POLÍTICA
Adir diz que Claudia Lelis finge que não vê situação de caos no HGP e cobra posicionamento da vice-governadora
Para coordenador político da campanha de Amastha, vice-governadora Cláudia Lelis, que disputa a prefeitura, tem o dever de explicar aos palmenses a razão do caos no hospital, exposto para todo o Brasil.

Ao se referir ao caos ocasionado pela falta de alimentação de pacientes, acompanhantes e servidores no Hospital Geral de Palmas (HGP) na manhã desta quarta-feira, 24, o coordenador político da campanha do prefeito Carlos Amastha (PSB), Adir Gentil, cobrou posicionamento da vice-governadora Cláudia Lelis, candidata a prefeita de Palmas.
“Como vice-governadora, a senhora deveria se posicionar sobre essa situação. O que a senhora fez ou faz sobre esse problema grave? Esse é o governo humano de vocês? É isso que vocês querem para a prefeitura?”, provocou.
Para Adir, o caos no HGP é uma “tragédia anunciada”. “Uma gestão que não prioriza a saúde assina um atestado não só de incompetência, mas assume atestado de óbito por crime doloso”, disse. “E a candidata do Palácio Araguaia finge que não vê a situação calamitosa e desumana do HGP. Parece que não é com ela. Onde a senhora está que não move uma palha para ajudar resolver isso?
”
Nesta quarta-feira, 24, o telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, abordou a situação da falta de alimentação no hospital. Um dos pacientes entrevistados afirmou que a família teve de buscar algo para comer porque só serviram laranjas ontem na unidade. “É algo desumano o que é feito com os pacientes, os acompanhantes e servidores. E o pior, o governo se cala, a vice-governadora finge que nada tem a ver com isso. Um governo que não prioriza a saúde não tem nada de humano, moderno e principalmente democrático”, ressaltou Adir.
Ele cobrou ainda “até quando Cláudia Lelis vai fugir de suas responsabilidades”. “Cláudia Lélis não poderá esconder por muito tempo que é vice-governadora e terá de mostrar se fez algo de concreto pelo HGP, se é que fez. Ela já esconde da campanha o marido, que só não está disputando no lugar dela porque é inelegível por determinação da Justiça”, lembrou.
ESTADO X MUNICÍPIO
Adir Gentil declarou ainda que deixar a situação chegar nessa situação é “pura incompetência” e “falta de compromisso com o cidadão”. Ele fez questão de comparar a situação da saúde do Estado com a do município. “Enquanto no Estado está esse caos, em Palmas a cobertura da saúde atingiu 100%, ou seja, toda a demanda. Apesar da diferença do tamanho da estrutura e da demanda, isso é um feito e só foi conquistado porque a gestão planejou, investiu e sabe executar as política públicas”, disse.
Ele lembrou ainda que a gestão Amastha, além das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Sul e Norte, entregou 13 unidades de saúde da família e outras três devem ser concluídas em até dois meses. Outras cinco foram ampliadas.

POLÍTICA
Inscrições para cursos preparatórios se encerram nesta sexta-feira

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) segue até sexta-feira, 19, com inscrições abertas para os cursos preparatórios ao Enem (presencial) e concursos públicos e pré-vestibular (online). As aulas começam na próxima segunda-feira, dia 22.
Para inscrever-se no cursinho ao Enem, o interessado precisa procurar a Escola do Legislativo, no prédio da Assembleia, no período matutino. Já na modalidade EaD (Ensino à Distância), as inscrições poderão ser feitas até o próximo dia 19, pela plataforma www.escolalegto.com.br.
Na plataforma digital de ensino à distância, a Escola do Legislativo está disponibilizando vagas para 11 (onze) cursos totalmente gratuitos, com destaque aos cursos preparatórios para pré-vestibular, 130 vagas, e 80 vagas para concurso público.
Já para o curso presencial preparatório ao Enem em Palmas, são 180 vagas. Neste ano, a Escola do Legislativo vai ofertar também vagas para o curso presencial na cidade de Gurupi. As inscrições se encerram nesta sexta-feira, 19.
Atualmente, estão matriculados 1.100 alunos de 60 municípios do Tocantins. A iniciativa conta com a parceria das câmaras municipais, que são multiplicadoras nas comunidades e sempre buscaram apoio do Parlamento para capacitações e cursos de aperfeiçoamento.
Egressos
O estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Yuri Lipi, foi um dos alunos que fizeram o cursinho, e fez questão de motivar outros jovens em suas redes sociais. “Façam este curso, que é sucesso; passei para Jornalismo através dele, sem contar que os professores são os mesmos dos cursinhos particulares. Tudo grátis!”.
Ex-aluno do curso preparatório da Escola, Junio Souza também aprovou os resultados. “Eu indico: os melhores professores da capital estão dando aula lá. E outra coisa: é aberto ao público, então não perca essa oportunidade!”.
Geovanna também compartilhou em suas redes sociais as vantagens de fazer o curso. “Foi o cursinho gratuito que fiz durante uns meses antes da pandemia; grandes professores da rede particular deram aula lá. Portanto, indico a quem não tem condições de custear um privado”.
Fonte: Assembleia Legislativa do TO
-
BRASIL4 dias atrás
Dia dos Pais: entenda origem da data no Brasil e no mundo
-
Eleição5 dias atrás
Wanderlei Barbosa registra candidatura à reeleição como governador do Tocantins
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação Absterge e desarticula organização criminosa que atuava no Tocantins e no Maranhão
-
Estado7 dias atrás
Ação inédita da Serasa oferece negociação de dívidas com parcelamento sem juros, para 1,25 milhão de débitos no Norte
-
POLÍCIA7 dias atrás
Delegados são presos em 2ª fase de operação da PF que investiga grupo de extermínio no Tocantins
-
GERAL7 dias atrás
Sine Tocantins disponibiliza 802 vagas de empregos nesta quinta-feira, 11
-
CIDADES7 dias atrás
Fanta Maracujá volta ao mercado brasileiro e lança plataforma “Mais Mix, Mais Diversão”
-
CIDADES2 dias atrás
Atleta Paraolímpico, Wellington Almeida, de Colinas do Tocantins, é recordista na Regional das Paraolímpiadas Escolares de 2022