POLÍCIA
Polícia Civil apreende 4kg de maconha em Gurupi
Após revistar bagagem, os policiais civis localizaram e apreenderam 5 tabletes de maconha depois de receberem uma denúncia anônima.

No início da manhã desta quinta-feira, 2, a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) Núcleo Sul, de Gurupi, efetuou a apreensão de 4kg de maconha, droga que estava em poder de Lorena Barbosa de Souza, de 20 anos de idade, a qual foi presa em flagrante pela prática do crime de tráfico de drogas.
A operação, deflagrada pela Deic foi comandada pelo Delegado Rafael Fortes Falcão e teve início na noite da última quarta-feira, 1, quando os policiais civis daquela delegacia especializada receberam uma denúncia anônima informando que uma mulher identificada como Lorena estava em Goiânia-GO e embarcaria para Gurupi, durante à noite, transportando drogas.
Com base nessas informações, os policiais civis da DEIC e da Central de Flagrantes empreenderam diligências no sentido de localizar a suspeita e confirmar a veracidade da informação. Desta maneira, os agentes montaram uma campana nas imediações do Terminal Rodoviário de Gurupi e, por volta das 6h45min, abordaram Lorena, quando a mesma desembarcava de um ônibus, procedente da Capital de Goiás.
Após revistar a bagagem da mulher, os policiais civis localizaram e apreenderam 5 tabletes de maconha, os quais totalizaram 4kg da droga. Lorena foi então levada para a sede da Deic, onde foi autuada em flagrante por tráfico de drogas. Por meio de levantamentos posteriores, os agentes descobriram que a jovem é reincidente na prática do crime de tráfico de drogas e, desta maneira, Lorena será encaminhada a uma Unidade Prisional Feminina do Estado, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.

POLÍCIA
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão

A Operação Absterge, que faz menção a limpeza ou purificação
Na manhã desta segunda-feira, 15, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), com apoio da Polícia Militar, Polícia Penal, Ministério Público Estadual do Tocantins e o Centro Tático Aéreo do Maranhão, deflagrou a Operação Absterge com o objetivo de desarticular uma facção criminosa do Maranhão que tentava se instalar em Augustinópolis e vinha cometendo crimes, entre eles, quatro homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Aproximadamente 100 policiais participaram da ação que visou cumprir um total de 43 mandados de prisão preventiva, prisão temporária e busca e apreensão nas cidades de Augustinópolis (TO), João Lisboa e São Luís, ambas no Maranhão. Os alvos já vinham sendo monitorados pela Polícia Civil há cerca de dois meses.
O delegado titular da 12ª Delegacia de Polícia Civil em Augustinópolis e coordenador da operação, Jacson Wutke, explicou que além do cumprimento de mandados, a Operação teve o objetivo de impedir que a facção criminosa do Maranhão se instalasse no município tocantinense.
“Hoje nosso principal objetivo é desarticular uma organização criminosa que buscava se enraizar aqui no município de Augustinópolis. Basicamente uma atuação voltada para o tráfico de drogas e homicídios. Até o momento 21 pessoas foram presas, eram 23 mandados de prisão, tivemos dois evadidos e um que acabou indo a óbito em razão de confronto com a polícia. Mas de um modo geral foi uma operação exitosa, tivemos grande apreensão de drogas e armas de fogo e outros objetos que vão ajudar a elucidar os crimes investigados pela Polícia Civil”, destacou o delegado.
Prisões
Do total de mandados, 23 eram de prisões, dos quais 21 foram cumpridos já que dois dos alvos conseguiram fugir antes da chegada da polícia.
Do total de presos, sete eram mulheres que estavam sendo investigadas por associação criminosa e tráfico de drogas.
Um menor de 16 anos também foi apreendido, apontado como integrante de facção criminosa. O adolescente tem longa ficha criminal envolvendo crimes como homicídio e ocultação de cadáver.
Tanto as mulheres como o adolescente foram encaminhados para a Central de Flagrantes em Araguatins para depois serem reconduzidos para as Unidades Prisionais.
Já os homens presos nesta operação foram conduzidos diretamente para o presídio de Augustinópolis.
A Operação Absterge, que faz menção a limpeza ou purificação, também acontece dentro do Presídio de Augustinópolis, no qual será realizada uma revista nas celas.
-
PROCESSO SELETIVO7 dias atrás
Começam inscrições para o FIES; UniCatólica tem mais de 300 vagas disponíveis para todos os cursos
-
BRASIL2 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição3 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
Estado5 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
Estado7 dias atrás
Corregedoria da Saúde promove curso de capacitação aos servidores do setor
-
CIDADES5 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
Edicao Digital7 dias atrás
Edição 367
-
POLÍCIA5 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins