PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

PM retira armas de fogo de circulação em três cidades do Estado

A polícia militar realizou operação nas cidades de Palmas, Araguaína e Nova Olinda. Um menor de idade foi apreendido durante patrulhamento de rotina.

Publicado em

Palmas

Na noite de terça, 21, policiais militares do 6º Batalhão da Polícia Militar prenderam um indivíduo acusado de porte ilegal de arma de fogo no município de Aparecida do Rio Negro. Na residência do suspeito os policiais apreenderam duas armas de fogo artesanais, sendo uma de calibre 20 e outra calibre 22, e duas munições intactas calibre 22.

 

Os policiais realizavam patrulhamento na cidade quando receberam anonimamente via celular funcional, informações sobre um indivíduo que teria efetuado disparo de arma de fogo nas imediações de um bar da cidade.

 

No local informado os militares verificaram o suspeito havia fugido. Testemunhas repassaram o nome e as características do suposto autor do disparo. Já na residência informada os policiais encontraram o acusado, ele confessou aos policiais que após um desentendimento tentou matar um segundo envolvido, mas em um disparo acidental acabou lesionando a si mesmo.

 

No interior da residência os policiais encontraram as armas e as munições, sendo a arma de calibre 22 a utilizada no crime. Diante dos fatos, o indivíduo  e as armas foram conduzidos ao 1º Distrito de Polícia Civil, onde foram realizados os procedimentos cabíveis.

Leia Também:  Dois homens são presos com 299 maços de cigarros contrabandeados e 10 cheques de R$ 21 mil

 

Araguaína

Já na cidade de Araguaína, também na noite de terça-feira, 21, mais uma arma de fogo foi apreendida pela Polícia Militar em poder de um homem de 32 anos. Com o acusado os policiais militares apreenderam uma pistola calibre 380, com nove munições intactas.

 

A ação ocorreu na Rua Liberdade, Setor Noroeste, durante patrulhamento de rotina da equipe de Força Tática da PM. O próprio indivíduo acionou a PM e relatou sobre supostos indivíduos suspeitos em duas motocicletas nas proximidades de um estabelecimento comercial na região. 

 

Os policiais então perceberam um volume suspeito na cintura do indivíduo e o submeteram à busca pessoal, momento em que localizaram a arma e as munições. Ele alegou ter apenas o registro da arma e não possui o porte conforme determina a legislação. O homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil e apresentados ao delegado de plantão para os procedimentos cabíveis.

 

Nova Olinda

Mais uma apreensão de arma de fogo aconteceu ainda na terça-feira, 21, na cidade de Nova Olinda. Um menor infrator, 15 anos, que trafegava com um revólver calibre 38 em um veículo Fiat Strada, com placa de Araguaína-TO, foi apreendido pela PM.

Leia Também:  PM testa aplicativo que dá acesso imediato a dados de veículos roubados e mandados de prisão

 

Uma equipe da PM realizava patrulhamento na Rua Tocantins, centro da cidade, quando identificou o menor trafegando no veículo. Ao perceber a aproximação policial o jovem tentou abandonar o veículo e fugir, sendo detido pelos policiais. No interior do veículo os policiais encontraram a arma de fogo com dois cartuchos intactos.

 

O pai do menor, que também é proprietário do veículo utilizado pelo infrator, foi acionado e acompanhou a apreensão de seu filho. O menor e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia para os encaminhamentos legais cabíveis.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança nas ruas e investe em tecnologia e aperfeiçoamento

Published

on

Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou o patrulhamento preventivo em áreas estratégicas da cidade, como escolas e centros comerciais. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 1.237 ocorrências, das quais 826 estavam relacionadas a ações de caráter preventivo. Outras 161 envolveram casos de perturbação do sossego público, 24 foram referentes à violência interpessoal e oito casos envolveram violência doméstica.

A GMP também atua por meio da Divisão Ambiental, realizando ações de fiscalização tanto na zona urbana quanto na rural, incluindo o resgate de animais silvestres em risco, encontrados em áreas urbanas da Capital.

Atuação comunitária e Investimentos
Além do patrulhamento ostensivo, a Guarda tem investido em ações de policiamento comunitário e na criação de canais de diálogo com os moradores, reforçando o vínculo com a população e a confiança na instituição.

Investimentos em tecnologia também fazem parte da nova fase da corporação, com a implantação de um sistema de videomonitoramento mais eficiente. A capacitação da tropa também tem sido prioridade, com novos cursos de aperfeiçoamento e a incorporação de mais 100 agentes por meio de concurso público.

Leia Também:  Advogado tem mãos e pés algemados após suposto desacato na região sul de Palmas

Centro de formação e carteira funcional
Um dos avanços institucionais mais relevantes foi a criação, no dia 27 de fevereiro, do Centro de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (CFQAP), por meio do Decreto nº 2.668. Vinculado à GMP, o centro será responsável por preparar os futuros agentes e promover a formação continuada dos atuais integrantes da corporação.

Outra iniciativa importante foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que viabilizou a emissão de 300 novas carteiras funcionais para os agentes da GMP. Os documentos serão produzidos pelo Instituto de Identificação da SSP, seguindo o padrão oficial, com alto nível de segurança e praticidade.

Valorização
A GMP inaugurou o novo Estande de Tiro em sua sede e lançou o projeto das Bases Comunitárias de Segurança, que serão implantadas em vários pontos da cidade para ampliar a presença da Guarda junto à população.

O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, destacou o fortalecimento da instituição nesta nova gestão. “Nossa instituição tem sido referendada pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e temos como missão proporcionar cada vez mais segurança aos nossos munícipes”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA