POLÍCIA
Inaugurada sede do Batalhão da PM Ambiental em Palmas
Governador inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental na Quadra 304 Sul
O governador do estado do Tocantins, Marcelo de Carvalho Miranda, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 10, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), na Quadra 304 Sul, em Palmas. Na ocasião, foram assinados um termo de parceria entre a Polícia Militar com a Investco e um convênio com a Enerpeixe. O evento celebrou ainda a semana do meio ambiente.
Na solenidade, o governador Marcelo Miranda juntamente com o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, o comandante do BPMA, tenente-coronel Sólis Araújo Souza e demais autoridades descerraram a placa de inauguração do BPMA. Em seguida o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber juntamente com o diretor da Investco, Plácido Gonçalves Meireles assinaram, simbolicamente, o termo de cooperação, no qual a Investco repassará ao BPMA o valor de R$ 240.625,30 reais. Em contrapartida, o BPMA realizará atividades de policiamento ambiental. O valor será investido na melhoria das instalações físicas das unidades, aquisição de equipamentos e pagamento de diárias.
Num segundo momento, foi assinado o convênio da PM com a Enerpeixe, concessionária de serviços elétricos da Usina Hidrelétrica de Peixe. O representante da Enerpeixe, Albert Júnior Bovareto, assinou o convênio, juntamente com o coronel Glauber. O convênio repassará a Polícia Militar o valor de R$ 201 mil reais, cuja destinação será estabelecer ações de controle e fiscalização integrada e compartilhada entre o Poder Público Estadual a serem realizadas pela Polícia Militar Ambiental. Em contrapartida, a Enerpeixe realizará aporte financeiro aos programas e projetos propostos apoiando ações de educação, controle e fiscalização ambiental.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, a PM tem alcançado várias conquistas que agem incisivamente na melhoria da atuação do efetivo policial militar no estado. “Um deles é a inauguração de uma casa para BPMA, que foi criado na última gestão do governador Marcelo Miranda. Com as novas instalações iremos desenvolver ações para ampliar e integrar as atividades de prevenção e fiscalização em todo estado”, destacou o comandante.
O governador Marcelo Miranda discursou sobre a assinatura dos termos de parceria que têm o intuito de integrar os diversos órgãos e autarquias do estado, no sentido de ampliar as ações desenvolvidas pelo Governo que envolvam a Secretaria do Meio Ambiente, Polícia Militar, Naturatins, Embrapa, Investco e demais parceiros. “Nosso governo tem a preocupação e tem se empenhado em dar o respaldo necessário para que nossas instituições desempenhem de forma adequada suas atividades e atuem na preservação e fiscalização de nossos recursos naturais”, disse.
Autoridades
Estiveram presentes na solenidade a vice-governadora do estado,Claudia Telles de Menezes Pires Martins Lelis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Dodsley Iuri Tenório Vargas, a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH),Luzimeire Ribeiro de Moura Carreira, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Hebert Brito Barros, presidentes de autarquias e prefeitos.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
GERAL5 dias atrás
LBV entrega mais de 7 toneladas de alimentos no Tocantins
-
SAÚDE4 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
CIDADES6 dias atrás
Resultado final da fase de avaliação dos editais é divulgado
-
NEGÓCIOS3 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
CIDADES5 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos capacita profissionais sobre amamentação
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Rede municipal de ensino de Palmas divulga calendário de matrículas para 2025
-
GERAL4 dias atrás
NAEPE cria software que promete transformar o setor cultural brasileiro