POLÍCIA
PM inicia formação de mais uma equipe de Força Tática em Palmas
Com o objetivo de atender de forma mais eficiente as necessidades da sociedade, Polícia Militar do Tocantins iniciou na manhã desta segunda-feira, 08, a formação de mais uma equipe de Força Tática.

Com o objetivo de atender de forma mais eficiente as necessidades da sociedade tocantinense, seguindo preventivamente no combate a possíveis ações criminosas de forma contínua e efetiva, a Polícia Militar do Tocantins iniciou na manhã desta segunda-feira, 08, a formação de mais uma equipe de Força Tática. A aula inaugural do 1º Curso de Força Tática do 6º Batalhão da PM ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral em Palmas, por volta das 8h30, e contou com a presença do comandante geral da PMTO, coronel Glauber de Oliveira Santos e do Juiz Militar, José Ribamar Mendes Júnior.
O evento contou ainda com a presença dos comandantes de unidades da PM de todo estado, acompanhados por uma guarnição de Força Tática das unidades onde há atuação dessas equipes, comandantes de seções do estado maior da PMTO, demais policiais militares e familiares dos alunos. Além da presença do tenente coronel da PM de Goiás, Newton Nery de Castilho, comandante do Batalhão de ROTAM da PMGO, palestrante da aula inaugural.
A Polícia Militar do Tocantins já realizou ao todo seis cursos de Força Tática, que qualificaram 132 policiais militares para atuarem nessa modalidade de policiamento. Foram dois cursos na cidade de Palmas, um em Araguaína, um em Colinas do Tocantins, um em Araguatins e outro em Gurupi. A nova turma de Força Tática será formada no 6º Batalhão da PM, que atua na região sul de Palmas. Iniciam o curso 45 policiais militares, sendo 43 homens e duas mulheres.
Durante o evento o comandante geral agradeceu a presença de todos e falou da importância do investimento em formação e atividades de ensino para a qualificação dos policiais militares. “O ensino é a chave para que tudo que almejamos se materialize em melhorias concretas. O aprimoramento técnico profissional é uma manifestação essencial do valor militar, essa oportunidade deve ser aproveitada com toda a sua capacidade”, disse coronel Glauber aos alunos do curso.
O comandante geral da PM ressaltou o trabalho que está sendo realizado para instrumentalizar a Força Tática Estadual, uma alternativa que já provou sua eficácia no combate ao crime. “Desde o mês passado a Força Tática tem ampliado a sua atuação em formato similar à força nacional com o objetivo de apoiar as unidades operacionais que estejam necessitando de reforço de policiamento, os bons frutos dessa atuação já podem ser percebidos de forma clara pela sociedade. Esses novos policiais formados somarão ainda mais esforços para garantir que o Tocantins continue sendo um dos estados mais seguros para se viver no Brasil”, destacou o comandante.
Homenagens
Coronel Glauber entregou ao tenente coronel da PMGO Newton Nery de Castilho e sua equipe, um certificado de agradecimento pela participação voluntária como palestrante da aula inaugural do 1º Curso de Força Tática do 6º BPM. “O gesto de vocês, deslocando-se até aqui apenas pela satisfação de compartilhar seus conhecimentos e habilidades, sem nenhum ônus para o estado e para a corporação é exatamente o retrato do que é ser policial militar, somos militares por vocação”, elogiou o comandante.
Tenente coronel Newton Nery de Castilho ministrou a aula inaugural com o tema “Polícia Ostensiva”. Na oportunidade o militar entregou ao comandante geral da PMTO um certificado de conclusão do Curso Operacional de ROTAM – COR, pela sua atuação como “Raiado Fundador” e pioneiro de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás. A homenagem faz parte do programa de comemorações do aniversário da ROTAM de Goiás, objetivando ressaltar a importância de pessoas que contribuíram para a implantação e consolidação do grupamento na PMGO, assim como coronel Glauber que ingressou na PM do Tocantins oriundo da PM de Goiás quando da criação do novo estado.
Sobre o Curso de Força Tática
A instrução terá duração de 35 dias com carga horária de 285 horas/aula, sendo 70 horas/aula destinadas ao estágio supervisionado. Dentre as disciplinas oferecidas no curso destaca-se: noções básicas de atuação em ocorrências com artefatos explosivos, direitos humanos na atividade policial, tiro de combate policial, noções de orientações e sobrevivência no cerrado, dentre outras.
O objetivo a ser alcançado é o patrulhamento tático ostensivo realizado em áreas de maior vulnerabilidade. As equipes também serão treinadas e habilitadas para atuar em ocorrências de média complexidade apoiando o serviço ordinário.
O curso será dirigido e supervisionado tecnicamente pelo subcomandante do 6º BPM, major Weslley Dias Costa, tendo como coordenador o capitão Rudson Alves Barbosa.

POLÍCIA
Governador Wanderlei Barbosa promove mais de 1.200 policiais militares em celebração histórica

Em dia de celebração, o governador Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, concedeu na quarta-feira, 23, promoções a mais de 1.200 policiais militares, entre praças e oficiais, e homenageou homens e mulheres da Corporação, além de civis, com a Medalha Tiradentes. A solenidade ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e marcou mais um momento importante na valorização da categoria.
Em seu discurso, o governador Wanderlei Barbosa parabenizou a Corporação, destacando o empenho do Governo do Tocantins na valorização da Polícia Militar, que tanto contribui para a segurança do estado. “Promover mais de 1.200 militares e entregar medalhas de reconhecimento é uma grande satisfação para mim. Nosso governo tem garantido tranquilidade à Polícia Militar, seus integrantes e suas famílias, corrigindo injustiças do passado e valorizando quem serve com dedicação. Fico feliz em reconhecer esses homens e mulheres que se dedicam diariamente à segurança do nosso Tocantins. Nada mais justo do que homenageá-los por esse compromisso com a ordem e com o povo tocantinense”, afirmou o governador.
O comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa, ressaltou a magnitude do momento, em meio a várias realizações da Polícia Militar para a sociedade tocantinense, no qual o quantitativo de condecorados representa um marco para a história da PM no Tocantins. “Na data de hoje [quarta, 23], em que comemoramos, alusivamente, o Dia de Tiradentes [21 de abril], nosso patrono, temos a honra de celebrar uma das maiores conquistas da história da Polícia Militar do Tocantins. São 1.224 promoções, reconhecendo e valorizando o trabalho dos nossos profissionais. Também entregamos mais de três mil medalhas de condecoração, algo inédito”, comentou o coronel Barbosa.
A promoção dos policiais militares do Tocantins segue a Lei nº 2.575/2012, que concede a ascensão baseada em dois critérios: por merecimento — quando são avaliados desempenho, tempo de serviço e cursos realizados —; e por antiguidade, quando o militar não preenche os requisitos de merecimento, mas cumpre o tempo mínimo no posto.
Promoções
A Polícia Militar do Tocantins promoveu um total de 1.224 militares em diferentes níveis hierárquicos, sendo 1.193 praças e 31 oficiais. O maior contingente foi para o posto de 1º sargento do Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM), seguido de 2º sargento QPPM e cabo QPPM. Militares também receberam a patente de 3º sargento QPPM, e oficiais foram elevados ao posto de tenente-coronel.
Promovido a 3º sargento após 10 anos de dedicação à Corporação, Duylio Lustosa Matos, enfatizou que cada dia valeu a pena. Após uma década atuando na segurança ostensiva, ele não esconde a emoção ao alcançar essa conquista. “O sentimento é de felicidade e, principalmente, de reconhecimento pelos bons serviços prestados à sociedade, por parte do nosso governador Wanderlei Barbosa e do nosso comandante-geral, coronel Barbosa. Ascender na carreira é uma satisfação que o militar tem”, expressou o 3º Sargento.
Agora 1º sargento do Quadro de Praças Policiais Militares, Ronaldo Pereira da Silva, reforçou o seu compromisso com a PM, afirmando que a categoria vive um momento especial, no qual homens e mulheres são valorizados enquanto profissionais da segurança. “Ser promovido é um marco na minha carreira e um grande motivo de orgulho. Isso me motiva ainda mais a seguir prestando o melhor serviço à sociedade, como sempre fiz. Vivemos novos tempos na Polícia Militar do Tocantins, com valorização e reais oportunidades de ascensão profissional”, comemorou o militar.
Medalhas Tiradentes e de Tempo de Serviço
Duas condecorações foram concedidas a civis e militares: a Medalha Tiradentes, destinada a autoridades civis, militares e eclesiásticas que tenham prestado relevantes serviços ao Estado ou à Corporação; e a Medalha de Tempo de Serviço, que recompensa os bons serviços prestados por oficiais e praças em serviço ativo por 10, 20 e 30 anos. Ao todo, mais de 2.900 militares receberam a Medalha de Tempo de Serviço.
A subtenente Lívia Silva Leite Murussi foi condecorada com a Medalha de Tempo de Serviço pelos 20 anos dedicados à Polícia Militar. Para ela, esse é um momento de grande emoção e orgulho pela trajetória construída. “A polícia é a nossa família, sempre acolheu e fez com que essa nossa carreira se desenvolvesse. Me sinto honrada com a homenagem. São duas décadas me dedicando à segurança do Tocantins”, celebrou a subtenente.
Ao receber a Medalha Tiradentes, a coronel Lorena Cavalcante ressaltou o sentimento de reconhecimento com a maior honraria da Polícia Militar do Tocantins. “O sentimento é de honra. Me sinto muito prestigiada, porque é um reconhecimento do comando-geral e do Governo do Tocantins por tantos anos de serviço prestado”, comentou a coronel Lorena, que faz parte da Corporação há mais de 20 anos.
A mesma emoção compartilha a coronel Denise Marcela Guimarães, que também atua há mais de duas décadas na PMTO e externa a felicidade em ser condecorada com a honraria. “Receber a Medalha Tiradentes é uma imensa honra. Esse reconhecimento, concedido pelo comandante-geral e pelo governador Wanderlei Barbosa, me enche de gratidão e reforça ainda mais minha vontade de seguir trabalhando com dedicação”, ressaltou a coronel Denise, que também é secretária executiva da Casa Militar.
Ao todo, 146 autoridades, entre civis e militares do Tocantins, além de representantes de outros estados, receberam a Medalha Tiradentes. Entre os homenageados estão membros da equipe do Governo do Tocantins: Katiuscya Chaves, secretária executiva da Governadoria; Thomas Jefferson Gonçalves, secretário de Parcerias e Investimentos; Donizeth Silva, secretário da Fazenda; Bruno Sousa Azevedo, secretário de Segurança Pública; Atos Gomes de Araújo, secretário dos Esportes e Juventude; Carlos Humberto Lima, secretário da Indústria, Comércio e Serviços; Márcio Pinheiro Rodrigues, presidente da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura; Cledson Lima, presidente do Instituto Natureza do Tocantins; e Augusto Rezende, reitor da Universidade Estadual do Tocantins.
Novo Concurso
O Governo do Tocantins lançou neste ano o edital para um novo concurso da Polícia Militar, que oferece 600 vagas para soldados — sendo 20 destinadas a músicos —, com salário inicial de R$ 2.881,53, que sobe para R$ 5.763,07 após o curso de formação. Para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), são 60 vagas, exigindo diploma de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 5.763,07, podendo chegar a R$ 10.842,13 após a formação. Os requisitos incluem idade entre 18 e 32 anos, altura mínima de 1,63m (homens) ou 1,60m (mulheres), além de ensino médio completo para soldados e superior para oficiais, comprovados no ato da posse.
Entre as novidades deste ano está o fim da cota de 10% para mulheres, que agora concorrem em igualdade com os demais candidatos. O edital também reserva vagas para autodeclarados negros (10%), indígenas (5%) e quilombolas (5%), válidas tanto para o Curso de Formação de Praça (CFP) quanto para o CFO. As provas estão marcadas para 15 de junho de 2025, com etapas que incluem testes físicos, avaliações médicas e psicológicas.
Presenças
-
Edicao Digital3 dias atrás
Edição Digital de 22 de Abril de 2025
-
PUBLICIDADE LEGAL3 dias atrás
Edital de Convocação Assembléia Geral Ordinária da Empresa Agro Industrial de Cereais Verdes Campos S/A
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura de Palmas encerra programação da Páscoa dos Sonhos e reúne famílias com música, cultura e gastronomia
-
MUNDO4 dias atrás
Morre Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano, aos 88 anos
-
PALMAS6 dias atrás
Centro de Atendimento ao Servidor terá alteração de horário entre dias 22 a 25 de abril
-
Estado3 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento do Papa Francisco
-
PALMAS3 dias atrás
Prefeito Eduardo Siqueira acompanha formação da nova turma da Guarda Metropolitana de Palmas
-
Estado2 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa entrega medalhas e promove militares nesta quarta-feira, 23