POLÍCIA
PM apreende drogas e armas na Operação Brasil Central Seguro
A Polícia Militar e Civil deflagraram na manhã desta quinta-feira, 07, ações integradas à Operação Brasil Central Seguro, uma articulação estratégica em segurança com outros cinco estados vizinhos.
Focando o combate à criminalidade por meio do trabalho conjunto, as Polícias Militar e Civil do Tocantins deflagraram, na manhã desta quinta-feira, 07, ações integradas à Operação Brasil Central Seguro, uma articulação estratégica em segurança com outros cinco estados vizinhos.
A operação, que tem previsão de término na tarde dessa quinta-feira, consiste no emprego do efetivo administrativo e operacional de todas as Unidades do interior e da Capital, onde num primeiro momento o enfoque é o combate ao tráfico de drogas e apreensão de armas. Estão à frente da Operação o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Edvan de Jesus Silva, e o Delegado-Geral em exercício da Polícia Civil, Roger Knevitz.
Dentro desse leque de ações, estão sendo realizadas blitzes de trânsito nos pontos estratégicos e efetuadas abordagens em pessoas e veículos suspeitos. As atividades de policiamento ostensivo a pé e motorizado foram reforçadas. Também está sendo empregado o policiamento especializado da Polícia Militar por meio da Companhia Independente de Operações Especiais, compostas pelo Grupo de Operação com Cães (GOC), Rondas Táticas Ostensivas Municipais (ROTAM), Grupo de Intervenções Rápidas Ostensivas (GIRO), para o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, dentre outros em conjunto com a Polícia Civil do Tocantins.
A coordenação operacional das ações em Palmas e região, no que compete à Polícia Militar, está sob a responsabilidade do Comandante do Policiamento da Capital, coronel Felizardo Ramos. Segundo ele, a Polícia Militar tem aprimorado ainda mais sua expertise em ações de combate ao tráfico de drogas e armas, o que tem resultado em uma maior eficácia das ações ostensivas. “Só na Capital estão mobilizados cerca de 130 policiais militares nessa Operação Brasil Central Seguro. Entendemos a importância de se trabalhar em conjunto e por isso a Polícia Militar tem feito o melhor possível para a segurança da sociedade”, ressalta o coronel Ramos. No interior a Operação é Coordenada pelo coronel Raimundo Aberson Sales Sobrinho, Comandante do Policiamento do Interior da PM (CPI).
Como resultados parciais, as Polícias Militar e Civil já cumpriram 17 mandados de prisão preventiva, 78 mandados de busca e apreensão, 13 Autos de Prisão em Flagrante (APF) e oito Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em diversos municípios como Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Porto Nacional, Gurupi e Palmas.
Na região sul do Estado, no Posto Fiscal de Talismã, foi realizada abordagem a um veículo e localizada uma pistola Taurus calibre 380, 10 munições intactas calibre 12, dois carregadores e 35 munições calibre 380. O autor foi conduzido para a Central de Flagrantes de Alvorada para os procedimentos cabíveis. Em Axixá, norte do Tocantins, a PM apreendeu uma espingarda calibre 36, 12 munições calibre 22, além de dinheiro em espécie. Em Tocantinópolis foi apreendida uma espingarda e 22 munições. Na Capital foram apreendidas quatro armas de fogo, 14 quilos de entorpecentes e um laboratório de refinamento de drogas foi desarticulado.
Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, “o alvo é continuar empenhado todos os esforços e recursos disponíveis para promover a segurança da sociedade tocantinense através de ações efetivas e trabalho conjunto com os demais órgãos de segurança pública e estados da federação”, ressaltou o Comandante.
Sobre a Operação Brasil Central Seguro
A execução da Operação Brasil Central é resultado das articulações entre os estados do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, e também o Distrito Federal, através do Fórum de Governadores Brasil Central, que decidiram unir esforços no combate ao crime organizado.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
GERAL6 dias atrás
LBV entrega mais de 7 toneladas de alimentos no Tocantins
-
SAÚDE4 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
CIDADES6 dias atrás
Resultado final da fase de avaliação dos editais é divulgado
-
CIDADES5 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
NEGÓCIOS3 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos capacita profissionais sobre amamentação
-
GERAL4 dias atrás
NAEPE cria software que promete transformar o setor cultural brasileiro
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Rede municipal de ensino de Palmas divulga calendário de matrículas para 2025