FAKE NEWS
Justiça determina a retirada de conteúdos da internet com ataques a Janad Valcari
A juíza Edssandra Barbosa, da 3ª Vara Cível de Palmas, proferiu, na última segunda-feira, 18, decisão liminar determinando a imediata remoção de conteúdos divulgados em vários grupos de WhatsApp que atacam a honra da deputada estadual e pré-candidata a prefeita da capital Janad Valcari (PL).
Na ação, a defesa da parlamentar demonstrou que há uma sistemática e continuada produção de conteúdos depreciativos contra Janad, com caráter nitidamente inverídico/fake news e conotação eleitoreira, em razão do pleito de 2024. A deputada aparece liderando todas as pesquisas eleitorais divulgadas até agora.
Na decisão, a magistrada determinou aos administradores dos grupos a remoção dos conteúdos e fixou multa pelo descumprimento. No caso de impossibilidade de remoção em razão de restrição de tempo do WhatsApp, que seja publicada uma nota nos respectivos grupos, informando sobre a ordem judicial.
Essa é a terceira decisão judicial, proferida em pouco mais de trinta dias, em que o Poder Judiciário reconhece, liminarmente, conteúdos de fake news contra a deputada Janad Valcari, inclusive removendo suposta matéria jornalística de um veículo sediado na cidade de São Paulo, denominado www.diariodocentrodomundo.com.br (DMC), bem como de um canal de YouTube, também da capital paulista, chamado “Senhor Cauê”.
Para o advogado da parlamentar, Leandro Manzano, “com a quantidade de conteúdos em redes sociais e supostas matérias jornalísticas depreciativas, através de informações falsas, resta evidente que há um poder econômico por detrás produzindo fake news, com a única finalidade descredibilizar a deputada Janad perante o eleitorado.
“Além disso, resta evidente a conotação eleitoreira, uma vez que a cada divulgação de pesquisa de intenção de votos, para as eleições municipais, em que posiciona Janad como de preferência do eleitorado, sempre há, logo em seguida, o disparo de conteúdos inverídicos. Estamos monitorando todas as redes sociais e vamos agir com rigor no combate às fake news”, finalizou o advogado.
PARLAMENTAR
Pedro Cardoso solicita junto ao Executivo realização de obras de manutenção em infraestrutura para região sul da capital
Atento às demandas da população da região sul da capital, o vereador e vice-presidente do Legislativo municipal, vereador Pedro Cardoso (Republicanos), solicitou diversas obras para melhorar a infraestrutura de alguns pontos da região sul da capital.
Na última sessão do Legislativo, realizada nesta terça-feira (10), foram aprovados seis requerimentos de autoria do parlamentar.
O requerimento Nº 162/2024, solicita a roçagem e limpeza da alameda 14, da quadra 604 sul. Já os requerimentos Nº 163, 164 e 165 /2024, requerem a manutenção asfáltica nas Avenidas J, H, A, todas no Jardim Aureny III.
O requerimento Nº 166/2024 pede a manutenção asfáltica na Avenida TLO 5, no Jardim Taquari, na região sul da capital.
“Todas essas obras são de utilidade pública, sobretudo nesse período chuvoso, é imprescindível que a pavimentação asfáltica chegue até estas avenidas, para facilitar o acesso dos veículos e dos moradores daquela região. Durante as chuvas, o asfalto se desgasta e aparecem buracos muito grandes na pista, principalmente nas rotatórias, o que pode levar a acidentes graves e prejuízo material aos motoristas, motoqueiros e ciclistas. Essas obras vão proporcionar conforto à população, melhorar condições de limpeza, contribuindo para a saúde pública, e proporcionar níveis satisfatórios de segurança, velocidade e economia no transporte de pessoas e mercadorias”, justificou o vereador Pedro Cardoso.
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edital 490
-
Estado7 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa abre 1° Fórum de Mineração do Tocantins e destaca que o estado é a nova fronteira mineral do país
-
SAÚDE4 dias atrás
Governo do Tocantins mantém cirurgias eletivas e realiza mais de 16 mil procedimentos em 2024
-
GERAL7 dias atrás
Palmas foi a capital com maior nível de ocupação no Brasil em 2023
-
Estado4 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa recebe helicóptero Esquilo B2 para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins
-
SAÚDE7 dias atrás
Semus inova debate e ações de prevenção com exibição de documentário sobre HIV
-
Estado5 dias atrás
Mais de 217 mil tocantinenses saíram da pobreza e 51 mil da extrema pobreza na gestão Wanderlei Barbosa
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Investir o 13º salário em imóveis é uma aposta segura e inteligente, dizem especialistas