POLÍCIA
PM divulga balanço da Operação Temporada de Praia 2016
O Balanço da Operação apontou que o período ocorreu de forma tranquila, resultado do trabalho redobrado da PM.
A Polícia Militar do Tocantins finalizou nesta segunda-feira, 08, a Operação “Temporada de Praia 2016”, que garantiu total segurança nas praias do estado onde aconteceu programação oficial. O Balanço da Operação apontou que o período ocorreu de forma tranquila, resultado do trabalho da PM que desenvolveu um esquema de policiamento específico para a ocasião, em parceria com os demais órgãos do sistema de segurança pública.
A Operação iniciada em 1º de julho contou com o apoio de policiais militares do serviço administrativo de todas as unidades, que reforçam o contingente de policiais durante a temporada. Foram desenvolvidas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais. Nesse período a PM abordou5.319 pessoas e 4.188 veículos em todo estado, o que resultou na prisão ou detenção de 20 indivíduos, na apreensão de 15 armas, sendo quatro armas de fogo e 11 armas brancas, além de sete apreensões de drogas.
A PM realizou ainda uma autuação por crime de trânsito e a confecção de 23 infrações de trânsito. Treze veículos foram removidos por estarem em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB. Três veículos com registro de furto/roubo foram recuperados. Não foram registradas ocorrências de natureza grave em nenhuma das praias onde a PM realizou policiamento. O Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas – BPMRED foi a unidade que realizou o maior número de abordagens a pessoas e veículos, atuando também nas entradas e saídas das cidades.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Glauber de Oliveira Santos, esse resultado é fruto do trabalho de todos os policiais militares que atuaram direta e indiretamente na Operação “Temporada de Praia 2016”, e se esforçaram para garantir segurança aos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses. “Mais uma vez a Polícia Militar demonstra seu compromisso com a sociedade e em parceria com os demais órgãos do sistema de segurança pública proporciona mais uma temporada de praias absolutamente tranquila em todo estado”, destacou coronel Glauber.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
GERAL6 dias atrás
LBV entrega mais de 7 toneladas de alimentos no Tocantins
-
SAÚDE4 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
CIDADES6 dias atrás
Resultado final da fase de avaliação dos editais é divulgado
-
NEGÓCIOS3 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
CIDADES5 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos capacita profissionais sobre amamentação
-
GERAL4 dias atrás
NAEPE cria software que promete transformar o setor cultural brasileiro
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Rede municipal de ensino de Palmas divulga calendário de matrículas para 2025