PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Eleições 2026

Após ausências em Araguaína, Tiago Dimas atribui pausa em agenda a problema familiar

Publicado em




O deputado federal Tiago Dimas (Podemos) interrompeu temporariamente sua agenda presencial no Tocantins para acompanhar o tratamento de saúde da esposa em Brasília. A informação foi confirmada pela assessoria do parlamentar após questionamentos feitos pela reportagem sobre relatos de ausência em compromissos políticos previstos em Araguaína neste mês de maio.

Segundo a assessoria, a esposa do deputado está em recuperação de um procedimento cirúrgico recente e chegou a permanecer sob cuidados intensivos nos últimos dias. De acordo com a nota enviada ao Jornal Folha Capital, ela apresenta “evolução positiva e melhora gradual”, sob acompanhamento médico.

Nos bastidores políticos de Araguaína, lideranças relataram à reportagem que agendas previstas com o parlamentar não teriam sido cumpridas nas últimas semanas, o que passou a gerar questionamentos internos sobre o ritmo da articulação política do deputado no norte do estado. Também circularam especulações sobre uma eventual reconsideração de sua pré-candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados em 2026.

Na resposta encaminhada à reportagem, a assessoria negou qualquer recuo político e afirmou que Tiago Dimas mantém a construção de sua pré-candidatura à reeleição. Segundo a nota, “o contato permanente do parlamentar com lideranças, prefeitos, vereadores e apoiadores em todas as regiões do Tocantins” segue ocorrendo, mesmo durante o período de afastamento presencial.

Leia Também:  Serviço de fiscalização eletrônica no trânsito de Palmas é suspenso por falta de pagamento

A assessoria também informou que os trabalhos do gabinete e a agenda institucional na Câmara dos Deputados continuam funcionando normalmente.

Filho do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, Tiago é um dos nomes do Podemos com atuação concentrada no norte do Tocantins e integra o grupo político ligado ao ex-prefeito, que também aparece nos bastidores como possível nome para disputa majoritária em 2026.

CIDADES

Aleto homenageia 25 mulheres com Diploma Mulher-Cidadã e concede Título de Cidadã Tocantinense

Assembleia Legislativa do Tocantins realiza sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher, homenageando 25 mulheres com o Diploma Mulher-Cidadã Dona Miúda e concedendo Título de Cidadã Tocantinense à ex-ministra Kátia Abreu.

Published

on




A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) realizou na tarde desta quinta-feira, 5 de março de 2026, uma sessão solene especial para homenagear 25 mulheres com a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva (Dona Miúda). Na mesma cerimônia, a ex-ministra da Agricultura Kátia Regina de Abreu Gomes recebeu o Título de Cidadã Tocantinense.

Celebração alusiva ao Dia Internacional da Mulher

A solenidade foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O evento reuniu parlamentares, autoridades e convidados no plenário da Casa de Leis, em Palmas, para reconhecer e exaltar mulheres que se destacam em diferentes áreas de atuação no Tocantins.

As homenageadas atuam em setores como serviço público, assistência social, saúde, educação, segurança pública, direito, atividade rural, terceiro setor, empreendedorismo, liderança comunitária e liderança política.

O Diploma Mulher-Cidadã

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Clayton Cristus (5)

O Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva foi instituído pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011. A homenagem faz referência à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida como Dona Miúda, líder comunitária de grande prestígio na comunidade Mumbuca, na região do Jalapão, precursora da difusão do artesanato de capim dourado, um dos principais símbolos da cultura tocantinense.

As homenageadas do Diploma Mulher-Cidadã

Ao todo, 25 mulheres receberam o Diploma Mulher-Cidadã, indicadas por parlamentares da Assembleia Legislativa. Confira a lista completa das homenageadas e seus indicadores:

Indicadas pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos):

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Clayton Cristus (7)
  • Lucilene Gomes de Brito Almeida
  • Núbia Dourado

Indicadas pelo 1º vice-presidente da Aleto, deputado Léo Barbosa (Republicanos):

  • Illa Flores Fagundes Azevedo
  • Lucilene Montelo Maranhão Monteiro
Leia Também:  ADAT e Governo do Tocantins fecham parcerias em convenção de Atacadistas e Distribuidores em São Paulo

