POLÍCIA
Deic Sul incinera grande quantidade de drogas em Gurupi
Novas ações de combate e repressão ao crime estão sendo planejadas pela Deic, o que poderá gerar novas prisões e apreensões nos municípios.

A polícia civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), núcleo sul, realizou, na manhã desta sexta-feira, 24, a incineração de 274 kg de drogas, em Gurupi (TO), sendo 264 kg de maconha e 10 kg de cocaína.
A ação, que aconteceu em uma cerâmica da cidade, foi coordenada pelo delegado titular da Deic, Rafael Fortes Falcão e foi devidamente autorizada pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Gurupi.
O entorpecente destruído é oriundo de diversas apreensões realizadas pela Deic ao longo de todo o ano de 2015. A incineração contou com a presença do delegado regional de Polícia Civil de Gurupi, Carlos Juarez Metzka, além de peritos criminais, promotores de Justiça, representantes do Poder Judiciário, Fiscais da Vigilância Sanitária, do comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar de Gurupi, major Flávio Santos Brito, bem como toda equipe de policiais civis da Deic/Sul.
Na ocasião, o delegado Rafael Falcão destacou a relevância do trabalho policial que tem sido realizado pela Deic, em toda a regiçao sul do estado, o que resultou na retirada dessa significativa quantidade de entorpecente das ruas. “Durante todo o ano de 2015, efetuamos várias ações de combate ao tráfico de drogas e à criminalidade em geral, que resultaram na prisão de várias pessoas e na apreensão de grande quantidade de drogas, em Gurupi e região. Este ano, a Deic intensificou ainda mais suas ações e já efetuamos a apreensão de mais de 120kg de drogas e a prisão de várias pessoas”, ressaltou.
O delegado enfatizou também que novas ações de combate e repressão ao crime estão sendo planejadas pela Deic, o que poderá gerar novas prisões e apreensões nos municípios da região Sul do Estado.

POLÍCIA
Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança nas ruas e investe em tecnologia e aperfeiçoamento

Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou o patrulhamento preventivo em áreas estratégicas da cidade, como escolas e centros comerciais. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 1.237 ocorrências, das quais 826 estavam relacionadas a ações de caráter preventivo. Outras 161 envolveram casos de perturbação do sossego público, 24 foram referentes à violência interpessoal e oito casos envolveram violência doméstica.
A GMP também atua por meio da Divisão Ambiental, realizando ações de fiscalização tanto na zona urbana quanto na rural, incluindo o resgate de animais silvestres em risco, encontrados em áreas urbanas da Capital.
Atuação comunitária e Investimentos
Além do patrulhamento ostensivo, a Guarda tem investido em ações de policiamento comunitário e na criação de canais de diálogo com os moradores, reforçando o vínculo com a população e a confiança na instituição.
Investimentos em tecnologia também fazem parte da nova fase da corporação, com a implantação de um sistema de videomonitoramento mais eficiente. A capacitação da tropa também tem sido prioridade, com novos cursos de aperfeiçoamento e a incorporação de mais 100 agentes por meio de concurso público.
Centro de formação e carteira funcional
Um dos avanços institucionais mais relevantes foi a criação, no dia 27 de fevereiro, do Centro de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (CFQAP), por meio do Decreto nº 2.668. Vinculado à GMP, o centro será responsável por preparar os futuros agentes e promover a formação continuada dos atuais integrantes da corporação.
Outra iniciativa importante foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que viabilizou a emissão de 300 novas carteiras funcionais para os agentes da GMP. Os documentos serão produzidos pelo Instituto de Identificação da SSP, seguindo o padrão oficial, com alto nível de segurança e praticidade.
Valorização
A GMP inaugurou o novo Estande de Tiro em sua sede e lançou o projeto das Bases Comunitárias de Segurança, que serão implantadas em vários pontos da cidade para ampliar a presença da Guarda junto à população.
O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, destacou o fortalecimento da instituição nesta nova gestão. “Nossa instituição tem sido referendada pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e temos como missão proporcionar cada vez mais segurança aos nossos munícipes”, afirmou.
-
Edicao Digital1 dia atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PALMAS6 dias atrás
Deputada Janad Valcari promove 3ª edição da Semana da Arte, Cultura e Empreendedorismo na Aleto
-
PALMAS5 dias atrás
Missa do Lava pés inicia o Tríduo Pascal na Matriz Nossa Senhora Aparecida em Taquaralto
-
PUBLICIDADE LEGAL1 dia atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS6 dias atrás
Sorteio do ‘Nota Palmense Premiada’ acontece neste sábado, 19
-
PALMAS5 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira Campos leva diversão ao CMEI Juscéia Garbelini ao se fantasiar de coelho da Páscoa
-
PALMAS2 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
PALMAS6 dias atrás
Escola de Governo abre inscrições para curso de capacitação e aperfeiçoamento em elaboração de leis e normas