PALMAS
Pesquisar
Close this search box.

Tráfico

PRF apreende caminhonete roubada com cerca de 418 kg de maconha após perseguição no Tocantins

Publicado em

Na tarde de quinta-feira, 17, por volta das 16h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou cerca de 418 kg de substância análoga à maconha na região sul do Tocantins. A droga estava sendo transportada em uma caminhonete MMC/Triton, que constava como furtada.

O veículo chamou a atenção dos policiais por estar em alta velocidade. Ao ser solicitado que parasse, o motorista tentou fugir, dirigindo em alta velocidade, na contramão, realizando frenagens bruscas e ultrapassagens proibidas. As equipes da PRF acompanharam a fuga entre os municípios de Lagoa da Confusão e Dueré. Após aproximadamente 20 km, o motorista perdeu o controle do veículo, saiu da pista, capotou e logo em seguida se evadiu pelo matagal, enquanto parte da droga foi deixada espalhada pela vegetação.

Durante a inspeção do veículo e da área do acidente, os agentes encontraram 21 fardos contendo 418 tabletes, totalizando cerca de 418 kg de substância análoga à maconha. Consultas em sistemas indicaram que a caminhonete havia sido registrada como roubada no dia 2 de agosto de 2024, em Uberlândia/MG.

Leia Também:  Mulheres buscam autonomia com confecção de ovos de chocolate

Com base nas informações coletadas, foram inicialmente identificados os crimes de tráfico de drogas, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e recuperação de veículo roubado. O automóvel e as substâncias apreendidas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Gurupi para as providências legais cabíveis.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Ministério Público do Tocantins deflagra Operação Espórtula contra esquema de corrupção na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína

Published

on

Na manhã desta quinta-feira, 28, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da polícia civil, deflagrou a Operação Espórtula, que visa combater um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos na Delegacia Regional da Fazenda em Araguaína. A ação contou com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Araguaína e Brasília, autorizados pela Justiça.

A investigação teve início com base em uma denúncia encaminhada por um advogado de uma das vítimas e revelou um esquema de extorsão em que servidores públicos superfaturavam deliberadamente o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) de contribuintes, especialmente em imóveis rurais. Posteriormente, o grupo oferecia reduzir o valor do imposto mediante pagamento de propina, utilizando o termo “merenda” como código para as negociações ilícitas. Caso a propina fosse recusada, os investigados retaliavam os contribuintes com cobranças indevidas, paralisação de processos e outros entraves burocráticos.

As investigações revelaram movimentações financeiras incompatíveis com os rendimentos declarados pelos envolvidos, indicando enriquecimento ilícito e possível lavagem de dinheiro. Também foram identificados diálogos comprometedores entre os membros do esquema, confirmando a prática de crimes.

Leia Também:  Divulgados resultados do Novo PAC Seleções Cidades

Durante a operação, documentos, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos foram apreendidos, com autorização para obtenção de dados armazenados em nuvem. As equipes do Ministério Público seguiram protocolos rigorosos para garantir a preservação das evidências, que serão analisadas para aprofundar as investigações.

O nome da operação, Espórtula, faz referência a um termo da Roma Antiga usado para designar gratificações ou ofertas, remetendo à prática de propinas identificada no caso.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

CIDADES

PARLAMENTARES

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA