POLÍCIA
Força Tática reforça Policiamento em Araguaína
Cerca de 40 policiais militares da Força Tática da PM deslocaram- de reforçar o policiamento local. se para Araguaína nesta terça-feira, 30.

Cerca de 40 policiais militares da Força Tática (FT) da PM deslocaram-se para Araguaína nesta terça-feira, 30, no intuito de reforçar o policiamento local. A ação é mais uma medida da Polícia Militar para intensificar o policiamento da região, aumentando a segurança da comunidade e combatendo a prática de ações delituosas. O emprego deste efetivo disponibilizado será por tempo indeterminado.
A movimentação dos policiais militares da FT faz parte de um cronograma institucional da PM que rotineiramente terá militares empregados em zonas estratégicas para reforçar o policiamento em todo estado. Os policiais estão se deslocando para Araguaína nas camionetes/viaturas entregues pelo Governo do Estado à PM no último dia 25.
Para o comandante geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, o policiamento continua sendo intensificado no município e as ações estratégicas visam combater a prática de delitos.” Temos tomado diversas medidas para reforçar o policiamento tático em Araguaína como o emprego de maior efetivo, adequação das escalas para períodos estratégicos, inclusive para conter crimes contra o patrimônio e com isso proporcionar maior segurança à comunidade”, pontuou.
Sobre a Força Tática
Foi criada por meio da Instrução Normativa n º 001/2015, publicada no Boletim Geral nº 153/2015, de 18/08/2015, que padronizou a Força Tática no âmbito da Polícia Militar do Estado do Tocantins. É um pelotão de patrulhamento tático subordinado diretamente aos comandantes de unidades Operacionais da PMTO, e tem como missão principal realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade e atuar em ocorrências que fujam do cotidiano normal da unidade, executando as intervenções características da Companhia Independente de Operações Especiais – CIOE.
Os militares da FT são formados em curso padrão de 280 horas/aula, seguindo as normas para Planejamento e Conduta do Ensino e a Matriz Curricular Adotada. Atualmente a Polícia Militar do Tocantins conta com 132 policiais militares formados no curso de Força Tática.

POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão

A Operação Absterge, que faz menção a limpeza ou purificação
Na manhã desta segunda-feira, 15, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), com apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público Estadual do Tocantins e o Centro Tático Aéreo do Maranhão, deflagrou a Operação Absterge com o objetivo de desarticular uma facção criminosa do Maranhão que tentava se instalar em Augustinópolis e vinha cometendo crimes, entre eles, quatro homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Aproximadamente 100 policiais participaram da ação que visou cumprir um total de 43 mandados de prisão preventiva, prisão temporária e busca e apreensão nas cidades de Augustinópolis (TO), João Lisboa e São Luís, ambas no Maranhão. Os alvos já vinham sendo monitorados pela Polícia Civil há cerca de dois meses.
O delegado titular da 12ª Delegacia de Polícia Civil em Augustinópolis e coordenador da operação, Jacson Wutke, explicou que além do cumprimento de mandados, a Operação teve o objetivo de impedir que a facção criminosa do Maranhão se instalasse no município tocantinense.
“Hoje nosso principal objetivo é desarticular uma organização criminosa que buscava se enraizar aqui no município de Augustinópolis. Basicamente uma atuação voltada para o tráfico de drogas e homicídios. Até o momento 21 pessoas foram presas, eram 23 mandados de prisão, tivemos dois evadidos e um que acabou indo a óbito em razão de confronto com a polícia. Mas de um modo geral foi uma operação exitosa, tivemos grande apreensão de drogas e armas de fogo e outros objetos que vão ajudar a elucidar os crimes investigados pela Polícia Civil”, destacou o delegado.
Prisões
Do total de mandados, 23 eram de prisões, dos quais 21 foram cumpridos já que dois dos alvos conseguiram fugir antes da chegada da polícia.
Do total de presos, sete eram mulheres que estavam sendo investigadas por associação criminosa e tráfico de drogas.
Um menor de 16 anos também foi apreendido, apontado como integrante de facção criminosa. O adolescente tem longa ficha criminal envolvendo crimes como homicídio e ocultação de cadáver.
Tanto as mulheres como o adolescente foram encaminhados para a Central de Flagrantes em Araguatins para depois serem reconduzidos para as Unidades Prisionais.
Já os homens presos nesta operação foram conduzidos diretamente para o presídio de Augustinópolis.
A Operação Absterge, que faz menção a limpeza ou purificação, também acontece dentro do Presídio de Augustinópolis, no qual será realizada uma revista nas celas.
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES1 dia atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022