Tráfico
PRF apreende caminhonete roubada com cerca de 418 kg de maconha após perseguição no Tocantins
Na tarde de quinta-feira, 17, por volta das 16h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou cerca de 418 kg de substância análoga à maconha na região sul do Tocantins. A droga estava sendo transportada em uma caminhonete MMC/Triton, que constava como furtada.
O veículo chamou a atenção dos policiais por estar em alta velocidade. Ao ser solicitado que parasse, o motorista tentou fugir, dirigindo em alta velocidade, na contramão, realizando frenagens bruscas e ultrapassagens proibidas. As equipes da PRF acompanharam a fuga entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré. Após aproximadamente 20 km, o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista, capotou e logo em seguida se evadiu pelo matagal, enquanto parte da droga foi deixada espalhada pela vegetação.
Durante a inspeção do veículo e da área do acidente, os agentes encontraram 21 fardos contendo 418 tabletes, totalizando cerca de 418 kg de substância análoga à maconha. Consultas em sistemas indicaram que a caminhonete havia sido registrada como roubada no dia 2 de agosto de 2024, em Uberlândia/MG.
Com base nas informações coletadas, foram inicialmente identificados os crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e recuperação de veículo roubado. O automóvel e as substâncias apreendidas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi para as providências legais cabíveis.
POLÍCIA
Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína
Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.
A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.
As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.
Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.
O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
A importância de um assessoramento especializado ao produtor rural
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Empresas do agro têm oportunidade para crescer com aceleradora
-
Estado5 dias atrás
Governador Wanderlei Barbosa parabeniza deputado Amélio Cayres por sua reeleição na presidência da Aleto
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição 489
-
GERAL5 dias atrás
Detran/TO reforça segurança viária durante Meia Maratona do Tocantins
-
GERAL5 dias atrás
Projeto Reinventar da BRK é destaque na 9ª Edição do Encontro Nacional das Águas
-
GERAL5 dias atrás
Prazo para recadastramento de feirantes é ampliado até 10 de dezembro
-
NEGÓCIOS5 dias atrás
Aluna do Colégio Mackenzie Palmas é aprovada em Universidade Federal de Tocantins