POLÍCIA
PM fecha oficina clandestina de fabricação de armas de fogo em Araguanã
Após denúncias, a Policia Militar fechou uma oficina de fabricação clandestina e manutenção de armas de fogo que funcionava em uma residência.
Na tarde de terça-feira, 05, a Polícia Militar fechou uma oficina de fabricação clandestina e manutenção de armas de fogo que funcionava nos fundos de uma residência no Setor Carmelita em Araguanã. A dona da residência e esposa do acusado pelo crime estava no local e foi conduzida à Delegacia. Um rifle CBC calibre 22, uma carabina calibre 38, uma espingarda calibre 36, duas armas de fogo tipo bate bucha, além de diversos materiais utilizados para fabricação de armas de fogo foram apreendidos pela PM.
Uma equipe da PM realizava patrulhamento na Rua 09, no Setor Carmelita, quando foi informada que nos fundos de uma residência havia uma fábrica de arma de fogo. Algumas testemunhas disseram aos policiais que o acusado, que residia no lugar, consertava armas de fogo. A equipe realizou buscas na residência e constatou que na verdade o local funcionava como uma oficina para a produção de armas de fogo artesanais, o que configura crime de acordo com o artigo 17 da Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento).
O acusado pelo crime não foi encontrado no local, apenas sua companheira que foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o fato. Todo material encontrado também foi apreendido e encaminhado à Delegacia para os procedimentos legais.
Material encontrado pela PM na oficina clandestina:
Duas armas de fogo tipo bate bucha; um rifle CBC calibre 22; uma espingarda sem marca calibre 36; nove coronhas de madeira; cinco telhas de madeira; uma carabina calibre 38; cinco ferragens de espingarda de pressão; uma ferragem de carabina calibre 38; duas furadeiras portáteis; três lixadeiras portáteis; uma furadeira de bancada; um jogo de cossinetes e machos manuais; um balde plástico preto com várias molas, peças e ferramentas; cinco tigelas contendo varias munições deflagradas de diversos calibres; uma bandeja contendo varias ferramentas para fabricação de arma de fogo; quatro blocos de madeira supostamente para a fabricação de coronhas de armas de fogo; dois moldes para coronhas; uma bolsa tipo bornal de munição; uma de fogo tipo bate bucha; uma carabina de pressão calibre 4.5; uma caixa de cor preta contendo varias molas e ferramentas.
POLÍCIA
Delegados que compõem a Regional da Polícia Civil de Porto Nacional elaboram estratégias para intensificar o combate ao crime no interior
Na manhã desta sexta-feira, 10, o delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (6ª DRPC – Porto Nacional), Túlio Pereira Motta, reuniu-se com os demais delegados para discutirem estratégias para otimizar o serviço prestado à população através das unidades que compõe a Regional, as quais atendem uma vasta região do interior do Estado.
A 6ª DRPC abrange diversas delegacias, incluindo as de Lizarda/Rio Sono, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins/Santa Tereza, Monte do Carmo, Brejinho de Nazaré/Santa Rita e Fátima/Oliveira de Fátima, além das delegacias de Porto Nacional, Ponte Alta do Tocantins, Silvanópolis e Novo Acordo.
Em meio às demandas e necessidades levantadas pela população, os delegados discutiram formas de intensificar as ações no combate ao tráfico de drogas e a crimes contra vulneráveis, com especial atenção aos crimes sexuais envolvendo crianças e adolescentes, além de delitos de violência doméstica, que têm se mostrado frequentes nas áreas atendidas pela regional. O efetivo de delegados definiu um plano de atuação nas unidades onde estão lotados e também naquelas pelas quais respondem, visando fortalecer o enfrentamento dessas questões ao longo do ano.
O delegado regional, Túlio Pereira Motta, ressaltou a importância desse alinhamento entre as delegacias para proporcionar uma resposta mais eficiente e rápida à comunidade. “A união das forças é fundamental para otimizar o combate aos crimes que mais afligem nossa população. Estamos trabalhando para garantir mais segurança e respostas eficazes àqueles que necessitam”, afirma.
Durante a reunião, ficou estabelecido que haverá o aumento das operações de segurança e o aprimoramento das investigações, com o intuito de reduzir os índices de criminalidade nas regiões atendidas. A integração entre as delegacias da 6ª DRPC, por meio da troca de informações e do alinhamento de estratégias, será essencial para atingir os objetivos estabelecidos. Além disso, o foco será no fortalecimento da presença policial em áreas mais vulneráveis, a fim de proteger as comunidades e coibir a ação de criminosos.
Com as novas diretrizes, a 6ª Delegacia Regional de Porto Nacional espera trazer mais tranquilidade à população local, reforçando o compromisso da Polícia Civil em combater crimes de forma assertiva e estratégica.
Participaram da reunião os delegados Wagner Rayelly Pereira Siqueira, da 7ª Divisão de Combate ao Crime Organizado (DEIC – Porto Nacional); Pedro Henrique Felix Bernardes, da 71ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional; Antônio de Oliveira Carvalho, da 70ª Delegacia de Polícia de Porto Nacional; Diogo Fonseca da Silveira, da 72ª Delegacia de Polícia do Distrito de Luzimangues; e Pedro Nunes Vieira Junior, da 8ª Delegacia de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Porto Nacional).
-
PALMAS5 dias atrás
Fredim do Povo é nomeado secretário executivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego
-
PROCESSO SELETIVO6 dias atrás
Matrícula dos aprovados para os cursos do TO Graduado da Unitins começam na segunda-feira, 13
-
CIDADES6 dias atrás
Secretário Hercy Filho visita Aurora do Tocantins e reafirma compromisso do Governo com fomento do turismo da região
-
EDUCAÇÃO5 dias atrás
Educação contará com setor específico para atender demandas de alunos com deficiência e outros transtornos
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição 494
-
ARTIGOS3 dias atrás
Um breve relato sobre a mineração no Tocantins
-
POLÍCIA5 dias atrás
Delegados que compõem a Regional da Polícia Civil de Porto Nacional elaboram estratégias para intensificar o combate ao crime no interior
-
PALMAS5 dias atrás
Otávio Pernambucano assume diretoria do Procon de Palmas