Indicada pelo 2º vice-presidente da Aleto, deputado Cleiton Cardoso (Republicanos):

  • Gercina Bezerra Beckman Neta Silva

Indicada pela 2ª secretária da Aleto, deputada Professora Janad Valcari (PL):

  • Luciene Araújo

Indicadas pelo 3º secretário da Aleto, deputado Luciano Oliveira (PSD):

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Isis Oliveira (1)
  • Leila Renata Moura Lima
  • Valquíria Moreira Rezende
  • Amanda Fraga de Oliveira

Indicada pelo 4º secretário da Aleto, deputado Marcus Marcelo (PL):

  • Antônia Lopes Gonçalves

Indicada pela deputada Cláudia Lelis (PV):

  • Nathália Torres de Abreu Filardi

Indicadas pelo deputado Danilo Alencar (PL):

  • Elza Oliveira Barbosa Peres
  • Maria Alice Alves da Silva

Indicadas pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB):

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Isis Oliveira (2)
  • Aline Ranielle Sousa Marreiro Lima
  • Franciana Di Fátima Cardoso Costa

Indicadas pelo deputado Gutierres Torquato (PDT):

  • Ana Felícia Cavalcanti Pires (Naninha Cavallari)
  • Thaynara de Melo Moura

Indicada pelo deputado Moisemar Marinho (PSB):

  • Elsimara Aguiar Lima

Indicada pelo deputado Gipão (PL):

  • Leila Almeida Mourão

Indicada pelo deputado Ivory de Lira (PCdoB):

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Isis Oliveira (3)
  • Marly de Carvalho Miranda

Indicada pelo deputado Nilton Franco (Republicanos):

  • Manthura Zara

Indicada pelo deputado Professor Júnior Geo (PSDB):

  • Marycats da Causa Animal

Indicada pelo deputado Valdemar Júnior (Republicanos):

  • Camilla Rhuana Fernandes Moraes

Indicada pelo deputado Wiston Gomes (PSD):

Sessão Solene Dia da Mulher - foto Isis Oliveira (6)
  • Irenildes Madalena Marques Amado

Título de Cidadã Tocantinense

Além das 25 diplomadas, a sessão solene contou com a entrega do Título de Cidadã Tocantinense à ex-ministra da Agricultura Kátia Regina de Abreu Gomes, indicada pelo deputado Eduardo Mantoan (PSDB). A honraria reconhece a contribuição da homenageada para o desenvolvimento do Estado.

Leia Também:  Frente por Palmas anuncia Claudia Lélis como pré-candidata à Prefeitura

Discursos das autoridades

O presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), destacou o significado simbólico da data. “Hoje a Assembleia Legislativa se reúne para celebrar o Dia Internacional da Mulher, uma data que não é apenas comemorativa, mas profundamente simbólica, em reconhecimento à força, à coragem e à contribuição das mulheres em todos os espaços da sociedade”, afirmou. Ele reafirmou o compromisso da Casa com a igualdade de gênero e políticas públicas que protejam e empoderem as mulheres.

A deputada Cláudia Lelis (PV) ressaltou que março é um período de reflexão sobre as lutas femininas. “Tudo para a mulher é mais difícil; e ela tem que ficar se reafirmando a cada dia. Este é um momento de reafirmação da nossa força, da nossa coragem e da capacidade transformadora que nós, mulheres, temos”, destacou, alertando que a cada oito minutos uma mulher é vítima de violência no Brasil.

A deputada Vanda Monteiro (UB) enfatizou a necessidade de fortalecer políticas públicas de proteção às mulheres, destacando que a data representa “luta, resistência, conquistas e, acima de tudo, a força transformadora das mulheres na construção da sociedade”.

Em nome das homenageadas, a prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Gomes de Brito Almeida, discursou na tribuna. “Para mim, é uma honra representar aqui mulheres corajosas, empoderadas e engajadas na política do nosso Estado. O Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data comemorativa, mas um símbolo da luta histórica das mulheres pelos seus direitos, pela equidade e pelo respeito”, ressaltou.

Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA