Gold 2024
Comandante-Geral da PMTO recebe homenagem no evento Personalidades Gold 2024 em Pernambuco
No dia 09 de novembro, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel Márcio Barbosa de Mendonça, foi homenageado com o Certificado de Reconhecimento no evento Personalidades Gold 2024, realizado em Surubim, Pernambuco. Na ocasião, o Diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMTO, Tenente-Coronel Welder Messias, também recebeu uma homenagem.
O Coronel Márcio Barbosa foi agraciado com o certificado em reconhecimento ao seu compromisso como “Destaque Nacional” pela excelência nas ações operacionais realizadas à frente da PMTO, com estratégias que promovem a segurança e fortalecem a presença da corporação, contribuindo para o bem-estar e a proteção da sociedade tocantinense.
Já o Tenente-Coronel Welder Messias foi homenageado pelo seu notável empenho no desenvolvimento educacional no Brasil. Sua dedicação e liderança visionária o destacam nacionalmente na área da educação policial.
Para o Comandante-Geral, essa homenagem é fruto das estratégias e do trabalho conjunto realizado pela Polícia Militar do Tocantins. “Todos nós da Polícia Militar contribuímos para manter a segurança da população tocantinense. Esse é o nosso dever, e receber um prêmio como esse é gratificante para mim e para todos da PMTO”, ressaltou.
Representando o Comandante-Geral na cerimônia, o Tenente-Coronel Aldo Nery participou da entrega do certificado ao lado do Tenente-Coronel Welder Messias.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
Estado5 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 489
-
GERAL5 dias atrás
Detran/TO reforça segurança viária durante Meia Maratona do Tocantins
-
GERAL5 dias atrás
Projeto Reinventar da BRK é destaque na 9ª Edição do Encontro Nacional das Águas
-
GERAL5 dias atrás
Prazo para recadastramento de feirantes é ampliado até 10 de dezembro
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins