

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PALMAS

Palmas celebra 36 anos com discurso emocionado do prefeito Eduardo Siqueira Campos, no Paço Municipal

Published

on

A capital do Tocantins celebrou nesta terça-feira, 20, seus 36 anos de fundação com uma solenidade repleta de emoção, memória e esperança, realizada no Paço Municipal. O prefeito Eduardo Siqueira Campos fez uma homenagem ao legado de seu pai, o ex-governador e fundador da cidade, Siqueira Campos, e traçou compromissos para o futuro da capital.

Em um pronunciamento, permeado por lembranças pessoais e apelos por unidade e responsabilidade pública, Eduardo Siqueira Campos rememorou momentos históricos da criação de Palmas e a visão que levou seu pai a escolher o centro geodésico do país para fundar uma nova capital.

“Meu pai foi visionário. Escolheu esse lugar quando ainda era só Cerrado. Na década de 1980, ele me disse de dentro do avião: ‘Aqui será a capital desse estado’. Quatro meses depois, lançava Palmas. Uma epopeia que só a história pode explicar”, afirmou, emocionado.

Homenagem ao legado e à fé

O prefeito dedicou grande parte do discurso à memória de Siqueira Campos, falecido em 2023, destacando sua liderança na criação do estado do Tocantins e da própria capital. “Posso dizer, em memória de você, meu pai: deu tudo certo. Você acertou quando olhou para um povo sofrido do norte de Goiás e decidiu lutar”, disse.

Leia Também:  Agora é lei: Prefeitura de Gurupi institui no Calendário do Município o ‘Abril Azul’ como mês de Conscientização ao Autismo

Eduardo também ressaltou o papel da fé e da espiritualidade como parte de sua formação e motivação política. “Meu pai me ensinou o temor a Deus e ao Divino Espírito Santo. Ele dizia que a mente é capaz de tudo — e foi com essa força que ele lutou até os 94 anos.”

Compromissos com a cidade

O prefeito reafirmou seu compromisso com a reconstrução de Palmas, citando ações para revitalização da cidade, como a limpeza urbana, reforma de praças, recuperação de unidades básicas de saúde e construção de novas escolas. “Palmas já sente o gostinho de dizer: nossa cidade está limpa e bem cuidada. E ainda não deu tempo. Mas vai dar. Vou lutar incansavelmente, todos os dias, sem vaidade”, prometeu.

Eduardo também anunciou a doação de uma área para a construção de um anexo do Judiciário ao lado do Fórum da cidade, reforçando sua política de harmonia entre os poderes. “Só quem não entende de história não compreende a minha busca pela relação com os poderes institucionais.”

Leia Também:  Comissão técnica definirá parâmetros para fluxo de processos de alvarás de construção na Prefeitura de Palmas

Apelos e agradecimentos

Em um trecho voltado à classe política, o prefeito fez um apelo direto aos deputados federais e senadores pela destinação de mais recursos à capital: “Estamos na reta final para envio das emendas. Coloquem Palmas no coração. Lembrem deste povo, e tudo retornará com honra.”

Ao final, Eduardo Siqueira Campos agradeceu à população por acreditar em seu projeto de gestão e reafirmou seu propósito de transformar Palmas. “Eu não posso mudar o mundo, nem o estado, mas posso — e vou — mudar Palmas. Esta é a minha missão. Viva Palmas!”

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA