POLÍCIA
Cerca de 60 candidatos procuram a Acadepol no primeiro dia de matrícula do curso de formação da Polícia Civil
Os candidatos terão até o dia 26/08 para efetuarem suas matrículas, deverão ser feitas na sede da Academia da Policia Civil, das 8 às 18 horas.
Começaram hoje, 22, as matrículas do Curso de formação de Policiais Civis para os aprovados no concurso da Polícia Civil do Tocantins para os cargos de Delegado de Polícia Civil, Médico Legista e Perito Criminal. Neste primeiro dia, cerca de 60 candidatos compareceram à Academia de Polícia Civil (Acadepol) para efetivarem suas respectivas matrículas.
De acordo com o diretor da Academia, Delegado Marcelo Falcão, toda a documentação exigida é conferida no ato da matrícula e, posteriormente deferida ou não. Caso não seja deferida, por algum motivo, o candidato terá dois dias para apresentar recursos. “Pedimos que os candidatos se atentem para a lista de documentos que consta nos editais 001/45-2014 e 003/33-2014, para que não sejam surpreendidos com imprevistos”, explica.
Os candidatos terão até o dia 26 deste mês (próxima sexta-feira) para efetuar suas matrículas, as quais deverão ser feitas na sede da Academia da Policia Civil (Acadepol), localizada na quadra 804 Sul, alameda 07, lote 01, das 8 às 18 horas.
Os editais 001/45-2014 e 003/33-2014 foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia, 12. Nele consta a relação completa dos documentos exigidos no ato da matrícula. Tanto os editais, quanto os formulários que deverão ser preenchidos pelos candidatos estão disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), e podem ser acessados através do endereço eletrônico www.ssp.to.gov.br/policia-civil/concurso.
Além do curso de formação, compõe a segunda etapa do concurso uma investigação criminal e social dos candidatos, que acontecerá paralela aos cursos de formação e poderá excluir do certame, o candidato que for considerado contraindicado (não recomendado).
Principais documentos que constam nos editais
- Título de eleitor e comprovante de votação da última eleição e/ou justificativa de não-votação, em ambos os turnos, se for o caso (original e cópia);
- Comprovante de quitação com as obrigações militares, em caso de candidato do sexo masculino (original e cópia);
- Carteira de identidade (original e cópia);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria B, no mínimo (original e cópia);
- Diploma, devidamente registrado, do curso de nível superior pré-requisito para o cargo, conforme especificado no Edital de Abertura (original e cópia);
- Declaração de não cumprir sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público e/ou entidade da esfera federal, estadual e/ou municipal;
- Questionário de informações confidenciais;
- 2 (duas) fotos 3×4, idênticas e recentes;
- Certidão narrativa (original), com data igual ou posterior à publicação deste edital, do processo que determina matrícula no Curso de Formação Profissional (exclusivamente para candidato matriculado em cumprimento à decisão judicial);
- Certidões, declarações, atestados ou outros documentos públicos (originais) emitidos pelos tribunais de justiça estaduais e/ou regionais federais do país, relativos ao exercício da função de jurado, para critério de desempate, conforme item 4 deste edital (exclusivamente para candidato que tenha exercido a função de jurado);
- Certidões, declarações, atestados ou outros documentos públicos (originais) que comprovem tempo de serviço público, para critério de desempate, conforme item 4 deste edital (exclusivamente para candidato que tenha tempo de serviço público);
- Atestado médico, conforme modelo constante no Anexo II, comprovando que o candidato não possui impedimento para cursar as disciplinas que envolvam atividade física.
POLÍCIA
Delegados que compõem a Regional da Polícia Civil de Porto Nacional elaboram estratégias para intensificar o combate ao crime no interior
Na manhã desta sexta-feira, 10, o delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (6ª DRPC – Porto Nacional), Túlio Pereira Motta, reuniu-se com os demais delegados para discutirem estratégias para otimizar o serviço prestado à população através das unidades que compõe a Regional, as quais atendem uma vasta região do interior do Estado.
A 6ª DRPC abrange diversas delegacias, incluindo as de Lizarda/Rio Sono, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins/Santa Tereza, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré/Santa Rita e Fátima/Oliveira de Fátima, além das delegacias de Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis e Novo Acordo.
Em meio às demandas e necessidades levantadas pela população, os delegados discutiram formas de intensificar as ações no combate ao tráfico de drogas e a crimes contra vulneráveis, com especial atenção aos crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes, além de delitos de violência doméstica, que têm se mostrado frequentes nas áreas atendidas pela regional. O efetivo de delegados definiu um plano de atuação nas unidades onde estão lotados e também naquelas pelas quais respondem, visando fortalecer o enfrentamento dessas questões ao longo do ano.
O delegado regional, Túlio Pereira Motta, ressaltou a importância desse alinhamento entre as delegacias para proporcionar uma resposta mais eficiente e rápida à comunidade. “A união das forças é fundamental para otimizar o combate aos crimes que mais afligem nossa população. Estamos trabalhando para garantir mais segurança e respostas eficazes àqueles que necessitam”, afirma.
Durante a reunião, ficou estabelecido que haverá o aumento das operações de segurança e o aprimoramento das investigações, com o intuito de reduzir os índices de criminalidade nas regiões atendidas. A integração entre as delegacias da 6ª DRPC, por meio da troca de informações e do alinhamento de estratégias, será essencial para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, o foco será no fortalecimento da presença policial em áreas mais vulneráveis, a fim de proteger as comunidades e coibir a ação de criminosos.
Com as novas diretrizes, a 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional espera trazer mais tranquilidade à população local, reforçando o compromisso da Polícia Civil em combater crimes de forma assertiva e estratégica.
Participaram da reunião os delegados Wagner Rayelly Pereira Siqueira, da 7ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Porto Nacional); Pedro Henrique Felix Bernardes, da 71ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional; Antônio de Oliveira Carvalho, da 70ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional; Diogo Fonseca da Silveira, da 72ª Delegacia de Polícia do Distrito de Luzimangues; e Pedro Nunes Vieira Junior, da 8ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Porto Nacional).
-
GERAL7 dias atrás
Polícia Militar Promove Outorga de Títulos Stricto Sensu e Apresenta Novos Conselheiros em Solenidade Oficial
-
NEGÓCIOS6 dias atrás
Em expansão, Izu Japanese inaugura nova unidade em Goiânia
-
Estado7 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira recebe título de Doutor Honoris Causa da PMTO
-
Estado6 dias atrás
Em nova missão internacional, governador Wanderlei Barbosa fortalece atuação e pioneirismo do Tocantins em iniciativas ambientais
-
Em Pauta5 dias atrás
Inácia Franco participa da posse do novo chefe da Secom Federal em Brasília
-
CIDADES6 dias atrás
Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariri do Tocantins participam de palestra sobre a campanha Janeiro Branco
-
GERAL7 dias atrás
LBV: 75 anos de Solidariedade e transformação social “Por um Brasil melhor e por uma Humanidade mais feliz”
-
GERAL5 dias atrás
Oportunidade para realizar o sonho de empreender