POLÍCIA
Três são detidos pela PM acusados de roubo em Palmas
Um jovem de 21 anos e dois menores infratores foram apreendidos pela PM na noite de quarta-feira, 07,acusados de roubarem um estabelecimento comercial.

Um jovem de 21 anos foi preso e dois menores infratores de 17 anos foram apreendidos pela Polícia Militar na noite de quarta-feira, 07, acusados de roubarem um estabelecimento comercial na região central de Palmas. Em poder dos suspeitos os policiais apreenderam oito celulares roubados das vítimas e a chave de um veículo utilizado no crime. Já no interior do automóvel usado pelo grupo os policiais encontraram um revólver calibre 32, com duas munições intactas e uma deflagrada, utilizado para ameaçar as vítimas durante o roubo.
A PM foi acionada no estabelecimento comercial localizado na Avenida LO – 03, Quadra 102 Sul, local de venda de lanches. A testemunha informou aos policiais que três indivíduos chegaram em um automóvel Volkswagen Santana, de cor vermelha, e de posse de uma arma de fogo roubaram oito celulares dos clientes do estabelecimento. Durante a fuga eles ainda efetuaram um disparo de arma de fogo e seguiram em direção à Praça dos Girassóis.
Durante patrulhamento os policiais localizaram o carro utilizado pelo grupo em frente a outro estabelecimento, ainda no centro da cidade. Não havia ninguém no interior do automóvel, durante revista os policiais localizaram a arma de fogo e as munições no porta luvas do veículo. Nas proximidades do local, a equipe de Força Tática da PM localizou os três suspeitos em um posto de combustível, eles haviam ido comprar combustível para o veículo. Na realização da abordagem e busca pessoal no trio os policiais encontraram os celulares roubados e a chave do carro.
O grupo foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis. No local todos foram reconhecidos pelas vítimas como autores do crime, sendo então autuados por roubo.

POLÍCIA
Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança nas ruas e investe em tecnologia e aperfeiçoamento

Nos primeiros 100 dias da nova gestão, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) intensificou o patrulhamento preventivo em áreas estratégicas da cidade, como escolas e centros comerciais. No primeiro trimestre de 2025, foram registradas 1.237 ocorrências, das quais 826 estavam relacionadas a ações de caráter preventivo. Outras 161 envolveram casos de perturbação do sossego público, 24 foram referentes à violência interpessoal e oito casos envolveram violência doméstica.
A GMP também atua por meio da Divisão Ambiental, realizando ações de fiscalização tanto na zona urbana quanto na rural, incluindo o resgate de animais silvestres em risco, encontrados em áreas urbanas da Capital.
Atuação comunitária e Investimentos
Além do patrulhamento ostensivo, a Guarda tem investido em ações de policiamento comunitário e na criação de canais de diálogo com os moradores, reforçando o vínculo com a população e a confiança na instituição.
Investimentos em tecnologia também fazem parte da nova fase da corporação, com a implantação de um sistema de videomonitoramento mais eficiente. A capacitação da tropa também tem sido prioridade, com novos cursos de aperfeiçoamento e a incorporação de mais 100 agentes por meio de concurso público.
Centro de formação e carteira funcional
Um dos avanços institucionais mais relevantes foi a criação, no dia 27 de fevereiro, do Centro de Formação, Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (CFQAP), por meio do Decreto nº 2.668. Vinculado à GMP, o centro será responsável por preparar os futuros agentes e promover a formação continuada dos atuais integrantes da corporação.
Outra iniciativa importante foi a parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que viabilizou a emissão de 300 novas carteiras funcionais para os agentes da GMP. Os documentos serão produzidos pelo Instituto de Identificação da SSP, seguindo o padrão oficial, com alto nível de segurança e praticidade.
Valorização
A GMP inaugurou o novo Estande de Tiro em sua sede e lançou o projeto das Bases Comunitárias de Segurança, que serão implantadas em vários pontos da cidade para ampliar a presença da Guarda junto à população.
O comandante da Guarda Metropolitana de Palmas, Gilmar Fernandes, destacou o fortalecimento da instituição nesta nova gestão. “Nossa instituição tem sido referendada pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e temos como missão proporcionar cada vez mais segurança aos nossos munícipes”, afirmou.
-
PALMAS4 dias atrás
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo na quinta-feira, 17
-
GERAL7 dias atrás
Vereadores da Câmara Municipal de Porto Nacional presta homenagem à vereadora Nassa Silva
-
PALMAS4 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos recebe defensor público-geral para tratar de demandas sociais e de cidadania
-
PALMAS7 dias atrás
Eduardo Siqueira Campos dá posse a membros do Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas
-
PROCESSO SELETIVO4 dias atrás
Período de inscrições para concurso público do TRE-TO entra na reta final; prazo termina na quarta-feira, 16
-
Edicao Digital5 dias atrás
Edição Digital de 14 de Abril de 2025
-
PALMAS4 dias atrás
Saúde de Palmas dá início a Mobilização Nacional de Vacinação nas escolas e reforço da imunização para o HPV
-
Estado5 dias atrás
Tocantins ocupa 6ª posição nacional com maior volume de crédito concedido