PALMAS
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Polícia Militar prepara reforço para temporada de praias

Policiais militares que atuam no serviço administrativo das unidades reforçarão o policiamento. O objetivo é de garantir a segurança nas praias do estado.

Publicado em

A Polícia Militar do Tocantins inicia na próxima sexta-feira, 1º de julho, a Operação “Temporada de Praia 2016”, que se estenderá até o dia 08 de agosto com o objetivo de garantir a segurança nas praias do estado onde ocorrerá programação oficial. Serão desenvolvidas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais, visando garantir a segurança, bem estar e a tranquilidade social dos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses.

 

No mês de julho em todo o Tocantins ocorrem as programações da temporada de praias na afluência dos rios Araguaia e Tocantins. Durante os finais de semana, ou até mesmo no decorrer da semana, as famílias acampam em busca de aproveitar as diversas praias da região, como também os eventos de grande porte que atraem uma grande aglomeração de pessoas. Possibilitando assim uma maior probabilidade de ações criminosas.

 

Assim como acontece todos os anos, a Polícia Militar, por meio do dos Comandos de Policiamento da Capital, do Interior e Especializado, organiza um esquema de policiamento específico para o período, com apoio de policiais militares do serviço administrativo de todas as unidades, que reforçam o contingente de policiais durante a operação. Policiais militares do Quartel do Comando geral da PM (QCG), em Palmas, também serão enviados às cidades do interior onde há a probabilidade de maior concentração de público durante a temporada.

Leia Também:  Suspeitos de tráfico de drogas são presos em Palmas e Paraíso do Tocantins

 

O Comandante Geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos, esclarece que durante a Temporada de Praia/2016 a Polícia Militar atuará de forma integrada com demais órgãos e instituições envolvidas na manutenção da ordem pública e na garantia do exercício da cidadania. 

 

“Nesse período de férias, no qual muitas praias do estado realizam uma programação específica para o período e consequentemente recebem muitos turistas, a Polícia Militar prepara um policiamento também especial, para que a população tenha toda tranquilidade para aproveitar esta temporada tão esperada no Tocantins. Nossos policiais atuarão em todas as frentes de serviço, tanto no policiamento ordinário que continua de forma efetiva, quanto no policiamento nas entradas e saídas das cidades, e ainda nas praias que receberão estrutura e investimento para a temporada”, explica coronel Glauber.  

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança nas ruas e investe em tecnologia e aperfeiçoamento

Published

on

Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou o patrulhamento preventivo em áreas estratégicas da cidade, como escolas e centros comerciais. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 1.237 ocorrências, das quais 826 estavam relacionadas a ações de caráter preventivo. Outras 161 envolveram casos de perturbação do sossego público, 24 foram referentes à violência interpessoal e oito casos envolveram violência doméstica.

A GMP também atua por meio da Divisão Ambiental, realizando ações de fiscalização tanto na zona urbana quanto na rural, incluindo o resgate de animais silvestres em risco, encontrados em áreas urbanas da Capital.

Atuação comunitária e Investimentos
Além do patrulhamento ostensivo, a Guarda tem investido em ações de policiamento comunitário e na criação de canais de diálogo com os moradores, reforçando o vínculo com a população e a confiança na instituição.

Investimentos em tecnologia também fazem parte da nova fase da corporação, com a implantação de um sistema de videomonitoramento mais eficiente. A capacitação da tropa também tem sido prioridade, com novos cursos de aperfeiçoamento e a incorporação de mais 100 agentes por meio de concurso público.

Leia Também:  Suspeitos de tráfico de drogas são presos em Palmas e Paraíso do Tocantins

Centro de formação e carteira funcional
Um dos avanços institucionais mais relevantes foi a criação, no dia 27 de fevereiro, do Centro de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (CFQAP), por meio do Decreto nº 2.668. Vinculado à GMP, o centro será responsável por preparar os futuros agentes e promover a formação continuada dos atuais integrantes da corporação.

Outra iniciativa importante foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que viabilizou a emissão de 300 novas carteiras funcionais para os agentes da GMP. Os documentos serão produzidos pelo Instituto de Identificação da SSP, seguindo o padrão oficial, com alto nível de segurança e praticidade.

Valorização
A GMP inaugurou o novo Estande de Tiro em sua sede e lançou o projeto das Bases Comunitárias de Segurança, que serão implantadas em vários pontos da cidade para ampliar a presença da Guarda junto à população.

O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, destacou o fortalecimento da instituição nesta nova gestão. “Nossa instituição tem sido referendada pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e temos como missão proporcionar cada vez mais segurança aos nossos munícipes”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA