PALMAS

POLÍTICA

Agentes da Democracia: Justiça Eleitoral do Tocantins realiza ação de conscientização com jovens de Taquaralto

Publicado em

POLÍTICA


Dando continuidade ao Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, a Justiça Eleitoral do Tocantins, por meio da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros (EJE-TO), realizou nesta quinta-feira (7/10) mais uma ação de conscientização e capacitação de jovens eleitoras e eleitores tocantinenses. O encontro ocorreu no CEM Taquaralto, região sul de Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral e contou com a participação de mais de 200 alunos.

A coordenadora do projeto, juíza Ana Paula Toríbio, abriu o bate-papo com os estudantes e destacou a importância de ações como esta para ampliar o diálogo da Justiça Eleitoral com o público jovem. “Aproveitem que a equipe do Tribunal e do Cartório Eleitoral está aqui para falar com vocês e tirar todas as dúvidas que vocês tenham”, frisou dando as boas-vindas. 

Um dos questionamentos apresentados foi o da estudante Hendria Camila Machado Vieira, 17 anos, que perguntou à magistrada o motivo de o voto ser obrigatório no Brasil. A juíza esclareceu que a obrigatoriedade do voto é decorrente da escolha feita pelo Poder Constituinte Originário que escreveu e promulgou a Constituição Federal de 1988 e que deve ser entendida como um direito garantido por este Poder, e não uma obrigação.

Já o estudante Ryan de Souza, 18 anos, que ainda não fez o seu alistamento eleitoral destacou como mais interessante do evento o momento em que a equipe do Cartório Eleitoral explicou como fazer o atendimento online.

Leia Também:  Candidatura de Amastha a governador ganha apoio de vereadores de Dueré

No encontro, a equipe da EJE-TO falou sobre a importância de escolher bem em quem votar e as consequências das escolhas políticas. Os participantes também jogaram um jogo de tabuleiro desenvolvido para fomentar valores sobre democracia e cidadania com questões relacionadas ao cotidiano dos eleitores e, ao final, as estudantes e os estudantes puderam ainda simular a votação na urna eletrônica em sistema de treinamento.

 

Programa Permanente 

O Projeto Agentes da Democracia: Formação de Eleitores e Políticos do Futuro tem por objetivo conscientizar, capacitar, mobilizar e incluir social e politicamente as crianças e jovens matriculados no ensino  fundamental e médio da rede pública e privada de ensino do Estado do Tocantins e é um dos quatro programas permanentes instituídos na Justiça Eleitoral do Tocantins.

 

Fonte: TRE – TO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Estudantes do Colégio Frederico José Pedreira Neto se tornam Agentes da Democracia

Publicados

em


Estudantes do Colégio Frederico José Pedreira Neto participaram, nesta quarta-feira (20/10), do projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro. O evento foi realizado pela equipe da Escola Judiciária do Tocantins (EJE/TO) e da 29ª Zona Eleitoral de Palmas e contou com a participação de aproximadamente 150 alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio e professores.

Com programação pela manhã e tarde, o projeto promoveu na escola um bate-papo sobre ética, cidadania, eleições, importância do voto consciente e o papel de cada um na sociedade. Também foi abordado o tema “segurança do processo eleitoral e da urna eletrônica” e os estudantes receberam orientações sobre o atendimento on-line da Justiça Eleitoral.

“O evento demonstrou como funciona o processo eleitoral, as regras e como ocorrem as eleições, isso ajuda muito os jovens, que vão ingressar na vida como cidadão, como exercer a sua cidadania e isso é muito importante para a democracia, visto que a questão eleitoral trata de quem irá te representar e como isso será feito e essa escolha é muito importante e decisiva e por isso é importante ser debatida”, afirmou o aluno Alexandre de Araújo, do 2º ano.

Os estudantes ainda participaram de um jogo e em seguida foram chamados para uma votação simulada – momento em que usaram a urna eletrônica para votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais.

“Ficamos muito gratos por esse trabalho aqui na escola porque tem uma importância muito grande na aprendizagem dos nossos estudantes, no sentido de desenvolverem a cidadania, a responsabilidade no ato do voto e entenderem a questão política do país e a importância da participação e responsabilidade de cada um”, destacou a diretora do colégio, Márcia Eline Kavalerski. 

Atendimento itinerante

Nesta quarta-feira (20/10) e na próxima segunda-feira (25/10) a equipe da 29ª ZE de Palmas realiza atendimento itinerante dentro do Colégio Frederico José Pedreira Neto. Os alunos interessados em tirar o título de eleitor podem procurar a equipe portando documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho ou passaporte) e um comprovante de endereço atualizado (conta de água, energia ou telefone). Para os alunos do sexo masculino também é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

Cronograma  

Ainda neste mês de outubro, o projeto Agentes da Democracia será realizado no Colégio Cristo Rei – 23ª Zona Eleitoral de Pedro Afonso (26/10) e na Escola Estadual Irmã Aspásia – 3ª Zona Eleitoral de Porto Nacional (27/10).  

Já no dia 4 de novembro o projeto será levado aos alunos do Colégio Ribeiro de Castro, em Palmas; no dia 9 ao Colégio de Rio Sono (23ª ZE); e no dia 10 de novembro ao Colégio Estadual Elizângela Glória Cardoso, também na capital. 

Gilsiandry Carvalho – ASCOM TRE-TO

Fonte: TRE – TO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Bancada do TO mostra inconformidade com preços e escassez de voos no Estado
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

POLÍCIA

MULHER

MAIS LIDAS DA SEMANA