PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

POLÍCIA

Corpo de Bombeiros condecora militares e autoridades civis por mérito

O evento é realizado em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho. A cerimônia de condecoração, com a outorga de Medalhas Dom Pedro II, a maior condecoração da Corporação.

Publicado em

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins realiza por meio do governo do Estado, nesta terça-feira, 05, às 16h30, a cerimônia de condecoração, com a outorga de Medalhas Dom Pedro II, a maior condecoração da Corporação. Na oportunidade também será inaugurado o Centro de Manutenção de Viaturas e equipamentos do Bombeiro (Ceman) e entregue três viaturas modelo pick-up. 

 

O Ceman será utilizado para manutenção e recuperação de viaturas do Corpo de Bombeiros. As caminhonetes modelo Triton foram adquiridas por meio de recursos do fundo da Amazônia do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDS). O investimento total para compra das viaturas e implantação do Ceman gira em torno de R$ 400 mil.

 

Condecorações

Além da Medalha de Dom Pedro II, serão entregues ainda medalhas de Defesa Civil, de Tempo de Serviço e do Mérito Intelectual. O evento é realizado em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no dia 2 de julho.

 

A Ordem do Mérito Dom Pedro II, foi instituída para comemorar o Dia Nacional do Bombeiro e reverencia o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Tanto a medalha de Dom Pedro II, quanto à da Defesa Civil destinam se a reconhecer militares e autoridades que tenham prestado notáveis serviços às respectivas áreas.

Leia Também:  Após suposta ameaça contra a vizinha, homem é preso pela PM com arma de fogo em Araguaína

 

A Medalha de Mérito Intelectual é concedida aos militares que obtiveram a classificação de primeiro lugar ao término dos cursos de aperfeiçoamento de oficiais, formação de oficiais, aperfeiçoamento de sargentos e formação de sargentos.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína

Published

on

Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.

A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.

As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.

Leia Também:  Homem é preso após roubar vítima em Augustinópolis

Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.

O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA