POLÍCIA
PM prende casal em Dianópolis
A Polícia Militar prendeu um casal acusado por tráfico de drogas e por porte ilegal de arma de fogo em Dianópolis.
A Polícia Militar prendeu na noite de terça-feira, 28, na cidade de Dianópolis, um casal acusado de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma de fogo. No veículo utilizado pela dupla os policiais apreenderam uma sacola plástica com substância de cor branca análoga a cocaína, aproximadamente 150 gramas, dois celulares, além de R$ 152,00 em dinheiro. Já na residência do casal os policiais localizaram um revólver calibre 38, com cinco munições intactas.
A ação ocorreu depois de denuncia sobre um veículo transportando drogas na Rodovia TO-040. A equipe de Força Tática interceptou o veículo suspeito na Rodovia, nas proximidades do Instituto Federal do Tocantins-IFTO, sentido Novo Jardim –TO a Dianópolis – TO. Um homem de 46 anos e sua esposa de 23 anos estavam no automóvel e foram submetidos à busca pessoal. Havia também uma criança, filha do casal. Já na abordagem veicular os policiais encontraram a droga e o dinheiro.
Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local, para os procedimentos legais. Durante a lavratura do auto de prisão em flagrante, apareceu na Delegacia um individuo se identificando como funcionário do acusado. Segundo ele estaria ali para pegar algumas chaves do estabelecimento comercial.
A equipe de Força Tática, juntamente com o funcionário do autor e um agente de Policia Civil, acompanhados pelo Conselho Tutelar foram até a residência do casal, autorizado pelo Delegado de polícia, no intuito de pegar roupas da filha do detido. Na residência, precisamente no guarda – roupas, os policiais localizaram um revólver calibre 38 com cinco munições intactas, e a quantia de R$ 150,00 em dinheiro.
O veiculo de marca Daihatsu Terios, placa de Silvanópolis – TO, e os objetos apreendidos foram apresentados à autoridade policial. A esposa do autor também foi autuada em flagrante, o conselho tutelar foi acionado para cuidar da menor.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
GERAL5 dias atrás
LBV entrega mais de 7 toneladas de alimentos no Tocantins
-
SAÚDE4 dias atrás
Hospital de Urgência e Emergência de Palmas é destaque em reunião da Bancada Federal
-
CIDADES6 dias atrás
Resultado final da fase de avaliação dos editais é divulgado
-
NEGÓCIOS3 dias atrás
Últimos dias para aproveitar produtos o Boticário com descontos de até 60% em mais de 500 itens
-
CIDADES5 dias atrás
Escolas do Pará celebram conquistas internacionais
-
SAÚDE6 dias atrás
Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos capacita profissionais sobre amamentação
-
EDUCAÇÃO6 dias atrás
Rede municipal de ensino de Palmas divulga calendário de matrículas para 2025
-
GERAL6 dias atrás
Entenda como funciona a transferência de propriedade de veículos de pessoas falecidas